fabiano Publicado Dezembro 19, 2006 Publicado Dezembro 19, 2006 Ola ...gostaria de me apresentar em uma situação diferente, mas não são boas as noticias que venho expor aqui a vocês e pedir ajuda com meus peixes que amo tanto e que na verdade já viraram parte da família. Tenho um aquário de 300 L onde moram 2 Oscars, 1 acara severo? e um ciclideo africano. Os Oscars estão um com 5 anos e o outro com 3 anos, o acara e o ciclideo tem mais ou menos a mesma idade do Oscar mais novo uns 3 anos também; Tenho aquário a bastante tempo, porem infelizmente nunca tive recursos para investir nele como eu gostaria, mas sempre fiz o maximo que eu pude e pelo menos o mínimo de “conforto” aos peixes. Aproximadamente uns 3 meses atrás, os peixes começaram a ficar estranhos, um outro ciclideo morreu com a barriga estufada, todos ficaram ofegantes, enfim, fui numa loja especializada e me disseram que era um ataque de bactéria, comprei os remédios indicados apliquei e aparentemente tinha resolvido o problema. Mas agora voltou com certeza e atacou o acara severo, ele esta com um olho saltado, muito grande, alguns pontos brancos pelo corpo, e alguns buracos, mas esses ele já tinha antes. Aparentemente só ele esta mais afetado, mas meu medo é afetar os outros peixes, mas também gostaria de tratar dele pois temos uma grande estima por ele esta um pouco ofegante, e anda estressado, pois os Oscars estão se reproduzindo pela segunda vez no aquário e ficam muito bravos, não me deixam nem colocar a mão na água. Correm atrás dele e acho que isso talvez possa estar agravando o problema dele. Vou falar um pouco das condições do aquário ajudar a vocês me ajudarem, uso filtro biológico, faço trocas parciais uma vez por mês, a alimentação tem sido muito ruim, mas já tem bastante tempo que comem dela, uma ração para psicultura que trago do sitio, parecem gostar muito, esporadicamente dou algum tipo de inseto aos oscars. Medi hoje o ph que esta em 7.5, infelizmente o teste de amônia eu não tenho, mas tentarei realiza-lo, uso o Aquasafe como condicionador, o aquário esta montado aqui nessa casa que moro hoje há quase 3 anos; Perguntas: Será que consigo salvar o acara? Pelo meu relato é realmente um ataque por bactéria? O que me indicam a fazer de emergência no aquário? Qual medicamento uso? Infelizmente na cidade que moro a loja é muito fraca e uma melhor não tenho acesso com freqüência por isso terei que comprar pela internet. Gostaria que dessem sugestões, criticas e principalmente uma ajuda, pois agora descobri que tenho que fazer mais por eles senão não vai demorar não os terei mais. Desde já agradeço! PS: se ajudar teno como colocar fotos dos peixes.
joao costa Publicado: Dezembro 19, 2006 Publicado: Dezembro 19, 2006 tenta com esha2000 que trata pop eye e ajuda contra pontos brancos, aumenta a temp a 30 Obrigado Joao Costa
Marta Silva Publicado: Dezembro 19, 2006 Publicado: Dezembro 19, 2006 (editado) olha não tens outro aquário para por o peixe doente?? pelo menos por enquanto para a doença não se alastrar. Esses pontos brancos de que falas se forem pequenos como estou a pensar são um parasita chamado ictio.para isso aumentas a temperatura tal como o joaoa costa disse. o olho saltado é a doença de popeye. Também te aconselho o esha 2000. O que não estou a perceber são mesmo os buracos...... não dá para ver os buracos na foto pois não? Editado Dezembro 19, 2006 por marta_silva
fabiano Publicado: Dezembro 19, 2006 Autor Publicado: Dezembro 19, 2006 (editado) Ola..muito obrigado pela ajuda!!! Respondendo as perguntas..tenho um outro aquario sim..menor..uns 60 Litros...porem esta ocupado por um outro peixe...mas acho que dou um jeito de desocupa-lo por hora até tratar do acara. Minha duvida é se eu posso tratar somente dele ou tenho que tratar de todo aquario, embora os outros peixes nao apresentarem sintomas.. a nao ser o Oscar da foto...reparem na cabeça dele como esta parecendo que vai abrir um furo... Sem querer abusar..onde posso achar o produto sugerido?? como disse antes moro no interior de minas e aqui a unica loja que existe nao conhece o produto..infelizmente..se puderem me passar um link pra que eu possa comprar pela internet ficarei grato!!! Marta..coloquei a foto no anexo..se puder dar uma olhada...valeu muito .... Para eu montar um aqua hospital. utilizo a mesma agua do aqua que o peixe esta??? Ou coloco agua nova??? Como procedo??? INFELIZMENTE NAO ESTOU CONSEGUIDO POSTAR AS FOTOS... Editado Dezembro 19, 2006 por fabiano
joao costa Publicado: Dezembro 20, 2006 Publicado: Dezembro 20, 2006 deves montar o aqua hospital com agua do aqua principal , para nao haver diferenças nos parametros...... e nessa loja que marcas utilizam????? Obrigado Joao Costa
ZANITO Publicado: Dezembro 20, 2006 Publicado: Dezembro 20, 2006 1º de tudo um aqua com peixes desse porte, se tens um oscar com 3 e outro com 5 anos, já devem ser bem grandes, e se só fazes mudas água de mes a mes, deves ter a qualidade da água numa miséria, porque não acredito que com essa filtragem consigas o que ninguem consegue com esse tipo de peixes, isto é, um milagre. Conclusão : Quando aparecem doenças não podes ignorar o que as causa mas sim tentar melhorar para não voltarem aparecer porque doenças em peixes desses não direi que é raro de aparecer mas é complicado, por isso começares fazer umas mudas água de 1 terço mais frequentes, 1 a 2 x por semana só te irá ajudar na qualidade água, Possivelmeñte irás melhorar a qualidade água e evitar esses ataques bacterianos.
fabiano Publicado: Dezembro 21, 2006 Autor Publicado: Dezembro 21, 2006 (editado) Irmãos..agradeço imensamente a ajuda!!! João....nessa loja encontro somente Labcom... www.labcom.com.br ...compre ontem um Labcom Bacter para ser usado junto com o labcom ictio...nao consigo encotrar um antiparasitario interno... tem alguma dica?? Zanito...obrigado pelass critica construtiva..sei mesmo que preciso melhorar muito a qualidade da agua, e jah comecei a realizar esta mudança; retirei o peixe mais infectado (acara severo), fiz uma troca e dei uma lavada geral nos enfeites, pedras....etc... tamb montei um aquario hospital, porem estou sem aquecedor, pois na loja nao encontrei ...mas ja vou providenciar um! Agora no aquario hospital terei que realizar trocas parciais diarias??? Deixarei o peixa nele ate que se recupere plenamente ou somente ate o fim do tratamento??? Tenho fotos dos peixes mas nao estou conseguindo inseri-las no post..... Desde jah agradeço a todos e desejo um feliz natal.... obrigado!!!! Editado Dezembro 21, 2006 por fabiano
Marta Silva Publicado: Dezembro 21, 2006 Publicado: Dezembro 21, 2006 (editado) para pores fotos aqui no fórum tens de as alojar primeiro num servidor. depois é só clicar no botão "inserir imagem" quando escreves a mensagem e já está aqui tens mais informação sobre como colocar imagens Editado Dezembro 21, 2006 por marta_silva
joao costa Publicado: Dezembro 21, 2006 Publicado: Dezembro 21, 2006 vai a Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > DOENÇAS E PRAGAS-DOENÇAS MAIS COMUNS EM DISCUS : DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO E T..... procura por flagyl.... tens lá as dosagens e o respectivo procedimento durante o tratamento Obrigado Joao Costa
fabiano Publicado: Janeiro 5, 2007 Autor Publicado: Janeiro 5, 2007 Ola..agradeço a todos a ajuda...retirei o peixe do aquário principal como sugeriu a marta_silva e o coloquei num aquario hospital, estou aplicando um remedio da Alcon.... ele ainda esta lá... o olho direito diminuiu bastante, mas o esquerdo deu uma leve aumentada..ele ficou muitos dias sem comer..mas agora esta se alimentando, pouco, mas já é alguma coisa...não posso dizer aue está fora de perigo, pq ainda está sem aquela cor viva.. nada triste..devagar..parece não enxergar direito...continuo a tratar dele. Obrigado a todos pela ajuda e assim que puder posto mais informações.
Marta Silva Publicado: Janeiro 5, 2007 Publicado: Janeiro 5, 2007 (editado) dá-lhe comida que é bom para ele recuperar npois é mais nutritiva e uma vez que teve muito tempo sem comer, deve estar a precisar Editado Janeiro 5, 2007 por marta_silva
Recommended Posts