Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Montei um aquário há uma semana atrás, as coisas até agora têm vindo a funcionar muito bem, até que as primeiras algas me começaram a dar cabo da beleza, (ainda não entraram no absurdo mas já se nota), antes que a coisa piore eu gostava que vocês me ajudassem.

As algas que se encontram no aquário são as Filamentosas e as BGA, as primeiras formam uma espécie de nuvem verde e as segundas uma teia por cima das plantas, neste caso por cima do musgo.

Aconselharam-me a um TPA de pelo menos 4 em 4 dias de 20% da água, emitindo 10 horas de luz por dia.

Habitantes, 5 raposas voadoras

Aquário - 60lts

Como é que consigo combater estas algas!

Obrigado

Setup:

Plantas: Vesicularia sp mos, Ludwigia arcuata, rotala rotundifolia, microsorium pteropus, echinodorus latifolius, peplis diandra, eleocharis vivipara.

Sistema CO2 - Garrafa Pressorizada - 500gr

Iluminação: 14w x 2 + 14w + 24w 6500k.

Areão do Rio, substracto fertil Seachem Flourite.

Filtro Rena Externo - Filstar Xp1

04.jpg

Editado por designercable

www.thejmphotography.com

Publicado:

Olá.

Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário?

Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados...

Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio.

Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização?

Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário?

Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados...

Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio.

Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas

Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam.

Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

04.jpg

Obrigado

www.thejmphotography.com

Publicado:
Boas

Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam.

Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

04.jpg

Obrigado

Tenho os seguintes Valores

Ph - 6,4

Carbonatos (Kh) = 0

Dureza (GH) = 6.5º = 115.7ppm

No2= ok

No3 = 8 ppm = 8mg/l

www.thejmphotography.com

Publicado:

Olá de novo.

se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas.

Incorrecto... :)

Incorrecto... :?

As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros.

By the way, 8 ppm de NO3? :drinking: O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado.

Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios :wink:

Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas.

Mede também os Fosfatos se faz favor.

E volto a perguntar:

Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

PO4 = 0,4 mg/l

Quanto à fertilização com potássio nunca fiz, apenas faço TPA´s de 4 em 4 dias 25% do aqua.

As Algas quase não existem já, digamos que tem " O normal "

Cumprimentos

www.thejmphotography.com

Publicado:
Olá de novo.

Incorrecto... bang

Incorrecto... bang

As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros.

By the way, 8 ppm de NO3? :wink: O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado.

Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios bang

Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas.

Mede também os Fosfatos se faz favor.

E volto a perguntar:

Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Ajuda.

A ajuda tá toda aí, que queres mais?

Boas

Pois realmente com o PO4 desse valor deves adicionar fosfato.Quanto ao potassio,fosfato e nitratos podes conseguir em liquido ou em pó para diluir.Ha varios topicos sobre "fertilização de macros caseira", faz uma pesquisa.Quanto ao aquario respondi a algumas coisas no "fotos e videos".Faz uma pesquisa sobre fertilização e manutenção de plantados que isso com o tempo vai lá.Boa sorte e vai postando evolução....

Ps: Adiciona-me ao messenger porque dependendo do local onde moras posso-te arranjar macros em pó para diluires pois tenho bastante,assim como uma ajuda em tempo real... :wink:

Editado por varez

Cumprimentos