Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho um aquário de 120 litros que pretendo iniciar com ciclídeos Africanos, mas não tenho qualquer experiência neste tipo de peixes. O que é que aconselham?

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Pimeiro que tudo tenta ler por aqui no fórum alguma coisa e aprende.

Tenta ganhar muito connlecimentos sobre os ciclideos.E depois os peixes .

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:
Pimeiro que tudo tenta ler por aqui no fórum alguma coisa e aprende.

Tenta ganhar muito connlecimentos sobre os ciclideos.E depois os peixes .

Olá Miguel,

Muito obrigado pela ajuda!! Segui o teu conselho...

Já montei o aquário no Sábado.

Pelo que vi do teu perfil, moras relativamente perto de mim (eu moro eu Loures, e trabalho em Torres Vedras). Conheces alguma loja especializada em aquariofilia na nossa zona, onde a única preocupação não seja vender??

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado: (editado)

soares, espero que não estejas a pensar em colocar já peixes no aquário... a não ser que coloques um peixinho dourado para ajudar no ciclo do aquário...

entretanto, vai pesquisando e tenta procurar uma ou umas espécies que se adaptem no teu aquário, pois disso depende o sucesso do teu projecto.

e não hesites em perguntar o que precisares. :puppydogeyes:

Ah! e convém listares aqui o material que tens disponível, assim como também as dimensões do aquário...

Editado por zaad
Publicado:

Coloca ai o setup do teu aqua. Dimensões, filtragem etc...

Assim conseguimos dar uma resposta mais concreta.

Abraço

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:
Coloca ai o setup do teu aqua. Dimensões, filtragem etc...

Assim conseguimos dar uma resposta mais concreta.

Abraço

João Ferreira

Bom dia!

Não tinha colocado as características do aquário neste tópico porque tinha aberto outro. Mas aqui vai:

- Medidas: 84 cm x 35 cm x 45 cm

- Capacidade para 120 l (100 l de água);

- Resistência Rena de 300 W;

- Filtro externo Fluval 205;

- Iluminação 2x 18W (AquaGlo + Powerglo);

- Fundo coberto por areão calcário

- Rochas calcárias

- Plantas: 3 Anúbias (nana) e feto de 1 Java

Os parâmetros da água são:

- Temperatura 27ºC

- Ph: 8,5

- GH: 8

- KH: 10

Estava a pensar em colocar Placidochromis Caereulus, e Auloncara porque, pelo que tenho lido na net, parece que são os mais pacíficos... Mas gostava de ter uma espécie herbívora, que ajudasse a 'limpar' as algas. Se puderem ajudar...

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:
- Medidas: 84 cm x 35 cm x 45 cm

84cm é quanto a mim muito curto quer para mbunas, quer para aulonocaras. Ambos os tipos requerem aquários com pelo menos um metro de frente para não haver problemas.

Estava a pensar em colocar Placidochromis Caereulus, e Auloncara porque, pelo que tenho lido na net, parece que são os mais pacíficos... Mas gostava de ter uma espécie herbívora, que ajudasse a 'limpar' as algas. Se puderem ajudar...

Placidochromis Caeruleus??

O unico placidochromis que conheço nas nossas paragens é o electra. Não querias dizer antes labidochromis caeruleus?

Quanto ao pacifico... é em relação ao normal dos ciclideos africanos, mas continua a ser agressivo como a grande maioria dos ciclideos africanos dos lagos, apenas um pouco menos do que aquilo que é normal nestes peixes.

Em relação aos aulonocara não acho boa ideia misturares com mbunas. Os mbunas são demasiado agressivos e demasiado agitados para os aulonocara. Alem disso os mbunas gostam de calhaus ao passo que os aulonocara gostam de águas abertas. Num aquário grande ainda dá, agora num pequeno como o teu é para esquecer.

Alternativas para esse teu aquário:

-Kribensis

-Ciclideos africanos dos rios

-conchiculas do tanganika

-julidochromis (tanganika)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Vítor Soares

Olá Victor,

deves estar a referir-te aos Labidochromis Caeruleus e nao Placidochromis banana rock , de qualquer forma seria bom pensares muito bem nas espécies que irás colocar uma vez que o teu aqua não tem as medidas mínimas aceitáveis para um biótopo Malawi. Talvez umas conchiculas do Tanganyka favorecessem em grande esse aqua, mas são opções. Relativamente à limpeza das algas (se é que se pode chamar de limpeza) tens disponível no mercado alguns peixes ideais para aquarios de ciclideos africanos, tais como os Synodontis Eupterus ou Synodontis Multipunctatus.

Um abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:
Olá Victor,

deves estar a referir-te aos Labidochromis Caeruleus e nao Placidochromis :-D , de qualquer forma seria bom pensares muito bem nas espécies que irás colocar uma vez que o teu aqua não tem as medidas mínimas aceitáveis para um biótopo Malawi. Talvez umas conchiculas do Tanganyka favorecessem em grande esse aqua, mas são opções. Relativamente à limpeza das algas (se é que se pode chamar de limpeza) tens disponível no mercado alguns peixes ideais para aquarios de ciclideos africanos, tais como os Synodontis Eupterus ou Synodontis Multipunctatus.

Um abração,

Olá Marco,

Estava mesmo a fazer confusão... Como estava na net a ver espécies (de Placidochromis) fui na onda... Também já houve mais pessoal a aconselhar os synodontis para a equipa de limpeza. Vou aceitar a sugestão (depois de ter aquário estabilizado).

Gostava mesmo de ter um (mini) biótopo do Malawi, por mais pequeno que fosse, sem limitar muito o desenvolvimentos dos peixes... Estive a fazer pesquisa na net, e há espécies de Mbunas e Aulonocara bastante pequenas. Para não misturar Mbunas com Aulonocara, conheces alguma espécie de Mbuna suficientemente pequena para um aqua de 120 litros?

Abraço,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:
Pessoalmente não misturaria mbunas (ex: labidochromis) com peacocks (ex: aulonocara), pessoalmente prefiro (e é o indicado pelos vários estudos já efectuados) manter os mesmos biótopos e não misturar.

Cumpts

Estás a referir-te ao Habitat Ricardo, pois o biótopo é o mesmo Malawi! :-D Dentro do Lago existem de facto três habitat's diferentes: um arenoso; outro rochoso e por fim um último que conjuga estes dois factores mas com uma profundidade muito maior onde se encontram maioritariamente predadores.

Contudo, tens toda a razão quando dizes que o ideal será constituir apenas um tipo de habitat, sendo mais fácil assim proporcionar as condições exigidas por determinado tipo de espécies.

Um abração,

APC #195

Meu Blog

Publicado:
Olá Victor,

deves estar a referir-te aos Labidochromis Caeruleus e nao Placidochromis :-D , de qualquer forma seria bom pensares muito bem nas espécies que irás colocar uma vez que o teu aqua não tem as medidas mínimas aceitáveis para um biótopo Malawi. Talvez umas conchiculas do Tanganyka favorecessem em grande esse aqua, mas são opções. Relativamente à limpeza das algas (se é que se pode chamar de limpeza) tens disponível no mercado alguns peixes ideais para aquarios de ciclideos africanos, tais como os Synodontis Eupterus ou Synodontis Multipunctatus.

Um abração,

Marco, os synodontis não comem algas. Eles preferem sempre que possível invertebrados e comida convencional. São uma boa equipa de limpeza mas de restos de comida, não de algas.

Um bom comedor de algas para aquários de africanos é o comedor de algas chinês.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Marco, os synodontis não comem algas. Eles preferem sempre que possível invertebrados e comida convencional. São uma boa equipa de limpeza mas de restos de comida, não de algas.

Olá Nuno,

Obrigado pela ajuda (em relação ao Synodontis), e por ter fechado o outro tópico (falta de experiência nestas andaças dá nisto...)!!

Mas em relação ao aquário, tendo em conta a sua experiência, não há nenhuma espécie que eu possa usar num aqua de 120 litros, sem a limitar??

Estou a fazer pesquisa num site sobre ciclídeos (http://www.cichlid-forum.com), onde descrevem algumas espécies de Aulonocara como bastante pacíficas (ex. Baenshi), e não ficam muito grandes (5'' = 12,7 cm). Será que os 120 litros não dão para um macho e duas fêmeas??

Mais uma vez, muito obrigado pela vossa ajuda!!

Abraço,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Exacto Nuno, eu queria referir-me à limpeza dos detritos de comida depositados no aquário e sua consequente decomposição que muitas vezes contribui (entre outros factores) para o aparecimento de algas nos aquas. Sorry! :-D

Um abração,

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Olá Victor,

apesar do tamanho que os ciclideos do Malawi podem atingir ser muito relevante para o seu bem estar num aqua, o factor territorialidade é de facto muito forte. Precisamente por isso estes peixes precisam de muito espaço para evitar confrontos e lutas que por vezes atingem proporções muito sérias que em nada prestigiam a aquariofilia e muito menos os aquariófilos cheers que acabam por ver os seus peixes mutilados ou mesmo mortos! A questão das Aulonocaras Baenchi serem pacíficas tem muito que se lhe diga, porque para além das características gerais de cada espécie existe a personalidade e temperamento próprio de cada um. São apenas sugestões Victor, para que mais tarde não desmoralizes ou te aborreças com o comportamento dos teus peixinhos. Para além do mais, custa-me a acreditar que (pelo menos eu não aguentava :-D ) com tantas espécies de Ciclídeos do Malawi tu te contentasses apenas com um casalito de Aulonocaras durante tempos e tempos.... ;)

Um abração,

APC #195

Meu Blog

Publicado:

oi,

bem como já esta tudo dito, desejo-te boa sorte para o teu aquario, e já agora,

não precisas de ter um termostato de 300w ai, um de 150w chega perfeitamente,

abraco e boa sorte

Publicado:

Obrigado pelas dicas!!

Vou começar a fazer pesquisa sobre espécies do Lago Tanganyca... Mas muito contrariado :-D)

Abraço,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:

Boas Vitor.

Respondendo a uma questão tua no outro tópico, pessoalmente com um aquário com essas dimensões e se realmente quiseres mbunas, os que eu vejo como 'pequenos' e pacíficos são:

- Iodotropheus Sprengerae

- Labidochromis Caeruleus

E é claro que terás sempre a hipótese de montares um aqua monoespécie.

Estás a referir-te ao Habitat Ricardo, pois o biótopo é o mesmo Malawi! Dentro do Lago existem de facto três habitat's diferentes: um arenoso; outro rochoso e por fim um último que conjuga estes dois factores mas com uma profundidade muito maior onde se encontram maioritariamente predadores.

Contudo, tens toda a razão quando dizes que o ideal será constituir apenas um tipo de habitat, sendo mais fácil assim proporcionar as condições exigidas por determinado tipo de espécies.

Um abração,

Oi Marco, realmente a minha intenção era referir-me aos habitats e não sei porquê usei a palavra biótopo :-D Daw. Mas ainda bem que corrigiste.

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Publicado:
84cm é quanto a mim muito curto quer para mbunas, quer para aulonocaras. Ambos os tipos requerem aquários com pelo menos um metro de frente para não haver problemas.

Placidochromis Caeruleus??

O unico placidochromis que conheço nas nossas paragens é o electra. Não querias dizer antes labidochromis caeruleus?

Quanto ao pacifico... é em relação ao normal dos ciclideos africanos, mas continua a ser agressivo como a grande maioria dos ciclideos africanos dos lagos, apenas um pouco menos do que aquilo que é normal nestes peixes.

Em relação aos aulonocara não acho boa ideia misturares com mbunas. Os mbunas são demasiado agressivos e demasiado agitados para os aulonocara. Alem disso os mbunas gostam de calhaus ao passo que os aulonocara gostam de águas abertas. Num aquário grande ainda dá, agora num pequeno como o teu é para esquecer.

Alternativas para esse teu aquário:

-Kribensis

-Ciclideos africanos dos rios

-conchiculas do tanganika

-julidochromis (tanganika)

Olá Nuno,

Encontrei numa loja outra espécie de placidochromis: o Placidochromis Milomo. Mas é grande demais para o meu 'penico' :wink:

Cumprimentos,

Vítor Soares

Atenciosamente,

Vítor Soares

Publicado:
Estou a fazer pesquisa num site sobre ciclídeos (http://www.cichlid-forum.com), onde descrevem algumas espécies de Aulonocara como bastante pacíficas (ex. Baenshi), e não ficam muito grandes (5'' = 12,7 cm). Será que os 120 litros não dão para um macho e duas fêmeas??

Não podes pensar no teu aquário em termos de litros de água mas sim em termos de comprimento, é isso que é importante.

O teu aquário tem 84cm. Uma aulonocara tem 6,5X o seu comprimento de água para nadar. Mas as aulonocaras são peixes de águas abertas e muito rápidos pelo que esse espaço acaba por ser muito curto para elas estarem à vontade.

A opção que o Ricardo Antunes te deu também é boa. Colocar labidochromis caeruleus ou iodotropheus parecem-me boas opções. Repara que digo ou e não e. Isto porque acho que 2 espécies de mbunas, ainda que pacíficos, nesse aquário é um pouquito demais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas

Tens 2 opções para mim são válidas:

Iodotropheus e pensar num aquario maior no futuro para teres mais especies.

Casal de Kribensis, ficaria ai bem se não tivesses a pensar num novo aquario

Qualquer das formas e indo para Mbunas, vai para os Iodotropheus (1+ 2F) e não mexas mais chainsaw

Abraço

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]