Visitante Publicado: Março 21, 2004 Share Publicado: Março 21, 2004 Desde já agradeço todas as vossas respostas Depois de ter matutado sobre o Ph da minha agua que tem Ph6.5 começei a fazer uns testes : 1 balde - agua sem bomba para circulaçao de agua ( agua parada) 2 balde - agua com bomba para circulaçao de agua 3 balde - agua com bomba e com umas pedras calcarias Passado 24H fui medir o Ph, balde 1 com 6.5, 2 balde com 7.0 e 3 balde com 7.0 tb. Ora bem, eu como ainda sou leigo nisto como é ke o Ph simplesmente aumentou com a simples movimentaçao da agua? o Kh manteve-se a 4+-5. abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 22, 2004 Share Publicado: Março 22, 2004 Boa noite Obrigado pelo incentivo Foca, na verdade os peixes estao bem assim como as plantas mas algo se passa pois medindo com o teste que ca tenho da Tetra acusa 5 mas a cor e tao mais viva doque o amarelo de referencia que eu acredito mesmo no valor do medidor electronico Sempre que mudo o teste acusa um ph de 6.5 ora isto prova que o teste funciona :D Abraços Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Março 22, 2004 Share Publicado: Março 22, 2004 O aumento de trocas gasosas à superfície no balde 2 aumentou o pH porque fez evaporar o CO2 dissolvido descompensando o equilibrio carbónico na água. Essa descompensação fez com que parte do carbono existente sob a forma de ácido carbónico se reagrupasse sob a forma de CO2... que por sua vez foi evaporado... e assim por diante. Por outras palavras, indirectamente baixaste o ácido carbónico da água e como tal o pH subiu. Abraço- Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel.RS Publicado: Março 24, 2004 Share Publicado: Março 24, 2004 é pá...só uma achegazita...ao comentário que o ppl fez ao foca1 a vida a pH 3 é possivel! Dou-vos o exemplo de um lago que conheço em SÃO PEDRO DA COVA!!! o lago resulta de algumas fontes da região, o ph seria portanto perto de 6, mas as águas de escorrenci das minas de ardosia e ouro com tds os produtos que trazem baixam o ph PRA 2,5!!! AH POIS É!!! ainda assim..existem lá peixes e plantas...(é a minha prof de paleontologia que o diz, já akilo é ao pé do parque paleozoico de valongo, mas acho que os peixes desenvolveram mutações Lamarkismos yuk para se adaptarem às condições do meio! olhem que os peixes são Bogas!!!) Citar http://memgundarbtt.blogspot.pt/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ep Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 Amigo Pedro R: O problema q apresenta de pH mt baixo pode ser com certeza derivado do valor de GH estar baixo dado q deveria estar entre 8 a 16º , como é sabido um valor de 5 é para uma água bastante mole , por outro lado o valor KH também podia estar um pouco mais alto isto é , uns 2 furos acima pois com um valor de 2ºKH podem ocorrer variações grandes de pH em prazos de 24 horas . Por outro lado o amigo n dá informações dos restantes valores da água , mas mesmo assim eu sugiro q suba o GH e o KH em simultâneo em 2º dh , misturar para cada 100l cerca de 1,8g de carbonato de cálcio CaCO3 dá um aumento aproximado de 1ºdh nos dois valores , se usar uma ou duas mãos-cheias de gravilha muito fina de mármore branco (é só dar-lhe com o martelo ! e lavá-la bem com água do aq !) também dá resultado mas é empirico e mais lento , de forma q é conveniente colocá-la num género de prato donde n caia (para o areão!) para se poder reduzir a quantidade se necessário , depois pode subir ainda mais 2º o GH , misturar cerca de 30g de sulfato de cálcio CaSO4 em 100l de água dá uma subida de 1ºdh . Como sugeri embora o método da gravilha fina de mármore seja empírico n tem tantos riscos de enganos com as dosagens ou com a pureza dos produtos , pois existe por exemplo nas lojas de materiais de construção civil o sulfato de cálcio á venda pois é simplesmente o gesso , mas SINCERAMENTE eu aconselho antes a comprar numa loja de produtos químicos p/laboratórios . Tb a injeção de CO2 trás sempre um abaixamento de pH ! ok , n sei se está a ser injectado no aq !? e em q quantidade mg/l ou ppm !? Por outro lado o pH dum aq comunitário deve-se encontrar num valor de 6,8 uma vez q tem várias vantagens e desvantagens nenhumas !!! . Atenção : sempre q se mexe nos valores da água é absolutamente necessário controlar pelo - os valores uma vez ao dia . Mais uma dica : se bem me lembro o teste da marca q referenciou ( T ) n é grande coisa (para mim !) uma vez que a escala em saltos de 0,5º é grosseira , deverá arranjar outro q tenha saltos de 0,2º q álias são a maioria deles ! . Adeus , ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 GH entre 8 e 16 é capaz de ser o ideal para guppies, sinceramente não sei... MAS....ATENÇÂO! O GH NÂO influência O pH! Apenas o KH o faz... O GH (pelo menos os testes que usamos) medem a quantidade de iões de cálcio e magnésio, estes iões não provocam aumento ou diminuição do pH... O que acontece é que as rochas que libertam estes iões também têm muitos carbonatos sob muitas formas...daí KH altos estarem associados a GH altos, e portanto a pH mais elevados... O pH é a concentração de iões OH- e H+ (pH 7 temos igual valores destes iões), maior proporção de OH- temos ambientes alcalinos maior proporção de H+ temos ambientes ácidos... um ácido contribui com iões H+ e o nosso bicarbonato de sódio contribui com o OH- e com iões de sódio (este não contribui para a dureza, no entanto faz aumentar a conditividade) A condutividade deveria ser o parâmetro a medir e nunca o GH, que representa apenas as concentrações dos iões de magnésio e cálcio... Agora com as novas tecnologias (medidores de condutividade), não há necessidade de medir o tal GH, na minha humilde opinião esta é uma "medida" arcaíca e ultrapassada. Eu ainda uso o "velhinho" teste GH, isto porque desgraçadamente tenho de poupar dinheiro para um desses medidores de condutividade... aqui em Portugal chegam a preços proibitivos... pelo menos consigo medir as concentrações de cálcio e magnésio, sendo estes...geralmente...os responsáveis pela condutividade... O sódio (entre outros elementos...) por vezes em certas áreas é demasiado vulgar...e este também provoca mudanças no meio que reflectem depois no equilibrio osmótico do peixe...pois é...com testes GH vulgares é complicado. Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ep Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 Amigo A.V. : O q diz é absolutamente correto , mas note-se q eu n afirmei q o aumento da dureza global fazia baixar a acidez e portanto aumentar a alcalinidade , n nos esquecamos q o valor KH tb funciona como uma espécie de travão , a questão é q nós homo vulgaris n podemos medir todos os sais dissolvidos um a um , álias nem nos interessa dado q n estamos a fazer ensaios de pureza , isso é para os laboratórios , por outro lado é com uma dureza carbonatada boa á volta de 4 a 5º dh ou + q podemos mexer ALGO no pH sem o perigo de quebras ou saltos importantes , nomeadamente por descalcificação endógena , vai daí , eu normalmente n conseguir obter valores carbonatados bons numa água muito macia e por isso aconselhei também o aumento da dureza global , espero n ter cometido nenhuma gafe , por outro lado neste momento ainda me é difícil aconselhar um valor óptimo a medir com o aparelho de condutividade pq realmente eu n utilizo este medidor e embora saiba q uma água muito pura (práticamente desmineralizada q n é o caso de 1 aq !!!) deva ter menos de 15 microSiemens/cm para a água normal de um aq eu não tenho um valor óptimo q possa aconselhar como disse atrás pois efectivamente os aqs variam muito de aq para aq e possívelmente eu nunca chegarei a conseguir realmente aconselhar uma faixa de valor óptimo . Em relação tb ao teste de GH eu sei que está um pouco ultrapassado derivado tb como diz o meu amigo muito corretamente pelos medidores de condutividade eléctricos ou electrónicos (digitais ou não), mas convenhamos q na relação preço<>utilização<>proveito o testezito sai bem mais em conta !!! álias convenhamos q hoje em dia há mais testes q estão completamente obsoletos como por ex o do pH e o do CO2 , dado q já existem medidores digitais mas ... $$$ !!! . Em relação as questões da pressão osmótica , convenhamos q para a maioria dos colegas é um assunto sem um interesse muito grande , visto q é assunto q interessa por ex. a quem faça reprodução com fins comerciais o q álias já aconteceu comigo a anos atrás , e esta é a principal razão por q eu até hoje nunca falei dessa questão a ninguém neste site . O valor de 8 a 16º dh é um valor médio para pxs comunitáros poder-se-á ter de fazer variar este valor para um aq de espécies . Óbviamente fica o meu agradecimento pela achega pois irá concerteza levar ainda + luz a alguém q dela precise . Cumprimentos ao amigo A.V. Adeus , ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 Amigo ep, interpretei mal as suas palavras...pelo facto peço desculpa. Eu cá ainda confio nos testes baratos de pH, isto porque efectivamente "contam" os tais iões OH- e H+. O mesmo acontece para os testes KH e mesmo CO2 (entre outros). Agora os testes tradicionais de GH é que sinceramente servem de pouco quando por exemplo se tem muito Na+ na água... Por isso referí a necessidade de medir a condutividade. Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Bom dia Obrigado amigo EP pela ajuda Quanto a duvida sobre o co2 eu nao fasso qualquer adição no meu aquario. Como tambem não tenho troncos e nem decoração , não percebeo como baixa tanto o meu ph Ja agora que testes me aconselham a comprar pois nao vejo testes com valores tao baixos e se vale a pena fazer mais algum teste , qual? Continuo a fazer TPA todos os Domingos e na quarta feira seguinte ja tenho os valores alterados Abraço Pedro Rodrigues P.S Os agradecimentos são estensivos a todos quantos teem ajudado Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Em relação as questões da pressão osmótica , convenhamos q para a maioria dos colegas é um assunto sem um interesse muito grande , visto q é assunto q interessa por ex. a quem faça reprodução com fins comerciais o q álias já aconteceu comigo a anos atrás , e esta é a principal razão por q eu até hoje nunca falei dessa questão a ninguém neste siteNão tinha reparado nestas frases...sem interesse? De certeza? Se falhar o tal equilibrio osmótico o peixe (ou planta) vão desta para melhor.... Acho que merece todo o interesse! Por isso alguns peixes são de águas duras e outras de água macias, no entanto volto a frisar que água macia pode ter uma quantidade de minerais incriveis...e portanto provocar desregulação osmótica nos peixes de águas macias... Tenho o mesmo problema do gigaboot, so que o meu mais grave tenho um ph de 3.4 medido electronicamente pois desconfiava do teste da tetra e tenho um Gh 5 e um Kh de 2 Eu se fosse a ti confiava mais nos testes tradicionais...os electrónicos têm a mania de se descalibrarem, e os electródos duram pouco...começando a falhar... Ainda confio hoje mais nos testezinhos quimicos! com KH=2 tens 2 hipóteses para teres essa acidez: 1.tens muito ácido fósfórico (ou outro) que altera e dá valores erróneos em alguns testes quimicos (não creio ser o caso) 2. tens quantidades incriveis de CO2 (também não será o caso) Em equilibrio (com muita agitação superficial da água e sem CO2) e com esse KH terás 7,2 pH +/- (não fiz contas). Para teres esses valores de pH terias de ter KH muito próximo de 0, e ausência de outros buffers (há mais buffers sem ser o tal KH dos carbonatos), o tal ácido fósfórico é um desses buffers ... Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Boa trade Hoje antes de fazer a TPA habitual medi os valores e continua a piorar PH continua muito baixo o KH mal coloquei a 1ª gota mudou logo para amarelo e o dh 4 O valor do ph com o teste que tenho so vai ate aos 5 mas a cor continua tao viva que esta mesmo muito baixo Ja agora Antonio podias dizer que testes utilisas, caso nao queiras fazer publicidade envia-me por mp se faz favor. O estranho e que continuo sem saber o que provoca esta queda tao grande nos valores Alguem me pode dizer algo sobre isso? Obrigado Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Mais uma curiosidade Quando abri o copo do filtro a esponja azul que la tinha introduzido virou roxa Sera normal? Nunca tinha visto nada assim Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 hum... fazes com que frequência as mudas de água? A tua água que usas para encher o aquário tem que pH e quanto de KH? Uma forma de "destruir" o KH é deixar a água envelhecer, as bactérias no filtro dão cabo dos carbonatos! marcas de testes? usei tantas... todas funcionaram, até mesmo dessa que tu referistes...geralmente compro a mais barata. forma de resolver o problema? -mudas de água...se a água que introduzires tiver algum KH (de forma sustentável, não troques mais de 25% da água de repente). -Se a água que introduzires tiver pouco KH, podes juntar algum bicarbonato de sódio na água da muda...(1 colher de chá aumenta em 1 unidade o KH em 250 litros, faz tu as conversões...como é lógico 1 colher de chá em 50 litros aumenta 5 unidades o KH) Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Um bom valor será KH=3 (se eles aguentaram KH=0...devem ficar bem em KH=3... ) não tentes ter logo KH=3 de repente... tenta que a mudança demore pelo menos uma semana de KH=0 a KH=3. Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jorgehcosta Publicado: Março 27, 2004 Share Publicado: Março 27, 2004 Viva! Olá Pedro Esse fundo azul que tens no aquário, está dentro ou fora dele? Realmente essa história da esponja roxa é muito estranha Não tens nenhuma decoração artificial dentro do aquário Citar Um Abraço Jorge Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Boa noite Ola Jorge O fundo e por fora do aquario e nao tenho nenhuma decoraçao a nao ser plantas e umas 3 rochas vulcanicas Antonio faço as mudas todas as semanas ao domingo e na quarta os valores ja estao alterados A agua com que faço as TPA tem de GH 2 e de KH 4 Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 O mistério adensa-se... já pensaste em mandar analisar a água da tua torneira? é meio estúpido, mas realmente já não estou a ver o que mais possa ser... tens algum irmão mais novo a quem dás porrada e que gosta de brincar com ácido? epa... turfa n usas pois n? que cena marada Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Twilight zone!!! hum...uma ideia maluca...(MALUCA) Vi um documentário que uma corrente eléctrica negativa a percorrer metal fazia com que os carbonatos e o cálcio etc.. fossem atraidos para esse anodo... Isto em aquários de reef, é excelente! será que andas aí com correntes eléctricas no aquário? ainda alguém se aleija!!! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Bom dia Realmente o misterio continua MrPCB nao utiliso turfa e nao tenho nenhum irmao que possa fazer isso Quanto a agua da torneira tem valores aceitaveis António as unicas correntes electricas são as associadas ao filtro esterior e a lampada flurescente. Será que o problema vem do filtro exterior não ter capacidade suficiente para o aquario?! É um velhinho 2211 da Eheim Será da lampada flurescente F30T8/GR, que vinha num reflector da Aquapor ao qual eu retirei o acrilico que protegia a lampada e acrescentei papel de aluminio a fim de aumentar a reflexao da luz, que nao e suficiente para as plantas fazerem fotossintese. Acrescentei uma bomba de ar para aumentar as trocas gasosas Para tentar subir o Kh coloquei umas conchas partidas para ver se sobe lentamente. Obrigado pela ajuda Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Epa, quanto mais descreves mais a coisa se torna incompreensivel Temos que combinar uma romaria a tua casa para ver o freakshow podes cobrar entradas hehehe Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Boa tarde Fico a espera da romaria MrPCB Sao bem vindas todas as ajudas Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio DSM Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 pH 3.4 ixo é teoricamene impossivel...... os teus peixes simplesmente n deve existir....o teu vidro tinha sido corroido e se uma gota dexa agua tivexe o azar de ciar em cima da tua mao abria-te um buraco... akredita pk a minha mae é prof de fisico-quimica e confirmou-me ixto k eu dixe Citar Cumprimentos Ex green goblin Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 O vidro tinha sido corrído? então e ácido sulfurico puro numa garrafa é o quê magia? pH 3.4 é irreal sim senhor, mas não é como dizes. Provávelmente o Pedro tem um pH superior a esse mas mesmo assim muito baixo, eu por exemplo já mantive peixes a pH 4.5 (por distracção está claro) agora corroer o vidro? Pedro, podemos combinar dar um pulo aí a tua casa para juntar mais um par de olhos à coisa... eu até costumo andar por Oeiras. Abraço, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio DSM Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 se calhar exagerei:oops:mas kd digo corroído n digo desfeito....digo em más condiçoes....e é mutio raro axar acido sulfurico puro..(normalmente a concentração máxima é 90's e tais por cento) Citar Cumprimentos Ex green goblin Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rodrigues Publicado: Março 28, 2004 Share Publicado: Março 28, 2004 Boa tarde MrPCB se nao te der muito incomodo agradeço a tua disponibilidadde,vou adicionar o teu contacto do msn para combinar-mos isso melhor Queria agradecer ao amigo EP que hoje teve a amabilidade de se deslocar a minha casa com os seus testes para me ajudar Dos testes efectuados resultaram os seguintes valores Gh-4;Kh-1.5^;Ph- 6.5;Ca-15 ppm; Po4-0.25;O2-8 ppm; Co2-8ppm;Fe-0;Nitrito-0;Nitrato-25ppm;Amoniaco-0.1ppm. O teste a agua da torneira deu Gh-4;Kh-3;Ph-7.4 De referir que os valores estao influenciados pela TPA de ontem . O misterio continua: O que faz baixar tanto os valores no meu aquario?????!!!!! Obrigado a todos pela ajuda Abraço Pedro Rodrigues Citar Abraço Pedro Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts