Recommended Posts

Publicado

Li bastante neste, e noutros, fóruns sobre ciclídeos Africanos, e resolvi montar o meu aquário no último Sábado. Ficou com as seguintes características:

- Capacidade para 120 l (100 l de água);

- Resistência Rena de 300 W;

- Filtro externo Fluval 205;

- Iluminação 2x 18W (AquaGlo + Powerglo);

- Fundo coberto por areão calcário

- Rochas calcárias

- Plantas: 3 Anúbias (nana) e feto de 1 Java

Os parâmetros da água são:

- Temperatura 27ºC

- Ph: 8,5

- GH: 8

- KH: 10

Quando montei o primeiro aquário com ciclídeos da América do Sul, esperei três semanas para introduzir os primeiros peixes. O dono da loja onde comprei parte dos materias aconselha-me a introduzir alguns peixes desde já, para iniciar o ciclo do azoto (cheira-me que está a querer vender...)

A minha pergunta é: daqui por quanto tempo posso colocar as primeiras espécies??

Por outro lado, tendo em conta as (reduzidas) dimensões do aquário, estava a pensar colocar apenas duas espécies das mais pequenas e pacíficas: Labidochromis caeruleus (1 macho + 2 fêmeas) e Aulonocara stuartgranti (casal). Um aquário de 120 l pode proporcionar boas condições a estes peixes, sem os limitar muito?

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Boas.

Apesar da minha ainda pouca experiência com ciclídeos, penso que para esse aquário o melhor seria optares por um trio de uma espécia pequena de Tanganikas (similis).

O melhor mesmo seria se colocasses aqui as medidas do aqua (comprimento, largura, altura) para que possamos dar-te respostas mais em conta :crazyeyes: .

Quanto ao que o dono da loja te disse em relação ao colocares peixes para fazeres o ciclo do azoto, está coberto de razão. Desta dorma consegues obter amónia 'pura' (cócó dos meninos) no teu aquário e o ciclo do azoto será com certeza menos moroso.

Mas de qualquer forma espera por respostas dos mais experientes quer em relação às espécies a colocares no aqua quer em relação ao ciclo do azoto.

De qualquer forma podes consultar este site que explica muito bem o ciclo do azoto:

Ciclo Azoto

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:
Boas.

Apesar da minha ainda pouca experiência com ciclídeos, penso que para esse aquário o melhor seria optares por um trio de uma espécia pequena de Tanganikas (similis).

O melhor mesmo seria se colocasses aqui as medidas do aqua (comprimento, largura, altura) para que possamos dar-te respostas mais em conta ;) .

Quanto ao que o dono da loja te disse em relação ao colocares peixes para fazeres o ciclo do azoto, está coberto de razão. Desta dorma consegues obter amónia 'pura' (cócó dos meninos) no teu aquário e o ciclo do azoto será com certeza menos moroso.

Mas de qualquer forma espera por respostas dos mais experientes quer em relação às espécies a colocares no aqua quer em relação ao ciclo do azoto.

De qualquer forma podes consultar este site que explica muito bem o ciclo do azoto:

Ciclo Azoto

Cumpts

Obrigado Ricardo.

As medidas do aqua são 80 cm x 35 cm x 45 cm.

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Boas.

Como o aqua tem 80 de frente (e apesar de nenhum dos gurus ainda ter respondido) penso que poderás arriscar uma espécie de mbunas. Talvez um aquário monoespécie como alguns dos membros já têm.

Poderias colocar Pseudotropheus Saulosi, 1 macho e 3 fêmeas, visto que são ciclídeos de cores vivas e grandes contrastes.

De qualquer maneira, e isto não passa de uma opinião pessoal, continuo a achar que com esse aquário tens mais soluções com ciclídeos do Tanganika, pois têm algumas espécies de tamanho relativamente pequeno e poderias ter mais do que uma espécie no teu aqua.

Mas sinto-me melhor a falar de Malawi do que de Tanganika. Neste capítulo espera por mais respostas.

Espero ter ajudado.

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!! A paixão pelos Malawi é mutua...

Estive a fazer pesquisa na Net, e em alguns números antigos da Aquamania que tenho em casa, e estou inclinado para iniciar o aquário com Labidochromis caeruleus. Ao que consta, são das espécies mais pacíficas, e pequenas... Mas vou ficar à espera que alguém dos mais experientes me ajude...

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado: (editado)

Boas mais uma vez.

Os Labidochromis Caeruleus são outra hipótese, de facto são de uma forma geral os mais pacíficos dos mbunas. Agora nunca se sabe o que por aí vem, né? Podes apanhar um caeruleus apanhadinho da tola :puppydogeyes: , os peixes tb têm temperamento.

Não te tinha falado nesta espécie porque pessoalmente se tivesse uma aquário monoespécie seria de saulosis, pois tb são pacíficos q.b. e têm mais uma côr além do amarelo, mas mais uma vez isto é opinião pessoal, o que realmente interessa é o que tu pretendes.

Tenho um amigo meu que tem um aqua só com caeruleus (mas é uma aqua com 1 metro de frente, penso que com 200 lt) e aquilo é sempre a reproduzir. Até agora não tem tido qualquer problema.

Cumpts

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:

Bom dia Ricardo!

Como sou muito pouco experiente neste tipo de fórum, abri dois tópicos sobre o mesmo assunto... Mas o pessoal está a judar!!

Como já te tinha dito antes, estava a pensar em Placidochromis Caereulus, e Auloncara porque, pelo que li na net, são os mais pacíficos...

Mas gostava de ter uma espécie herbívora, que ajudasse a 'limpar' as algas (no primeiro aquário que montei, com biótipo da Amazónia, tinha um Pleco para remover as algas. Mas num aquário Africano não tem nada a ver). Sendo Herbívoros, os podem ser boa ajuda? E os Labeotropheus? Também li que são herbívoros, e adaptados a raspar algas das rochas.

Abraço,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Bom dia Vitor.

Em primeiro lugar, penso que estás a fazer confusão com o nome das espécies, não conheço nenhum placidochromis caeruleus, placidochromis só conheço o electra. Penso que queres dizer labidochromis caeruleus.

Pessoalmente não misturaria mbunas (ex: labidochromis) com peacocks (ex: aulonocara), pessoalmente prefiro (e é o indicado pelos vários estudos já efectuados) manter os mesmos biótopos e não misturar.

Quando à equipa de limpeza, tens várias soluções, há quem use ancistrus (formologia parecida com a dos plecos), há quem use ampulárias e há quem use os synodontis.

É uma questão de pesquisares e verás que tens várias opções.

Mais uma vez espero ter ajudado.

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:
Bom dia Vitor.

Em primeiro lugar, penso que estás a fazer confusão com o nome das espécies, não conheço nenhum placidochromis caeruleus, placidochromis só conheço o electra. Penso que queres dizer labidochromis caeruleus.

Pessoalmente não misturaria mbunas (ex: labidochromis) com peacocks (ex: aulonocara), pessoalmente prefiro (e é o indicado pelos vários estudos já efectuados) manter os mesmos biótopos e não misturar.

Quando à equipa de limpeza, tens várias soluções, há quem use ancistrus (formologia parecida com a dos plecos), há quem use ampulárias e há quem use os synodontis.

É uma questão de pesquisares e verás que tens várias opções.

Mais uma vez espero ter ajudado.

Cumpts

Olá Ricardo,

Estava mesmo a fazer confusão... Como estava na net a ver espécies (de Placidochromis) fui na onda... Também já houve mais pessoal a aconselhar os synodontis para a equipa de limpeza. Vou aceitar a sugestão (depois de ter aquário estabilizado).

Para não misturar Mbunas com Aulonocara, conheces alguma espécie de Mbuna suficientemente pequena para um aqua de 120 litros?

Cumprimentos,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

2 tópicos no mesmo assunto não ajudam nada.

Vou fechar este e manter o outro aberto, assim concentram-se as respostas todas no mesmo.

Link para o tópico aberto: Aquário de 120L para ciclideos africanos

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Visitante
This topic is now closed to further replies.