lmvt Publicado Março 15, 2004 Publicado Março 15, 2004 Estou a eclodir nauplios para alimentar uns alevins. Tenho uma garrafa de litro meio com 2 colheres e meia de sal grosso e uma pedra difusora. O meu problema e que embora a maior parte dos ovos fiquem no fundo ou na superficie, muitos ficam misturados com os nauplios na coluna de agua. E nao consigo atrair os nauplios para um lado especifico com uma lanterna. Alguem tem alguma ideia de como proceder? Obrigado. Luis
MotarSolitario Publicado: Março 15, 2004 Publicado: Março 15, 2004 ola quanto a parte da alimentaçao nao sei. Mas se me podesses dizer qual o sistema que estas a uzar para incubaçao, talvez eu te podesse ajudar. Mas de qualquer das formas podes sempre ou uzar uma mangueira para aspirar a agua para um outro recipiente ou passador de pano muito fininho. Existe a venda passadores proprios nao sei o nome correcto.
lmvt Publicado: Março 15, 2004 Autor Publicado: Março 15, 2004 Eu estou so a usar uma garrafa de plastico para incubar. Pela teoria os ovos so deveriam ficar no fundo ou no topo. O meu problema e que com os nauplios vou tambem aspirar alguns e li algures que e prejudicial para os alevins se estes comerem ovos. Um abraco Luis
Flash Publicado: Março 15, 2004 Publicado: Março 15, 2004 Boas !! É facil !! Pegas na mangueira para aspirar á mesma e apontas um FOCO para o centro da garrafa... eles não demoram 1 minuto para estarem todos perto da luz !! Depois é só aspirar a bicharada que está lá no meio !! .. os ovos ficam em cima !! Um abraço !! Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
jorgehcosta Publicado: Março 15, 2004 Publicado: Março 15, 2004 Viva! Acredita que a sifonagem é o melhor sistema :D Quanto aos ovos... se seguirem alguns, não há crise... pois os peixes não os comem :D Tenho neste momento 3 garrafas a eclodir ovos, e isso acontece com frequencia, no entanto nunca houve problemas Um Abraço Jorge Costa
Pedro Borges Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 O problema das cascas dos ovos é real, não por os peixes os comerem, mas por serem autênticas bombas bacteriológicas. Claro está que se forem poucos pode n haver prob, mas para quê contribuir no sentido do azar n é? Os ovos estão na coluna de água devido à torbulência provocada pela oxigenação. Pára a bomba de ar, espera 10m, foca a lanterna para o centro e só lá deverás ter nauplios. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
lmvt Publicado: Março 16, 2004 Autor Publicado: Março 16, 2004 obrigado a todos pelas respostas. Acho que o meu setup tem varios defeitos. Tenho sempre ovos a flutuar (mesmo quando espero 20min para assentarem). Vou ter que experimentar alternativas. Ja agora quantas gramas de sal de cozinha por litro utilizam? E usam pedra difusora para movimentar a agua ou so o tubo? Abracos Luis
Visitante Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Tenho sempre ovos a flutuar (mesmo quando espero 20min para assentarem). Comigo acontece o mesmo, alguns ovos ficam na superficie outros no fundo. Será que uns são apenas cascas e outros ficaram por eclodir?
Pedro Borges Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Eu uso só o tubo. É natural ter ovos a flutuar e outros no fundo, uns já eclodiram e outros estão por eclodir. O que não é normal é ter ovos a meio da coluna de água. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
lmvt Publicado: Março 16, 2004 Autor Publicado: Março 16, 2004 o que eu queria dizer e que tenho sempre ovos na coluna da agua, uma hipoteses e que microbolhas de ar vindas da pedra difusora estejam agarradas aos ovos. Se eu der umas pancadas na garrafa ha sempre alguns ovos que acabam por afundar. Vou experimentar sem pedra difusora. O que vale e que os alevins sao tao pequenos que ainda vai demorar uns tempos ate comerem nauplios. Posso fazer os erros todos agora. Abraco Luis
Recommended Posts