Patinho Feio


Luis Rodrigues

Recommended Posts

  • Replies 200
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

resolvi chamar ao meu aqua, "patinho feio" que espero que se transforme num lindo cisne.. :crazyeyes:

 

abraço

 

E deixas-te tu de vir jantar comigo para fazeres um patinho desses...

Da próxima vou-te buscar à força.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só criticos!!!!!!

 

um update com 1 semaninha

 

novidades

 

adicionei

 

Rotala Macranda Green

Pogostemon Helferi

6 Falsos Neons chineses (não me lembro o nome cientifico)

1 LDA 25

 

Já agora, antes de começarem as criticas, o filtro estava mais que ciclado quando veio para aqui, e um aquario com plantas tambem não tem um ciclo muito longo.

 

a foto

 

IMG_4801.jpg

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís.

 

Já agora, antes de começarem as criticas, o filtro estava mais que ciclado quando veio para aqui, e um aquario com plantas tambem não tem um ciclo muito longo.

Uuuuu.... medo :puppydogeyes:

 

Porque raio tens de ter um filtro ciclado num plantado? Ainda para mais para os animais que aí tens... Toda e qualquer amónia que seja expelida pelos bichos, será concerteza absorvida pelas plantas em 3 tempos...

 

Considero mais importante ter o areão ciclado (com bicharocos e outras porcarias) do que propriamente o filtro yikes

Já agora, esse filtro não dá para usar somente como power-head? Ou seja, sem o copo? Acho que ficava melhor...

 

Já agora, uma crítica construtiva ao aquário... plantaste pogostemon :? É minha opinião que até teres o relvado de HC totalmente cerrado, as pogostemons já cresceram o suficiente na vertical, tirando-lhes alguma da graça que mantêm enquanto o caule ainda não subiu. Pelo menos é a minha opinião, detesto Pogostemon alta...

 

Um abraço. E Feliz Ano Novo.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, esse filtro não dá para usar somente como power-head? Ou seja, sem o copo? Acho que ficava melhor...

 

Também sou da opiniao do Luis, se funcionar sem o copo, vai ficar com um aspecto bem melhor...

Na minha opiniao, só o tempo agora :puppydogeyes:

Grande abraço,

 

Feliz Ano Novo

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, uma crítica construtiva ao aquário... plantaste pogostemon :? É minha opinião que até teres o relvado de HC totalmente cerrado, as pogostemons já cresceram o suficiente na vertical, tirando-lhes alguma da graça que mantêm enquanto o caule ainda não subiu. Pelo menos é a minha opinião, detesto Pogostemon alta...

Idém...

E mais...A Pogostemon no sitio onde tá vai tapar uma pedra por completo e metade ou mais da outra, o que vai enfraquecer a composição...

Quanto ao filtro...

Tou a imaginar e se o aquário é de 80 cm por 40 e esse filtro aparece assim na foto...é porque é mesmo granda calhau!..E é só o filtro mais feio que já vi enquanto aquariofilo!

Desculpa aí qualquer coisita oh Luís! :puppydogeyes:yikes

 

De resto o aquário está bom.

 

Abraço,

Gordo.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro é para sair,

....mas enquanto não sair é feio! :(

 

Bom ano!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um promenor da rotala. Esta linda!!!!

 

IMG_4815.jpg

 

Realmente... nota 10, está aí uma planta que gosto muito :)

Bom Ano!

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehhheheheehehhehehehehehheeh :crazyeyes: banana rock banana rock :twisted:

 

Na brinca Luís...

 

Pá aconteceu-me o mesmo no meu layout que montei à pouco tempo, o da cascata, mas depois desmontei-o..por isso não sou um exemplo a seguir.

Acho que agora não te devias a fazer grandes coisas...

Sabes aquela dose de fertilizantes diários que tu me deste uma vez?!..foi o que me salvou o aquário de algas, por isso acho que devias fazer aquela dose, mas metade...juro-te, é milagrosa! :wink:

E aperta-lhe no co2.

 

A ver se isso melhora...

Grande abraço

Bernardo Gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Para resolveres isso pega num tubo de ar e um garrafão de água vazio.

Suga tudo que conseguires para dentro do garrafão, vais ver que 1 hora de aspiração resolve isso :crazyeyes:

Aproveita para removeres isso tudo o mais rápido possivel antes que fiques com a água verde, embora este último caso é bem mais fácil de ultrapassar com uma UV.

Estás a adicionar micros? É que excesso de fosfátos é estranho originar esse factor. Não terás ferro a mais?

Fertiliza apenas com potássio porque as plantas agradecem e por estranho que pareça não faças muitas tpas. Como estão os parametros da tua água, quer da "del cano" como do áqua?

Que filtro estás a usar, usas apenas aquela coisa verde (feia heheh)?

 

Quanto mais depressa estabilizar, mais depressa tens o áqua livre de algas.

 

Força com isso e vai actualizando.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bernardo, foi a mistura milagrosa que fez isto.Isso e burrice minha. É obvio que um aquario com poucas plantas não precisa de tanto fertilizante com uma com a quantidade de plantas que o anterior tem.

 

Filipe

 

obrigado pelos conselhos

 

tentei aspirar com uma mangueira normal , mas não deu, as plantas vinham atraz. Vou exprimentar com o tubinho logo.

 

A agua verde é mais facil. Tpás resolvem.

 

Fiz uma tpa grande na quinta. Adicionei potacio, ferro e micros.

è provavel ter ferro a mais...

Disse que tinha fosfatos a mais pela coloração da rotala. Alias, embora as algas ainda n tenham cobrido a rotala, ela ja perdeu um bocado a cor toda que apresentava.

 

Parametros.....hummmm..não sei.

 

 

Neste momento não tenho filtro. A coisa verde e feia so esta a servir de powerhead, sem materias filtrates.

 

Não faço tpa´s?? OK. tem logica. Não meter mais comida para as algas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tentei aspirar com uma mangueira normal , mas não deu, as plantas vinham atraz. Vou exprimentar com o tubinho logo.

Se a entrada da mangueira foi grande, vais aspirar tudo, algas e plantas. Se usares uma mangueira fina, tipo tubo de ar, vais ver que demora mais tempo a sinfonar mas consegues limpar isso tudo.

 

A agua verde é mais facil. Tpás resolvem.

Não é bem assim! Mas podes tentar... Filtro UV ou coagulante sim, TPAs é mais dificil.

 

Fiz uma tpa grande na quinta. Adicionei potacio, ferro e micros.

è provavel ter ferro a mais...

Potassio, ferro e macros queres tu dizer, certo? Fizeste uma fertilização normal, embora acho que com tão poucas plantas deverias reduzir e muito a fertilização.

Ferro, acho que não deverias usar neste momento, aliás cortar por completo! Deves manter apenas o potassio e nada mais.

Faz uns testes ao áqua e vê como está de No3 e Po4. Acredito que deves estar com No3 a mais que o recomendado e ao fertilizares com ferro apenas vais piorar o estado actual do áqua.

Acho que deves saber, mas qualquer das formas nunca é de mais lembrar que o ferro apenas é absorvido pelas plantas caso tenhas No3 na água, caso contrário algas com força! No3 a mais também não é bom, além de matar a fauna pode originar e evoluir a passos largos as algas.

Quando tive o surto de algas no meu 240L, tinha No3 bastante elevado devido á comida e PO4 devido ao defecar dos peixes, para além disso ainda estava a fertilizar piorando a situação. Por isso muito cuidado com o PO4 e NO3 :twisted:

 

Disse que tinha fosfatos a mais pela coloração da rotala. Alias, embora as algas ainda n tenham cobrido a rotala, ela ja perdeu um bocado a cor toda que apresentava.

Ela apresentava-se vermelha, com boas cores, como na foto?

Então o ferro e No3 estava a ser assimilado! Se calhar doseaste demais e o excedente originou as algas...

Fosfatos não te dão coloração às plantas, mas sim ajudam no seu crescimento :wink: sem fosfatos até podes ter plantas com cor, mas crescer nickles!!!

 

Parametros.....hummmm..não sei.

Pois... está na altura de fazeres uns testes.

 

Neste momento não tenho filtro. A coisa verde e feia so esta a servir de powerhead, sem materias filtrates.

Eh pah.. isso é que não! Sabes que um aquário estável requer bactérias, como é que pretendes manter isso estável sem filtro!

Pensa lá um pouco, este surto não terá aparecido depois de teres tirado o cesto desse filtro?

Ainda por cima referiste que fizeste uma TPA grande, sem filtro onde vais manter as bactérias, no substrato?

 

Não faço tpa´s?? OK. tem logica. Não meter mais comida para as algas.

Depende muito... se tiveres nutrientes a mais, faz uma tpa para limpar o excesso da ultima fertilização.

Caso contrário, convem equilibrares o áqua e adicionar apenas Potassio. Se possivel faz um teste á tua água del cano, não vá isso trazer No3, Po4 e tu ainda fertilizares por cima!

Feio ou não, mete o cesto na powerhead, adiciona carvão (durante 15 dias) e algumas bactérias ao filtro yikes

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo tapete, compactou num instante :twisted:

 

 

Mete o filtro a bombar, tpa´s com fartura e vai tirando as algas á mão. Vais ter de voltar a testar qual a quantidade de fertilizantes. O aquário ainda está no incio, não precisa de tanto como os outro.

Vais te safar disso, não te preocupes :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

o patinho feio tá mesmo feio

 

um grave ataque de algas devido a fosfatos a mais deu nisto

 

IMG_4821.jpg

 

mas com calma e tpa´s espero resolver isto

 

 

 

 

DASSSSSSS :wink:

 

Brutal! O que vale é que vocês dominam isto, porque se tal se passasse comigo ia tudo ao ar! O mais provável é daqui a umas 2 semanas já estar tudo na boa. Se fosse comigo nem em 2 anos

 

Luta contra essas ***** :twisted:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Ela apresentava-se vermelha, com boas cores, como na foto?

Então o ferro e No3 estava a ser assimilado! Se calhar doseaste demais e o excedente originou as algas...

Fosfatos não te dão coloração às plantas, mas sim ajudam no seu crescimento sem fosfatos até podes ter plantas com cor, mas crescer nickles!!!

 

Olha que não é bem assim, diferentes plantas têem necessidades diferentes, principalmente as de coloração vermelha. Falo pela experiencia com as plantas deste tipo que mantenho e com base nalguns artigos que me têem ajudado bastante neste aspecto. Principalmente o Plantfinder da Aquaticplancentral.

 

No meu caso:

 

A LIMNOPHILA AROMATICA, só apresenta a sua melhor coloração com Nitratos reduzidos e Fosfatos em excesso para além do sempre necessário Ferro

 

A MYRIOPHYLLUM TUBERCULATUM "red" necessita de ambos, no entanto se os Nitratos estiverem a zero, ela faz um melt das folhas, com fosfatos a zero ela cresce na mesma, a sua coloração só é conseguida com boas adições de ferro.

 

Quanto à Rotala, creio que é um pouco parecida com a Limnophila redução de No3 aumento de PO4 e adição de Fe proporcionam as cores mais vermelhas.

 

Quanto ao alguedo do Luis, eu quando o tive fazia exactamente como o Filipe disse, com uma mangueira pequena de ar, quando as algas entram para dentro do tubo, com o dedo tapo a ponta da mangueira e vou puxando a alga devagarinho para a planta não vir atrás, repetindo esta operaçao tantas quantas as necessárias. Outra forma de fazer é com uma escova de dentes ou um pequeno garfo, enrolando as algas como esparguete :D

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem estou a usar o sistema do tubinho.... :mrgreen:

Boas Luis,

 

Realmente isso melhorou e bastante! Mas cuidado não adormeças na sombra, olha que elas ainda andam aí...

Tubo com fartura :?, sei o que custa aspirar mas os resultados são fantásticos ;) e vá lá que isso é pequeno!!! Imagina o meu caso.. 120cm :crazyeyes:

Com paciência isso vai!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

nova actualização.

 

As algas estão a desaparecer por completo, graças a ...... sei lá :mrgreen:

 

Bem, por acaso ate sei, TPA´s, tubinho de chupar algas e crescimento de plantas.

 

A HC está a crescer bem e a cobrir bem o substrato. Estou a plantar aos poucos Rotala Sp Green (aquilo é chato de se plantar muita de cada vez) e a tonina anda la a flutuar para ver se a utilizo noutro sitio.

 

O filtro novo é que ainda não chegou, portanto mantenho aquela coisa feia e verde no aquario.

 

a foto:

 

Img_5011.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso aí!!! :mrgreen:bigsmile:lol: :lol:

 

Esta voltando ao normal e nos apresentando o que será daqui a tempos...

Irá ficar muito bonito! Continua com o bom trabalho!

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.