Visitante Publicado Agosto 4, 2003 Publicado Agosto 4, 2003 Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina, amônia zero e baixa manutenção) . Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/
alonso Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina, amônia zero e baixa manutenção) . Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/ RETORNANDO Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento. Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil. Alonso
gardenkoi Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 RETORNANDO Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento. Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil. Alonso Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON". Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas. Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida. Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca? Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado?? lagofilia ecossistemas.
alonso Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON". Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas. Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida. Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca? Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado?? Quanto aos questionamentos acima: HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado. Ver mais informações: http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074 PERLON Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá. O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago. Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo: Esterilizador / Filtro Lago pronto Filtro e Esterilizador Grato Alonso
gardenkoi Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Quanto aos questionamentos acima: HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado. Ver mais informações: http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074 PERLON Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá. O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago. Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo: Esterilizador / Filtro Lago pronto Filtro e Esterilizador Grato Alonso Obrigado Alonso, As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s. Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias. Agora coloco mais uma pergunta: É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo? lagofilia ecossistemas.
alonso Publicado: Dezembro 20, 2008 Publicado: Dezembro 20, 2008 Obrigado Alonso, As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s. Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias. Agora coloco mais uma pergunta: É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo? Gardenkoi O filtro da foto foi comprado já pronto e não tem argila interna só biobal e o perlon. Quanto a bomba, a maioria dos laguistas usam no fundo do lago para poder captar tambem a maior parte da sujeira do fundo. O bom é que a bomba fique numa extremidade e o retorno da agua para o lago na outra. Estou colocando fotos do filtro aberto para voce ver por dentro. Qualquer outra informação estou as ordens. Alonso
gardenkoi Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 Alonso, Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro. A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante. O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago. A tua lampada de UV está permanentemente ligada? lagofilia ecossistemas.
alonso Publicado: Dezembro 26, 2008 Publicado: Dezembro 26, 2008 denkoiAlonso, Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro. A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante. O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago. A tua lampada de UV está permanentemente ligada? Gardenkoi Não é comum a casca de ostra como camada do filtro. Quem usa deve querer com isto alterar o PH da agua. No meu filtro só tem os perlons e os bioball e já tenho ele a 6 meses e esta 100% . O UV fica ligado 24 horas juntamente com a bomba que alimenta o filtro. A agua esta cristalina desde que o lago ficou pronto. A manutenção é só no filtro, quando percebo que a agua esta retornando com menor vazão ao lago. De vez em quando faço troca parcial de agua. Tiro uns 150 litros e coloco agua nova. O filtro é deste fabricante: http://www.cubos.com.br/ Alonso
gardenkoi Publicado: Dezembro 26, 2008 Publicado: Dezembro 26, 2008 Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta. Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento. Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente. lagofilia ecossistemas.
alonso Publicado: Dezembro 26, 2008 Publicado: Dezembro 26, 2008 Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta. Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento. Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente. Gardenkoi Aspiração do fundo só é eficiente se não tiver seixos. Comprei um aspirador UNIVAC II mas não gostei muito do resultado, pois tenho seixos no fundo do lago. A cubos acabou de lancar um aspirador com uma bomba na ponta, mas ainda não conheço. Não acho que deva ter algo levantando a sujeira do fundo, pois acredito que a agua nunca iria ficar cristalina. Na cubos voce pode ter acesso a tabelas dos filtros e dados sobre que bomba é mais indicada para voce, etc.. Acredito que mesmo sem necessariamente ter que comprar algo, o Caio Bianco proprietário da mesma tera prazer em colaborar. Alonso
Recommended Posts