FredSilva Publicado Dezembro 19, 2006 Publicado Dezembro 19, 2006 Boas, depois de 6 meses a tentar induzir posturas nos discus num aquário de 240L que tenho na sala, decidi desmontar o aquário para replanta-lo etc. Então fiz o seguinte meti 4 discus (um de 17cm, 1 de 10cm e 2 de 12cm) num cubo de 40x40x40cm sem nada, com um filtro interno daqueles de esponja para procriação, e um filtro externo JBL crital profi 250, de 700L/h, e temperatura a 31ºc, isto enquanto vou montando o comunitário, e deu-me o “vipe” de fazer 2 trocas de agua de 80%, no dia a seguir mais uma de 80% e isto durante 4 dias seguidos, os gajos andam num bacanal incrível, estão quase continuamente a roçarem-se, em subidas e descidas misturados com cruzamentos diagonais etc. Eu penso que desta estão mesmo a formar casais. Eu tenho um bidão com uma bomba de ar e um filtro biológico mais um termóstato para que a agua dos tpa`s esteja sempre nas mesmas condições que a do aquário. Deixei de usar turfa porque o ph da torneira sai entre 6.9 e 7.2, neste momento está a 7, a electrocondutividade está a 220ms, se eu usar turfa passa para 160ms mas as oscilações de ph são maiores A minha pergunta é a seguinte, devo continuar com as trocas de água de 80% diariamente ou devo abrandar e reduzir a quantidade de água trocada? Se houver alguma dica que queiram dar são sempre bem aceites. Abraços.
João Ferreira Publicado: Dezembro 19, 2006 Publicado: Dezembro 19, 2006 ola tudo bem...pa começar...acho pouco o filtro de esponja....identifica um casal e deixa-o sozinho nesse aquario...depois coloca um filtro exterior...pois na minha opinião ganharás em termos de filtragem e nao perdes nada em relação a eles fazerem posturas ou nao...o que te pode acontecer é que se houver uma femea a colocar ovos, tanto ela como o macho poderão ficar agressivos com os outros discus...e não so...os parametros da agua poderao mudar drasticamente isto por tem discus a mais num aquario tao pequeno...em relação as mudanças de agua fazes bem em continuar mas...nao de 80% reduz um pouco para 60% ou 70% ...mais uma vez realço que o filtro de esponja é pouco deverás ter um filtro exterior para compensar e so desligares quando eles colocarem a postura...tudo isto é a minha opnião espera para ouvir outras opiniões...ate mais e o um abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
FredSilva Publicado: Dezembro 19, 2006 Autor Publicado: Dezembro 19, 2006 Obrigado pela resposta, em relação á filtragem eu refiro que tenho um filtro externo . Abraços.
Joao Machado Publicado: Dezembro 19, 2006 Publicado: Dezembro 19, 2006 Boas. O perigo de GRANDES mudas de àgua é se os parametros oscilarem MUITO ou houver a presença de algo nocivo. Neste caso parece que gostaram. Selecciona os casais, separa-os e.............MUITA PACIENCIA! Podes ou não continuara com as mudas radicais. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
FredSilva Publicado: Dezembro 19, 2006 Autor Publicado: Dezembro 19, 2006 Boas, agradeço as ajudas. Vou fazer o ponto da situação. Quando cheguei a casa ao fim da tarde estavam mais calmos, então dei-lhes de comer e fiquei uns 30 minutos a observar, e parece-me que ficaram mais agressivos, talvez pelo facto de se estarem a alimentar (penso eu). Passado 30 minutos troquei 30% da agua e eles recomeçaram o bacanal. Devo continuar as trocas? Acham que devo dar algum tipo de comida viva para lhes incentivar a procriar? Obrigado.
Baniceto Publicado: Dezembro 24, 2006 Publicado: Dezembro 24, 2006 Antes de mais um bom natal a todos Tenho um casal que se formou por "engano", porque desliguei a resistência por engano, enquanto mudava a agua, (cerca de 15% de agua de osmose) e só me apercebi no dia seguinte que tinha a resistência desligada e a agua bastante fria, liguei a resistência, fui de férias de fim-de-semana e quando cheguei, tinha ovos num tronco, retirei o casal do comunitário e coloquei num aqua de 70l, 12 posturas depois tirei a primeira linhada. Vamos ao que interessa há uma pagina muito fixe que fala com incentivar casais que é o http://ptdiscus.com.sapo.pt Espero ter ajudado
maiato Publicado: Dezembro 26, 2006 Publicado: Dezembro 26, 2006 Antes de tudo e como já foi dito antes tens de separar um casal, segue a tua intuição e analisa as reacções dos peixes. A aquatriofilia é baseada em experiências e nada como a nossa própria experiência e intuição, sempre que tentamos estamos a aprender. Em relação às mudanças deves, a meu ver reduzir a percentagem para cerca de 50%, pois não deverá provocar grandes alterações na àgua. O que lhes provoca a vontade de procriar são as alterações de temperatura, que na natureza é sinónimo de chuva , o que trás alimento permitindo assim a alimentação dos alevins. Mas não faças alterações demais, pois podes provocar o efeito contrário, provocar stress. Deixa-os bem calmos que as coisas acontecem por si só. Quanto à filtragem exterior deves ter o cuidado de a desligar assim que iniciem as posturas, para que os ovos sejam fertilizados. mantem apenas o filtro de esponja. Um abraço , muiota paciência e mantem-te sempre atento às reacções dos Discus pois eles são que te vão ajudar nas criações. Só um aparte: Eu antes de ter a 1ª postura em condiçoes andei meses com ovos fungados, depois tive um casal em que as ninhadas tinham problemas congénitos e só bastante mais tarde consegui ter uma boa ninhada. Calma é a melhor companheira Um Abraço Pedro
Recommended Posts