Cubo Para O Dark Side O Que Lhe Fazer ?


Recommended Posts

Boas!

 

Já tinha algumas saudades de ter alguma coisa sem salitre lá em casa e decidi arranjar um cubo para fazer qualquer coisa com água da torneira :D

 

Tendo em conta que se trata de um cubo daqueles da Marea (concurso de plantados da Batalha e Petfil prémios) de 30x30x35 com uma lâmpada de 18W gostaria de pedir a opinião sincera tendo em conta a montagem de um plantado (arrrgfhhhh) :D

 

Pelo que ainda me lembro terei algumas dificuldades em manter algumas plantas de tapete no fundo dada a altura do cubo e também a iluminação que o acompanha e que me parece que seja difícil de alterar para manter algo como cuba ou urticularia que são as plantas de tapete que mais apercio.

 

E é aqui que necessito de ajuda ... mudo os meus gostos de planta de tapete para a riccia? Tento alterar a iluminação? O problema é que o sítio onde o vou colocar necessito por imperativos conjugais nyah de manter alguma estética e de facto fazer uma calha DIY para aquilo está fora de questão.

 

Esqueço os plantados e volto a montar um santuário de dwellers?

 

Venham de lá sugestões! Não se acanhem!

 

Abraço e Boas Festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tinha algumas saudades de ter alguma coisa sem salitre lá em casa e decidi arranjar um cubo para fazer qualquer coisa com água da torneira :D

 

Tendo em conta que se trata de um cubo daqueles da Marea (concurso de plantados da Batalha e Petfil prémios) de 30x30x35 com uma lâmpada de 18W gostaria de pedir a opinião sincera tendo em conta a montagem de um plantado (arrrgfhhhh) :D

 

Pelo que ainda me lembro terei algumas dificuldades em manter algumas plantas de tapete no fundo dada a altura do cubo e também a iluminação que o acompanha e que me parece que seja difícil de alterar para manter algo como cuba ou urticularia que são as plantas de tapete que mais apercio.

 

E é aqui que necessito de ajuda ... mudo os meus gostos de planta de tapete para a riccia? Tento alterar a iluminação? O problema é que o sítio onde o vou colocar necessito por imperativos conjugais nyah de manter alguma estética e de facto fazer uma calha DIY para aquilo está fora de questão.

 

Esqueço os plantados e volto a montar um santuário de dwellers?

 

Venham de lá sugestões! Não se acanhem!

 

Abraço e Boas Festas

 

Cansado de matar corais e peixes salgados, agora queres matar plantinhas...ok :D

 

Provavelmente não conseguiras manter nenhuma planta de tapete, mas podes exprimentar. Tenho la urtricularia que te posso arranjar. Anubias, valisnerias, cryptos, fetos, plantas que não precisam de muita luz.

 

Planta la isso que vais gostar!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cansado de matar corais e peixes salgados, agora queres matar plantinhas...ok :D

 

Provavelmente não conseguiras manter nenhuma planta de tapete, mas podes exprimentar. Tenho la urtricularia que te posso arranjar. Anubias, valisnerias, cryptos, fetos, plantas que não precisam de muita luz.

 

Planta la isso que vais gostar!!

 

Abraço

 

Nem mais! nyah

 

Obrigado pela oferta e em princípio vou mesmo experimentar! Agora o resto das tuas sugestões é que não me agradam (gosto daquela que tens atrás no teu plantado não sei o nome sorry) e vou ter mesmo que fazer algo acerca da iluminação. Vou esperar pela opinião de mais alguns gurus da matéria e desde já convido a ti e à tua pandillha para virem cá a casa demover a minha cara metade e fazermos daquilo uma coisa a sério!

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por curiosidade mas que lampada é? T8? t5? compacta?Por ai deve dar para ver mais ou menos o que dá para fazer...Pode por uma foto da tampa com a calha a vista?É que desconheço....18 watts não é mau dado a litragem do aquario, mas realmente para plantas de tapete é um problema....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" The power of the Darkside is strong in this one!" nyah

 

Duarte, senão queres mudar a mini-calha de modo a teres mais potência, podes sempre colocar uma boa camada de substracto de uns 10 cm para compensar a altura do aquário e então aí já és capaz de manter H. Cuba ou UG ( btw, não é Urtricularia mas sim Utricularia), embora no caso da UG não seja preciso grande iluminação. Outra alternativa é mudares para um tapete de musgos que, na minha opinião fica muito bonito e é mais fácil de manter do que riccia, pois espalha-se naturalmente pelo substracto e não precisa de ser tantas vezes podado. Podes também optar por um tapete de Marsilea sp. mas se calhar já não gostas...

 

Agora, se fores para a frente com uma calha nova, podes sempre colocar mais 1 lâmpada de 18W com uns reflectores à maneira e aí já consegues manter qualquer planta. Se te aplicares ( you can do it, just feel the force) ainda consegues fazer uma coisa que fique estéticamente agradável, para além de ficar muito mais funcional.

 

Se fores para a frente com os musgos, tenho cá alguns interessantes para ti. Em relação a outras plantas, também te posso ajudar mas não deve ser nada que a " pandilha" não tenha. :D Se precisares de alguma coisa, apita.

 

Abraço e Boas Festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a de traz é a rotala sp green, tambem te arranjo.

 

Uma sugestão, vê la com o Bruno se eles não vendem a iluminação á parte e acrescentas mais uma.

 

abraço

 

Ps.eu e a minha pandillha estamos mais habituados a montar coisas salgadas e BEM maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" The power of the Darkside is strong in this one!" icon_biggrin.gif

 

Duarte, senão queres mudar a mini-calha de modo a teres mais potência, podes sempre colocar uma boa camada de substracto de uns 10 cm para compensar a altura do aquário e então aí já és capaz de manter H. Cuba ou UG ( btw, não é Urtricularia mas sim Utricularia), embora no caso da UG não seja preciso grande iluminação. Outra alternativa é mudares para um tapete de musgos que, na minha opinião fica muito bonito e é mais fácil de manter do que riccia, pois espalha-se naturalmente pelo substracto e não precisa de ser tantas vezes podado. Podes também optar por um tapete de Marsilea sp. mas se calhar já não gostas...

 

Agora, se fores para a frente com uma calha nova, podes sempre colocar mais 1 lâmpada de 18W com uns reflectores à maneira e aí já consegues manter qualquer planta. Se te aplicares ( you can do it, just feel the force) ainda consegues fazer uma coisa que fique estéticamente agradável, para além de ficar muito mais funcional.

 

Se fores para a frente com os musgos, tenho cá alguns interessantes para ti. Em relação a outras plantas, também te posso ajudar mas não deve ser nada que a " pandilha" não tenha. icon_biggrin.gif Se precisares de alguma coisa, apita.

 

Abraço e Boas Festas

 

Oi André. Long time no see!

 

Apesar da força ser grande e forte comigo (quem lhe dera ao Luís montar ...) o jeito é que não abunda por isso é que vou em princípio manter isto como está ou então adicionar uma segunda calha como o Luís sugeriu.

 

Sou gajo de facto para te ir melgar um dia destes e falarmos também um pouco sobre este assunto (depois das festas). Claro está que depois trago preso aos sapatos essas coisas verdes que vocês metem de molho :drinking:

 

 

Boas

 

a de traz é a rotala sp green, tambem te arranjo.

 

Uma sugestão, vê la com o Bruno se eles não vendem a iluminação á parte e acrescentas mais uma.

 

abraço

 

Ps.eu e a minha pandillha estamos mais habituados a montar coisas salgadas e BEM maiores.

 

Sugestão aceite! Olha ofereceram-me uma cena porreira no Natal a mim que não bebo café ... uma nespresso! Por isso tão todos convidados tu e aqueles ranhosos que se reunem com alguma regularidade para tricotarem para virem cá a casa beber um cafézinho ... Tenho é que mandar vir umas cápsulas ... lá está depois das festas!

 

Abraços

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è so convidares!!!!

 

eu levo o escopro e martelo pelo sim, pelo não.... :)

 

OK. Como te disse é só passar este período de festas depois dou notícias!

 

Boas

 

Por curiosidade mas que lampada é? T8? t5? compacta?Por ai deve dar para ver mais ou menos o que dá para fazer...Pode por uma foto da tampa com a calha a vista?É que desconheço....18 watts não é mau dado a litragem do aquario, mas realmente para plantas de tapete é um problema....

 

varez desculpa não ter respondido. É uma PC e não é de tampa é de grampo estilo aqueles candeeiros articulados de secretária. Aqui fica uma foto do aquário e calha em questão. O que te parece?

 

2635_a1.jpg

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.