designercable Publicado Dezembro 22, 2006 Publicado Dezembro 22, 2006 (editado) Boas pessoal, Montei um aquário há uma semana atrás, as coisas até agora têm vindo a funcionar muito bem, até que as primeiras algas me começaram a dar cabo da beleza, (ainda não entraram no absurdo mas já se nota), antes que a coisa piore eu gostava que vocês me ajudassem. As algas que se encontram no aquário são as Filamentosas e as BGA, as primeiras formam uma espécie de nuvem verde e as segundas uma teia por cima das plantas, neste caso por cima do musgo. Aconselharam-me a um TPA de pelo menos 4 em 4 dias de 20% da água, emitindo 10 horas de luz por dia. Habitantes, 5 raposas voadoras Aquário - 60lts Como é que consigo combater estas algas! Obrigado Setup: Plantas: Vesicularia sp mos, Ludwigia arcuata, rotala rotundifolia, microsorium pteropus, echinodorus latifolius, peplis diandra, eleocharis vivipara. Sistema CO2 - Garrafa Pressorizada - 500gr Iluminação: 14w x 2 + 14w + 24w 6500k. Areão do Rio, substracto fertil Seachem Flourite. Filtro Rena Externo - Filstar Xp1 Editado Dezembro 23, 2006 por designercable www.thejmphotography.com
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Olá. Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário? Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados... Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio. Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização? Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
designercable Publicado: Dezembro 23, 2006 Autor Publicado: Dezembro 23, 2006 (editado) Olá. Quais são os valores em PO4 e NO3 que tens no aquário? Aposto em PO4=0 ou perto, e os nitratos um bocado elevados... Podes também ter ambos elevados, no caso de não fertilizares com Potássio. Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização? Descreve tudo pormenorizadamente, inclusivé o setup do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Boas Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam. Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas. Obrigado Editado Dezembro 23, 2006 por designercable www.thejmphotography.com
designercable Publicado: Dezembro 23, 2006 Autor Publicado: Dezembro 23, 2006 Boas Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam. Faço os TPA'S de 4 em 4 dias, se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas. Obrigado Tenho os seguintes Valores Ph - 6,4 Carbonatos (Kh) = 0 Dureza (GH) = 6.5º = 115.7ppm No2= ok No3 = 8 ppm = 8mg/l www.thejmphotography.com
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 23, 2006 Publicado: Dezembro 23, 2006 Olá de novo. Tenho uma elevada quantidade de nutrientes na água, se assim não fosse as algas não apareceriam. se colocar fertilização, estou a deitar mais nutritentes na água, que vai contribuir bastante no aparecimento de algas. Incorrecto... Incorrecto... As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros. By the way, 8 ppm de NO3? O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado. Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas. Mede também os Fosfatos se faz favor. E volto a perguntar: Por falar em Potássio, qual é a tua rotina de TPA's e fertilização? Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jatbas Publicado: Dezembro 24, 2006 Publicado: Dezembro 24, 2006 Faço das minhas palavras as do Luís. AquaWizard
designercable Publicado: Dezembro 25, 2006 Autor Publicado: Dezembro 25, 2006 (editado) PO4 = 0,4 mg/l Quanto à fertilização com potássio nunca fiz, apenas faço TPA´s de 4 em 4 dias 25% do aqua. As Algas quase não existem já, digamos que tem " O normal " Cumprimentos Editado Dezembro 25, 2006 por designercable www.thejmphotography.com
designercable Publicado: Dezembro 28, 2006 Autor Publicado: Dezembro 28, 2006 Ajuda. www.thejmphotography.com
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 Olá de novo.Incorrecto... Incorrecto... As algas aparecem quando as plantas não conseguem consumir os nutrientes. E isso acontece geralmente, quando há um nutriente em escassez a limitar a absorção de todos os outros. By the way, 8 ppm de NO3? O teu teste consegue medir 8 ppm de NO3? Vê lá isso bem, se fazes favor. É que 8 ppm de NO3 não é nada... e se dizes que tens muitos nutrientes na água, isso não é nada... para um plantado. Eu apostaria em falta de Potássio. Se não dás às plantas o que elas precisam, não é por fazeres TPA's (ainda para mais nessa percentagem) que vais ter resultados muito notórios Outra coisa relevante, é que o aquário é recente. É normalíssimo haver algas no início das montagens, porque a vida biológica no aquário e principalmente no substracto ainda não se formou totalmente, o que contribui para uma menor absorção de nutrientes por parte das plantas. Mede também os Fosfatos se faz favor. E volto a perguntar: Deduzo que não fertilizes... pelo menos com Potássio. Cumprimentos Luís Fortunato Ajuda. A ajuda tá toda aí, que queres mais?
designercable Publicado: Dezembro 28, 2006 Autor Publicado: Dezembro 28, 2006 Onde é que adquiro potássio? É em pó? ou vem diluido? www.thejmphotography.com
Pedro.Soares Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 (editado) Boas Pois realmente com o PO4 desse valor deves adicionar fosfato.Quanto ao potassio,fosfato e nitratos podes conseguir em liquido ou em pó para diluir.Ha varios topicos sobre "fertilização de macros caseira", faz uma pesquisa.Quanto ao aquario respondi a algumas coisas no "fotos e videos".Faz uma pesquisa sobre fertilização e manutenção de plantados que isso com o tempo vai lá.Boa sorte e vai postando evolução.... Ps: Adiciona-me ao messenger porque dependendo do local onde moras posso-te arranjar macros em pó para diluires pois tenho bastante,assim como uma ajuda em tempo real... Editado Dezembro 28, 2006 por varez Cumprimentos
Recommended Posts