nsantos Publicado Dezembro 13, 2006 Publicado Dezembro 13, 2006 Boas, Parece que algumas folhas das plantas do meu aqua estão a secar, enquanto outras vão crescendo a bom ritmo. No substrato tenho húmus, turfa granulada, fertilizante da Prodac, areao fino e areão grosso. Coloco uma "bola de ferro" que se vai misturando com a água e fertilizante liquido 1 vez por mês...a iluminação é de 15 W da aquapor. O aqua é de 50x25x30 cm... Se alguém me pudesse ajudar... A foto de um exemplo de folhas doentes: Abraços, Nuno Santos O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=52990
jonasguindaste Publicado: Dezembro 13, 2006 Publicado: Dezembro 13, 2006 boas! 15 W parece-me muito pouco... não será esse o problema?
nsantos Publicado: Dezembro 13, 2006 Autor Publicado: Dezembro 13, 2006 Talvez...o aqua tem mais ou menos 30 litros o que dá uma média de 0,5 W por litro. Também apanha luz exterior. A riccia e a cabomba estão a desenvolver-se bem. Só esta planta de folha larga (acho que uma echinodorus) apresenta algumas folhas assim. Reparei que nos mesmos pés onde as folhas adultas estão a secar começaram a crescer também algumas novas... Se for da iluminação que lâmpada devo usar para complementar a de 15 W? Abraço, Nuno Santos O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=52990
Murkas Publicado: Dezembro 19, 2006 Publicado: Dezembro 19, 2006 (editado) Só esta planta de folha larga (acho que uma echinodorus) apresenta algumas folhas assim. Se for da iluminação que lâmpada devo usar para complementar a de 15 W?Abraço, Nuno Santos Nuno, sem ter certezas acho k o prob da tua echinodorus ('Red Diamond'??? ) é falta N (Azoto) e\ou Mg (Magnesio) e\ou Ferro e\ou K (Potassio) mas podes confirma-lo com a leitura do topic: Topico Andre Silvestre - Artigos a não perder Na parte que diz Manutenção de plantas aquáticas - Parte I: Nutrientes (ainda não se encontra disponivel devido ao update do forum (I Think!!)) Eu inclino-me mais para uma carencia de N e K mas havera por ai muita gente dar-te certezas bem melhores que as minhas... Quanto a luz penso que se arranjares mais uma lampada de 15W tens o prob resolvido ou entao substituires as duas por uma PLL de 30W (nao tenho a certeza se são 30 watts certos, mas se nao forem anda la perto)! Abraços e vai dando novidades... Editado Dezembro 19, 2006 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murkas Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 (editado) (Topico Andre Silvestre - Artigos a não perderNa parte que diz Manutenção de plantas aquáticas - Parte I: Nutrientes (ainda não se encontra disponivel devido ao update do forum (I Think!!)) Podes sempre falar com o membro Andre Silvestre a perguntar se ele te pode arranjar os artigos... Abraço Editado Dezembro 22, 2006 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 E procurar, não? Todos os antigos tópicos do fórum estão disponíveis... apenas os links estão errados. Os tópicos estão no Sub-Fórum de melhores tópicos de água doce: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 E procurar, não? Todos os antigos tópicos do fórum estão disponíveis... apenas os links estão errados. Os tópicos estão no Sub-Fórum de melhores tópicos de água doce: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 Cumprimentos Luís Fortunato Já agora obrigado pela informação banana rock ... Mas já que falas nisso talvez fosse boa ideia meter um aviso no link antigo a dizer a nova localização dos artigos (so uma sugestao)! Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts