Recommended Posts

Publicado

Boas,

Há cerca de um mês comprei um casal de Kribs na loja do fórum cá em Coimbra. Depois da meia hora de adpatação a passar água para dentro do saco lá os pûs dentro do aqua. Tiveram uma adaptação excelente inclusive a da fêmea visto que estava com a barriga bem vermelha. Passado uma semana quinaram um num dia outro noutro sem qualquer razão aparente. Fui lá e reclamei como não poderia deixar de ser e disseram-me que não podiam fazer nada se não os levasse lá num saquinho e congelados :D . Feito burro e sem nada para fazer levei mais um casal e com estes mais 6 Neons Azuis e 6 Neons Negros.

Na 6ª-feira antes de ir de fds troquei a água e alimentei-os normalmente. Hoje quando chego a casa e vejo o vidro do aquário meio baço e com bastantes algas, vou contar os peixes e não é que me deparei com o triste balanço:

- 4 Azuis

- 3 Negros

- 2 Kribs

Total: 9 óbitos!

[ Convém salientar que um ainda estava lá mas estava uma corydora a comer-lhe a cabeça ;) ]

Pergunto-vos amigos:

1) Estarei a fazer alguma coisa mal?

2) O que poderá ter acontecido?

3) Será que a qualidade dos peixes é pior que má?

Dados do aquário:

120l

PH - 6.5/7 (já sei que a escala é logarítmica e tal, mas eu não sou daltónico e o raio do teste é que não é muito preciso)

NO2 e NO3 no amarelo mais claro da escala (Sera)

Obrigado por qualquer resposta!

Abraços!

Publicado:
Boas,

Há cerca de um mês comprei um casal de Kribs na loja do fórum cá em Coimbra. Depois da meia hora de adpatação a passar água para dentro do saco lá os pûs dentro do aqua. Tiveram uma adaptação excelente inclusive a da fêmea visto que estava com a barriga bem vermelha. Passado uma semana quinaram um num dia outro noutro sem qualquer razão aparente. Fui lá e reclamei como não poderia deixar de ser e disseram-me que não podiam fazer nada se não os levasse lá num saquinho e congelados :P .

Exacto... e sabes porquê? Porque precisam de os dar como baixa e isso só pode ser se tiverem lá os peixes fisicamente (e só nesse caso te podem trocar os bichos).

O morrerem numa semana diria que já não terá tanto que ver com a qualidade dos peixes (embora no geral a qualidade dos peixes cá por Coimbra não seja das melhores) mas sim com algum problema com o teu aquário. Por norma se os peixes são de fraca qualidade ou doentes eles morrem em 24 a 48h depois de metidos no aquário.

Na 6ª-feira antes de ir de fds troquei a água e alimentei-os normalmente. Hoje quando chego a casa e vejo o vidro do aquário meio baço e com bastantes algas, vou contar os peixes e não é que me deparei com o triste balanço:

- 4 Azuis

- 3 Negros

- 2 Kribs

Total: 9 óbitos!

[ Convém salientar que um ainda estava lá mas estava uma corydora a comer-lhe a cabeça ;) ]Pergunto-vos amigos:

2) O que poderá ter acontecido?

3) Será que a qualidade dos peixes é pior que má?

Dados do aquário:

120l

PH - 6.5/7 (já sei que a escala é logarítmica e tal, mas eu não sou daltónico e o raio do teste é que não é muito preciso)

NO2 e NO3 no amarelo mais claro da escala (Sera)

Obrigado por qualquer resposta!

Abraços!

Parece-me assim de repente que o teu aquário não terá ainda o ciclo completo.

Quanto mediste de NH4 (amónia) ?

Que tipo de filtro tens a trabalhar com o aquário?

Fazes TPA's de quanto em quanto tempo e que quantidade de água?

Que quantidade de comida lhes dás? Comem tudo ou fica no fundo do aquário? Não lhes deste "ração reforçada" por ires de fim de semana?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

bom dia!

Já me aconteceu coisa similar com os Kribs, fiquei com a sensação que o aquário já tem que estar bem estável e com a água "usada" para eles viverem normalmente. Sugiro que tentes controlar os impulsos de compra :P e deixes o aquário estar sossegado antes de acrescentar mais animais. plantas podes acrescentar à maluca se te apetecer ;)

Nuno Lima

Publicado:

Provavelmente tudo, a começar pelo equipamento de filtragem!

Deixa lá...eu também comecei da mesma forma que tu...no início fiz tudo o que não devia...e os peixes é que sofrem!

Hoje em dia existe muita informação disponível, e só se não quisermos é que não fazemos bem à 1ª!

abraço

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:
Parece-me assim de repente que o teu aquário não terá ainda o ciclo completo.

Quanto mediste de NH4 (amónia) ?

Que tipo de filtro tens a trabalhar com o aquário?

Fazes TPA's de quanto em quanto tempo e que quantidade de água?

Que quantidade de comida lhes dás? Comem tudo ou fica no fundo do aquário? Não lhes deste "ração reforçada" por ires de fim de semana?

Boas,

Este aqua já está montado desde Setembro por isso acho que o ciclo já deverá estar feito,

Nunca medi a amónia mas também nunca tive problemas com corydoras

Fluval 205

1x por semana +/-25l

Comem tudo e não dei ração reforçada para fds.

Há é um pormenor interessante, ontem fui à loja e 85% dos peixes estavam com íctio. Será disso? É que os kribs pareciam estar exteriormente bem.

Abraço

Publicado:
Este aqua já está montado desde Setembro por isso acho que o ciclo já deverá estar feito,

Nunca medi a amónia mas também nunca tive problemas com corydoras

Se nunca mediste a amónia como podes afirmar que o ciclo concluiu? Só porque já passaram meses? Olha que podes ter um aquário a funcionar vários meses sem nunca teres o ciclo feito. O ciclo só começa realmente quando se metem peixes ou comida no aquário, até lá tens apenas um aquário com água em circulação.

O facto das corydoras se darem bem não é particularmente relevante, porque as corydoras conseguem "respirar" ar atmosférico, logo em caso de a água não estar em condições elas lá se vão safando.

quanto ao ictio... não demora uma semana a instalar-se e só mata se realmente o descuido for muito grande e se deixar que os peixes re-infectem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Se nunca mediste a amónia como podes afirmar que o ciclo concluiu? Só porque já passaram meses? Olha que podes ter um aquário a funcionar vários meses sem nunca teres o ciclo feito. O ciclo só começa realmente quando se metem peixes ou comida no aquário, até lá tens apenas um aquário com água em circulação.

O facto das corydoras se darem bem não é particularmente relevante, porque as corydoras conseguem "respirar" ar atmosférico, logo em caso de a água não estar em condições elas lá se vão safando.

quanto ao ictio... não demora uma semana a instalar-se e só mata se realmente o descuido for muito grande e se deixar que os peixes re-infectem.

Pensei que as cory's se ressentissem quanto ao facto de haver níveis de amónia bastante elevados na água.

Para além da amónia alguém consegue apontar para alguma causa? Falta de oxigenação da água? Poderá ser?

Abraços.

Publicado:

O facto de a água estar turva quand chegaste pode significar a morte das bacterias. lavaste o filtro aquando da TPA?

setup do aquário?

abraço

A Água está cada vez mais Viva!