Ciclagem Do Aquario


Recommended Posts

Boas

 

Vou montar um aquario com tanganicas e tenho uma sduvidas sobre a ciclagem do aquario...

 

1º- quantos peixxes devo colocar para me ajudar na ciclagem e que peixes aconselham?? posso logo coloca-los no dia em que acabo a montagem do aquario ou convem este ficar uns dias a trabalhar so com a decoraçao e algumas plantas??

 

2º - As bacterias existentes no mercado para eceerar o processo devem ser colocadas em que altura??mal se colocam os peixes de ciclagem??

 

3º - É necessario fazer TPAs durante a ciclagem??

 

4º - Como sei que o ciclo chegou ao fim?? Amonia e Nitritos a 0..e os nitratos tambem comvem tar a 0??

 

5º - Relacionado em parte com a questão anterior...que testes devo comprar...e que ja recolhi e li varias fontes de informação e nao chego a uma conclusão solida!!!!! As opinioes divergem!!! Uns dizem so o teste do NO2 e No3...outros que tambem convem os das dureas...sendo o da amonia pouco referido!

 

Vou usar sais para tanganicas!

 

Abraços e espero por ajudas

Editado por Underground
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Normalmente o ciclo demora 1 mes.

Peixes, não são muito recomendaveis de por durante esse tempo.

Apressar o ciclo normalmente dá mau resultado. Uma maneira facil, pratica e eficás e pedir a algum conhecido que tenha aquario ja filtrado e que ponha o teu filtro la a trabalhar durante uns dias.

10% todas as semanas de TPA é uma boa regra para manter sempre.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno...desde ja o obrigado pelas resopstas

 

O aquario e de 60 cm...e sei que estas sao todas duvidas de pricipiante..e de alguem que quer fazer as coisas com cabeça :multi:

Talvez esteja a stresar de mais...com tanta pergunta

 

Peixes, não são muito recomendaveis de por durante esse tempo.

 

 

Nao entendi o que quiseste dizer com isto?

Editado por Underground
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno...desde ja o obrigado pelas resopstas

 

O aquario e de 60 cm...e sei que estas sao todas duvidas de pricipiante..e de alguem que quer fazer as coisas com cabeça :multi:

Talvez esteja a stresar de mais...com tanta pergunta

Não stressas nada ;)

Perguntei o tamanho do aqua porque disseste que era para tanganikas sem especificares o tipo. E em tanganikas ou vais para conchiculas e aí os 60cm são mais ou menos a norma, ou então vais para comunitários/especializados e nesses é sempre de 100cm para cima.

E no meu entender ciclar um aquário de 500 ou 600L não é bem da mesma forma que um de 60L

 

Peixes, não são muito recomendaveis de por durante esse tempo.

Nao entendi o que quiseste dizer com isto?

O que o Luís quis dizer é que no ciclo é normal que a amónia e depois os nitritos atinjam picos. Em taganikas/malawi onde o ph é mais elevado a amónia é bastante mais letal que em ph's baixos. Para teres uma ideia, em ph 7 0,5 mg/l de amónia é aceitável, mas em ph 8 já se torna perigoso e em ph 9 é letal em poucas horas.

Assim colocar peixes a fazer o ciclo é um pouco um jogo de roleta russa para eles pois o pico de amónia pode simplesmente matá-los em poucas horas.

Podes optar por fazer o ciclo sem peixes (mais demorado mas não coloca peixes em risco). Nesse caso o ciclo consegue-se iniciar deitando um pouco de comida ou em alternativa adicionando amónia pura no aquário.

 

De resto as tuas perguntas:

2- As bactérias podes colocar quando houver comida ou amónia livre no aquário. Antes disso não vale a pena. Quanto a mim as bactérias "engarrafadas" não são essenciais para o ciclo.

 

3- Só se o ciclo for feito com peixes e os valores de amónia treparem muito.

 

4- O ciclo chega ao fim quando amónia e nitritos vão a zero depois de terem atingido um pico. Os nitratos nessa altura devem ter um valor considerável visto serem o resultado final do ciclo. (amónia -> nitritos -> nitratos)

 

5- Quanto a mim os testes de amónia e nitratos. Nitritos podes comprar mas não é fundamental. Durezas só mesmo depois do ciclo pronto, para controlares a necessidade de sais nas tpa's.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa historia dos picos da amonia e que ela e mais letal em phs mais elevados ja tinha lido...Entao qual o metodo de ciclagem que aconselhas???O de ir colocando a comida??? E que as coisas que tenho lido aconselham a fazer com o tal peixinho... :multi:

 

 

Por exmplo se optar por colokar um peixinho ou dois a fazera clagem e a amonia nao subir muito nao e necessario fazer tpas certo?? e depois mal acabe o ciclo faz-se logo uma tpa correcto??

 

Quanto aos testes...com esta confusao axo que os vou comprar todos....para tambem ir brincando e ver os valores da agia...e que ja ouvio e li muita coisa... e tou confuso!!ja me disseram que com nitratos e nitritos chegava...pois ao clocar os sais par tanganikas a dureza e o kh fika bom...a amonia curiosamente e um teste que ninguem me referiu para comprar.....talvez porke se aparecem nnitritos em força...e porque a primeira fase do ciclo ja ta concluida e a amonia a 0...tou correcto??

 

Agora a parte do tema...epa nao consigo colocar quotes...e nao sei onde se pode ver como se faz aqui no forum...

 

Um abraço e amis uma vez obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa historia dos picos da amonia e que ela e mais letal em phs mais elevados ja tinha lido...Entao qual o metodo de ciclagem que aconselhas???O de ir colocando a comida??? E que as coisas que tenho lido aconselham a fazer com o tal peixinho... :?

Em quase todo o lado dizem para usar o peixinho porque é o mais simples, embora não seja necessariamente o melhor (do ponto de vista do peixe pelo menos). O ciclo da amónia é basicamente forneceres alimento às bactérias para que se reproduzam e com isso cries condições à manutenção de vida no aquário. As bactérias "comem" numa primeira fase amónia, proveniente de detritos em decomposição no aquário e da urina dos peixes. Se usares amónia pura, não precisas de peixes para nada, as bactérias não são esquisitas.

 

Por exmplo se optar por colokar um peixinho ou dois a fazera clagem e a amonia nao subir muito nao e necessario fazer tpas certo?? e depois mal acabe o ciclo faz-se logo uma tpa correcto??

O problema é que a amónia sobe quase sempre um bom bocado, pelo menos em aquários de pequena litragem e se isso acontecer com peixes dentro é um bocado stressante para eles. Quando o ciclo termina, faz-se normalmente uma TPA sim, para diminuir a concentração dos nitratos.

 

Quanto aos testes...com esta confusao axo que os vou comprar todos....para tambem ir brincando e ver os valores da agia...e que ja ouvio e li muita coisa... e tou confuso!!ja me disseram que com nitratos e nitritos chegava...pois ao clocar os sais par tanganikas a dureza e o kh fika bom...a amonia curiosamente e um teste que ninguem me referiu para comprar.....talvez porke se aparecem nnitritos em força...e porque a primeira fase do ciclo ja ta concluida e a amonia a 0...tou correcto??

Não faças confusão. Os testes de que necessitas para o ciclo são os de amónia e nitratos. O de nitritos é dubio. Os nitritos são um produto intermédio do ciclo, quer isto dizer que podes ter nitritos a zero e mesmo assim a amónia estar elevada, pelo que o teste de nitritos por si só não é muito fiável para determinar o fim do ciclo. Além do mais a amónia é bem mais tóxica que os nitritos, o que significa que em todas as alturas vais querer ter a amónia em valor 0 ou muito perto disso pelo que é preferivel ter um teste para amónia que um para nitritos.

Já os testes de dureza são para depois do ciclo concluído. Aliás eu aconselharia a colocares os sais só no fim do ciclo, não vale a pena estares a gastar antes porque não vais ter lá peixes que precisem deles.

 

Agora a parte do tema...epa nao consigo colocar quotes...e nao sei onde se pode ver como se faz aqui no forum...

 

Um abraço e amis uma vez obrigado pela ajuda

Estás a ver esses botões todos do lado direito ao fundo?

Tens um +edit,+quote,"reply.

 

Se carregares no +quote em várias mensagens e depois cá em baixo no add reply a resposta fica com o quote de todas as mensagens seleccionadas. Se carregares no "reply, fazes só o quote da mensagem em que carregaste.

De resto é a normal tag de [ quote ] e [ \ quote ] (sem espaços)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças confusão. Os testes de que necessitas para o ciclo são os de amónia e nitratos. O de nitritos é dubio. Os nitritos são um produto intermédio do ciclo, quer isto dizer que podes ter nitritos a zero e mesmo assim a amónia estar elevada, pelo que o teste de nitritos por si só não é muito fiável para determinar o fim do ciclo. Além do mais a amónia é bem mais tóxica que os nitritos, o que significa que em todas as alturas vais querer ter a amónia em valor 0 ou muito perto disso pelo que é preferivel ter um teste para amónia que um para nitritos.

Já os testes de dureza são para depois do ciclo concluído. Aliás eu aconselharia a colocares os sais só no fim do ciclo, não vale a pena estares a gastar antes porque não vais ter lá peixes que precisem deles.

 

Entendi...eu quero e ja comprar tudo ao mesmo tempo...sai mais barato...convem entao ter todos os testes ...sendo o mais dispensavel o dos nitritos certo?

 

Quanto ao KH e Gh com o buffer estes valores ficam estaveis certo?? mesmo assim e aidna necesasario andar sempre a medi-los??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o buffer os valores ficam mais estáveis mas a cada TPA vão oscilar por isso convém medir de vez em quando.

 

A tua melhor opção em termos de testes será talvez apostares em malas de testes que já trazem uma boa série deles e que acabam por te sair mais em conta que comprar individuais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...axo que ainda tenho uma questaozita para te fazer...

 

se so comprar o da amonia e dos nitratos como e que sei que por exemplo a 2 fase do ciclo acabou e os nitritos tao a 0 ou que depois da ciclagem vou ter sempre os nitritos em bons valores?? e que o nivel de nitratos alto por exemplo me indica o fim do ciclo e nao derivado de outra causa??

 

um abraço

Editado por Underground
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...axo que ainda tenho uma questaozita para te fazer...

 

se so comprar o da amonia e dos nitratos como e que sei que por exemplo a 2 fase do ciclo acabou e os nitritos tao a 0?? e que o nivel de nitratos alto por exemplo me indica o fim do ciclo e nao derivado de outra causa??

 

um abraço

Saber se os nitritos estão a zero só mesmo testando. Mas usando o conhecimento acerca da forma de funcionamento do ciclo ajuda bastante a perceber quando é que o ciclo está concluído ou muito perto disso.

Assumindo que a tua água da torneira não tem nitratos a concentração inicial destes será nula.

A amónia será então convertida em nitritos e estes em nitratos.

A amónia começará em zero, irá acumular enquanto as bactérias não existirem em numero suficiente e depois começar a diminuir. Quando a concentração de amónia chegar a zero é mais ou menos correcto assumir que o ciclo está praticamente concluído.

Claro que não se chama ciclo por acaso... o que significa que depois o aquário vai entrar numa rotina de transformar amónia em nitritos e estes em nitratos.

 

Quando a amónia for a zero após ter atingido um máximo é altura de fazer a TPA e meter os primeiros peixes. Atenção, mete os peixes lentamente, evita meter tudo de uma assentada senão podes ter problemas.

Aconselho-te a dares uma vista de olhos no manual de inicio que está nos forum de primeiros passos. Tens lá a explicação do ciclo de forma mais cuidada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.