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Boas, tenho um problema de pH, comprei hoje o teste e fiz á agua do meu aquário, e deu um valor anormal perto dos 6.2 de pH, acho que este valor é anormal, os constituintes do meu aquário são:

Solo: Akadama

Hardscape: Uma tira de casca de Azinho

Flora: Vários pés de Bacopas carolinianas;

Vários pés de Cryptocoryne wendtii "green"

E duas anúbias.

Fui fazer também um teste ao valor da minha àgua da torneir a e dava um valor "mais normal" que a do aquário, na casa dos 7.2 de pH.

Qual o meu problema? Como faço para ter um pH na casa dos 7.0, sem ter que recorrer a produtos quimicos?

 

Obrigado, abraços.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

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boas, tens co2 no aquario? uzas algum tipo de fertelizante para as plantas?

 

Não, não tenho nenhum tipo de extras, só as coisas normais: substracto, filtro e termostato, (e o anti-cloro, para tratar a àgua para o aquário)

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

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ola

 

embora não percebendo muito de "ph's", penso já ter lido por aqui que o akadama e os troncos fazem baixar o ph da agua por isso acho que teres a agua do aqua 1 valor abaixo do ph da agua da torneira não será assim tão anormal...

 

quanto a mim também acho que o ph 6,2 não é grave (boa parte dos peixes devem-se safar bem com estes ph, apesar de poder não ser o mais indicado), eu pessoalmente nunca fiz qualquer tipo de testes e até hoje não me tenho dado mal... mais uma vez reforço que esta é a minha opinião pessoal...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
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Obrigado pela opinião mg17. Mas alguem sabe uma maneira de eu pôr o pH mais perto dos 7.0? Gostava de ter um aquário tropical (ou amazónico, tipo com neons, e assim...) , e não sei se este valor de pH é bom para este tipo de aquário, ajudem-me sff.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

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Se tens o pH a 6.2 ao fazeres pequenas mudas de agua com pH 7.2 acho que o valor nao ficará muito alto para um amazonico... mas mesmo assim mede o pH da agua da torneira quando ela assentar, quando e logo tirada da torneira vem com muitos gases, espera um tempinho e deixa assentar...

Mas como eu disse acho que a variação de pH nao será algo por ai além...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

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Eu já pus a àgua num balde com uma pedra difusora a oxigenar durante 24 horas e depois disso deu-me pH de +/-7.2, é normal?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

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Eu já pus a àgua num balde com uma pedra difusora a oxigenar durante 24 horas e depois disso deu-me pH de +/-7.2, é normal?

 

Na minha opinião isso não vai alterar em nada o pH. A única coisa que consegues é eliminar o cloro.

 

Para subir o pH, e para além daquilo que escreveu o António DSM, talvez colocando uma pedra cálcária dentro do aquário e ir medindo o valor regularmente.

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Na minha opinião isso não vai alterar em nada o pH. A única coisa que consegues é eliminar o cloro.

 

Para subir o pH, e para além daquilo que escreveu o António DSM, talvez colocando uma pedra cálcária dentro do aquário e ir medindo o valor regularmente.

 

antoniomoreira, eu só fiz aquilo do balde para poder testar o pH da àgua da torneira, sem ser alterada pelos componentes do aquário, para saber se o problema residia na àgua da torneira ou nos componentes do pH. MAs alguem me sabe dizer se este valor de pH é bom para um aquário plantado com neons?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

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Boas, os neos gostam desse tipo de PH, e na minha opinião, só tens que te preocupar se o PH é sempre o mesmo sem variações no teu aquario.

Muitas vezes as pessoas preocupam-se demasiado com o PH. Grave é teres hoje 6,2 de PH e amanhã teres um valor completamente diferente.

 

Agora em questão do gostinho dos neons, eles gostam das aguas acidas "no seu habitat natural"...

 

Fica bem

Anti-Canon lol

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Oi Boas.

 

O pH refere-se à qualidade da água ser ácida ou alcalina. Um pH igual a 7.0 é considerado neutro, enquanto que valores abaixo de 7.0 são ácidos e acima alcalinos. Nos aquários de água doce cada espécie de peixe ou planta vive melhor em um determinado pH, que é referente ao pH do local de origem desta espécie.

 

No entanto a maioria das espécies aceitam valores de pH um pouco diferente do seu habitat natural. É importante lembrar que a escala do pH é logarítmica, ou seja, um pH de 6.2 é dez vezes mais ácido do que um de 7.2, daí a importância dos décimos, então quando dizemos que os peixes aceitam pequenas variações, estas variações são de aproximadamente 0.2.

 

No aquário, duas características tornam o pH um valor importante. Primeiro, cada espécie está adaptada a uma faixa de pH, podendo inclusive morrer se o pH não atender as suas necessidades, para este problema podemos alterar o pH para obtermos os níveis desejados. Segundo, a maioria das espécies (espécie se refere a toda forma de vida do aquário, e não apenas aos peixes) é extremamente sensível à variações rápidas de pH. Uma variação maior que 0.3 por dia já é prejudicial à saúde do aquário (a expressão "saúde do aquário" se refere aos peixes, plantas, bactérias, algas, etc.). Torna-se necessário então que consigamos duas coisas:

 

-ajustar o pH, ao nível desejado;

-estabilizar o pH, impedindo variações indesejáveis.

A longo prazo, principalmente em aquários mal cuidados ou com filtragem inadequada, o pH tende a baixar devido ao aumento do ácido nítrico (nitratos) e outros ácidos orgânicos. Em outros casos, dependendo do tipo de cascalho utilizado e da origem da água, o pH tende a ficar elevado.

 

Existem nas lojas diversos acidificantes e alcalinizantes, porém mesmo com o uso destes produtos é muito difícil ajustar o pH, por que depois de algum tempo o pH tende a voltar aos valores antigos. Isto porque na maioria das vezes é ignorada a dureza carbonatada da água (KH).

 

A dureza carbonatada também é conhecida como alcalinidade (alkalinity), potencial alcalino, ou capacidade de tamponamento. Mas na realidade a dureza carbonatada se refere apenas aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, pois existem outros compostos, inclusive alguns fosfatos, silicatos e outros que também possuem o efeito tampão. Os testes de KH existentes no mercado também medem a alcalinidade total, e não apenas os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água. Mas o termo KH não deixa de ser correto, pois nos aquários os principais compostos alcalinos são os bicarbonatos e os carbonatos.

 

O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH. Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo. O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo.Então se você está tendo problemas com o pH é bom verificar o KH.

 

Muitas vezes o KH (dureza carbonatada) é confundido com o GH (dureza geral). O GH refere-se à concentração de magnésio e cálcio dissolvidos na água. A relação do GH com o pH é muito pequena, mas ele é importante para algumas espécies de peixes e plantas mais exigentes.

 

O método mais simples de diminuir o KH e o GH é realizar trocas parciais com água de dureza carbonatada e geral mais baixas. Mas lembre-se que toda alteração deve ser feita lentamente, pois mudanças bruscas estressam os peixes, podendo causar diversas doenças e até mesmo a morte. Outro método é colocar turfa.

 

Se pretende-mos aumentar o KH, podemos, adicionar bicarbonato de sódio. Se pretende-mos elevar o GH e o KH, pode adicionar carbonato de cálcio (CaCO3). Toda adição deve ser feita lentamente e sempre devemos medir os valores algumas horas depois da adição, para verificar o quanto foi alterado.

 

Também existem alguns produtos, que ajustam automaticamente o pH. Estes produtos são conhecidos como tamponadores. Se tiver-mos dificuldades em ajustar o pH, estes produtos podem ser muito úteis, pois além de ajustar o pH automaticamente, ajustam também o KH evitando variações de pH.

 

Não existe um valor ideal de KH para manter o pH estável, pois isto depende de quais outros compostos existem dissolvidos no aquário e em qual quantidade. Geralmente um KH de 4° é suficiente para manter o pH estável (geralmente, mas não sempre).

 

Tanto o KH como o GH são medidos em diferentes unidades, as mais utilizadas são graus (escala alemã), ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro).

 

1 grau = 17.8 ppm CaCO3

 

1 mol/L alcalinidade = 2.8 graus

 

1 ppm = 1 mg/L

 

Outra maneira de controlar o pH é através da injeção de CO2, este método é muito utilizado em aquários densamente plantados para atender a demanda de gás carbónico das plantas. As plantas utilizam CO2 no processo de realização da fotossíntese.

 

O CO2 dissolvido está diretamente ligado ao pH e ao KH, pois as reações químicas que ocorrem entre a água entre os carbonatos e bicarbonatos e o CO2 geram ácido carbónico, que faz o pH diminuir.

 

 

Abraço

  • 1 ano depois...
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Obrigado pela opinião mg17. Mas alguem sabe uma maneira de eu pôr o pH mais perto dos 7.0? Gostava de ter um aquário tropical (ou amazónico, tipo com neons, e assim...) , e não sei se este valor de pH é bom para este tipo de aquário, ajudem-me sff.

Aquários amazónicos teem um pH entre 5.5-6.8 por isso está no ponto :Fade-color

Daniel Almeida

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Se o aquário ainda está no início, tem calma, deixa-o maturar e vai medindo o Ph.

 

Esse pH é bom para os neons e para amazónicos.

One Fish Standing

Kurichiba

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