Recommended Posts

Publicado

Olá!

Amanha de manha vou buscar pedras á praia, a minha pergunta era se posso colocar nom eu aquário devidamente fervidas?

Obrigado

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

ola Diogo!

O colocares essas pedras no aquario, vai depender do tipo de pedra que apanhares, do tipo de aquario que tems, etc.

Pois se apanhares pedras de origem calcaria, nao deves coloca-las nuum aqua com escalares, por exemplo.

Publicado:

Olá Motar!

O meu aquário é de 20 litros e tem 2 platys, 1 corydora e 1 Oto. Affinis.

Ainda não tenho as pedras, tou um pouco adoentado, então foram os meus pais buscarem.

Logo que tenha fotos coloca aqui, para depois vocês dizerem o que acham!

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá!

Já chegaram as pedras!

Aqui vai uma foto delas!

Fotografia%201.jpg

Digam-me por favor se posso colocar estas pedras no meu aquário de 20Litros juntamente com 2 platys, 1 corydora e um Affinis.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá Motar!

Obrigado pelas melhoras e pela dica.

Eu vou colocar as pedras por dois motivos, a cabomba ta sempre a sair porque nao ganha raiz por causa dos platys (as perseguiçoes nocturnas ;) ) então tenho de colocar algo pesado entao pensei colocar as pedras.

O segundo motivo é o musgo no areão, so demora 2 dias a ficar direitinho, a minha corydora albina tem a macnia de ir para lá, assim coloco algumas pedras e e la ja nao levanta o musgo, pelo menos até este agarrar defenitivamente ao areão.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá!

Esqueci-em de perguntar. Estas pedras devem ser fervidas por quanto tempo? O tempero ;) é o mesmo que para um tronco?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá mini!

Basta ferveres por alguns minutos para garantires a morte de bactérias que possam prejudicar o ecossistema do teu aqua.

Para veres se as pedras são boas põe-lhes umas gotas de vinagre. Se houver efervescência é porque são calcareas e irão aumentar o ph. Se não è porque são inertes e podem ir para o aqua à vontade. Pelo aspecto das que se vêem são inertes.

As melhoras ;)

Abraço

Fernando

Publicado:

Olá Pessoal!

Obrigado pelas dicas. Fiz o que voces disseram, as pedras já estão no aquário e ficou muito fixe. Agora é só preciso ter uma maquina digital boa para puder partilhar convosco as fotos.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

boas!

vinagre? em cima de uma pedra calcárea faz efervescencia??? em teoria sim, mas em prática não é bem assim, quando se coloca por exemplo uma gota de vinagre numa pedra mármore (calcarea) não vai acontecer nada, ou se acontecer vai ser algo de imperceptivel, já que a superficie de contacto é muito pequena, com ácido cloridrico a história é totalmente diferente, já que o áciado é muito forte e a pequena superficie de contacto é suficiente.

para se usar o vinagre tem de se desfazer parte da pedra em pó e adicionar mais vinagre que pedra dentro de, por exemplo um colo de vidro incolor, assim pode-se verificar se há efervescencia com mais facilidade usando vinagre.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Olá Tax!

Eu por acaso não fiz o teste do vinagre, mas dá para ver que não são calcárias. Eu vou andar de olho no ph...

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá!

O vinagre reage fácilmente com as pedras calcareas que mais fácilmente se encontram no mar. É verdade que em algumas só mesmo com ácido é que dá para ver. Mas cuidado ao manejar o ácido. Não o referi por ser perigoso ao contrário do vinagre.

Continuem bem :twisted:

Abraço

Fernando

Publicado:

Olha, em vez de ácido clorídrico que é difícil de arranjar, podes usar ácido muriático que é 90% ácido clorídrico e custa menos de €1 em qq grande superfície.

Aí ficas mesmo sem dúvidas nenhumas :oops:

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!