aqua de 12000 litros


Recommended Posts

Bom venho pedir alguma ajuda para o meu projeto.

Eu tenho alguns peixes que vão ficar com um metro de comprimento quando adultos e como quero o melhor para eles vou fazer uma casinha maior .

eu comprei uma casa nova na qual vou construir um fishroom, as medidas são 5.5metros de comprimento x4m largura x2.2m na parte mais alta vindo a descer aos 2m na frente . o telhado vai ser em telha transparente para ter luz natural vinda de cima.

o aqua em si vai ter 4mCx2mL x1.5A o que vai dar perto de 12000litros .

vai ser feito no chão tipo lago com 2 janelas de vidro , cada uma com

1.5Cx1Altura . as minhas duvidas onde arranjar tinta epoxy para pintar e isolar o cimento , espessura do vidro, como aqueçe-lo , filtragem. eu já tenhgo algumas ideias mas tou aberto a sugestões :lol:

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que projecto!!!! Quanto a mim é muito arrojado.

Primeiro o solo está preparado para suportar 12 toneladas sem ceder?

Com 1,5m de altura a pressão na base são 1,5 toneladas por metro quadrado. Por exemplo uma placa de um prédio não suporta isto. Penso que não existe vidro com espessura suficiente no mercado para esta coisa. Se limitares a altura para 1 metro talvez seja viável com vidro de 2 cm de espessura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente alguem megalomano como EU! ;)

 

Eu já andei a investigar alguns projectos desse tipo. Vou construir uma casa de raiz eu também quero fazer uma cena dessas.

 

Pelo que já vi (tenho um amigo com um fishroom com cerca de 10000L) e li posso-te indicar o seguinte.

 

O fundo tem de ser construido em betão armado (tal como nas piscinas) para suportar o peso da agua e decoração.

 

As janelas (panoramicas ou não) se forem muito grandes têm de ser construidas em vidro especial (não sei bem os compostos, mas sei que é muito caro) ou então com uma tecnica que consiste em por dois vidros (vidro duplo, como as janelas de isolamento) e o espaço entre o vidro é preechido com um composto à base de resina transparente (evita as transferencias de calor e dá uma rigidez muito elevada, amortecendo o movimento da agua.).

 

O aquecimento é outro problema! São precisos alguns KW (como os aquecedores das piscinas) ou então um sistema a diesel (tal como nas piscinas também). Esse meu colega tem um sistema com paineis solares para o aquecimento da água, mas a manutenção também é dificil.

 

Como bomba, o meu colega usa uma bomba de 12000 litros hora (que também era de uma piscina) e tem dois ou tres aquarios a fazer de filtro. Tipo sump mas não por gravidade, fechados, com pressão...

 

É um projecto que requer muitos conhecimentos de engenharia... Continua a investigar, podemos continuar a trocar ideias...

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chão vai ser feito de raiz , é jardim agora , a nivel da parte de alvenaria não tenho muitos problemas pois o meu pai é construtor ele vai fazer-me as obras em casa, o meu problema é mesmo o vidro mas por isso é que tou a pôr duas janelas as quais vão ficar encostadas nos 4 lados sendo só uma área 1.5mx1m em duas janelas . eu tava a pensar em usar vidro duplo com 21mm , se voçês forem ao Aquário Vasco Da Gama tem aquele aqua dos pacus com vidro de 21mm muito maior e com quase a mesma agua e com um grande vão.

Na filtragem a minha ideia é de pôr uma torre de bioballs acima do tanque a qual vai escorrer para um filtro de plantas ao longo da traseira do aqua indo daí para a agua ,como vou utilizar a agua do tanque para a rega do jardim vai haver TPAs diárias no verâo e mais reduzidas no inverno, outra coisa tou no Algarve não faz assim tanto frio ;) . o aquecimento terá de ser para o fishroom mas penso que com aqueles sistemas de parede Acumuladoures bihorários dê para manter a 24Graus

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pá!!! Tá aí um sonho antigo meu...

Fazer uma casa de raiz, com cave e um "lago" na lateral com janelas na cave...

Não deve ser fácil mas força!

E a ideia de contactar o oceanário é boa sim...

Vá nos actualizando..

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

acho o projecto muito interessante e que pelos vistos é mesmo pra levar em frente, força nisso!!

 

tenho a pulga atras da orelha biggrin quais são os peixes que pretendes por no tanque, peixes de 1 metro :lol: são amazonicos?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente, o projecto é megalomano, mas fazivel e que todos temos curiosidade nos detalhes de fauna e flora ..... isso temos ....

 

Conta mais do teu projecto e vai actualizando o status da coisa

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes são os que já tenho .

Arowana : osteoglossum bicirrhosum.

Carapo carapo

raia motoro.

raia histrix

varios plecos normais e gibbecs ( está mal escrito :( )

mais uns peixes gato cujo tamanho vai dos 20cm aos 70cm quando adultos .

A minha channa striata .

quero arranjar uns cichlas temensis ou ocellaris.

vou por um cardume de nigrofasciatos e joías para se reproduzirem nas rochas que vai levar na traseira do aqua servindo de alimento para os maiores.

um peixe que tou em duvida por ser extremamente voraz é um RTC

prhactopephalus hemioliopterus mas o qual acho lindo

e depois aceito peixes demasiado grandes para aquas normais ,o Aquario Vsaco Da Gama já não recebe

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a respeito de aspirar o fundo como abomba vai puxar do mesmo tipo lago não devo ter problemas . como flora vai levar algumas plantas flutuantes tipo jacintos e outras , no filtro de plantas leva plantas palustres que saiam fora de agua , aqui tenho uma duvida se faço o filtro dentro do tanque com umas rochas a impedir a entrada dos peixes ou se faço acima do tanque

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem mesmo .....

 

tenho um pleco com uns 12 cm num aqua de 120*40*50 se ele crescer muito mais terei todo o gosto em ve-lo nadar num local desses.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quem se acha megalómano e pensa que descobriu uma cara metade, desengane-se. Caras metades com esses sonhos aqui são muitas (eu mais uma).

 

Dá uma olhadela neste site www.greenchapter.com . Apesar de ser um site não português eles têm esse tipo de ideias megalómanas.

Podes pedir assistência também em www.cichlidforum.com e em www.aquaticquotient.com, são foruns onde volta e meia aparecem projectos desses.

 

Quanto à iluminação acho que a luz natural vai ser o melhor, no entanto À noite terás que ter alguns focos se quiseres ver os peixitos.

 

O aquecimento optava por aquecimento por paineis solares ( vê aqui http://www.troquedeenergia.com/index.php?N...etos&Pesquisa=1 ), não sei se é exequível, mas punha uma bomba a fazer a circulação da água quente, por um sistema fechado de tubos por baixo do substrato.

 

Quanto ao resto das dúvidas não te posso ajudar, pede conselhos no AVG e no Oceanário.

abraço e boa sorte

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que vou por luz , pois ainda vai levar os meus atuais aquas, o acordo que fiz com a mulher é de não ter nada em casa, só posso pôr um outro aqua em casa quando eu montar um salgado :wink: .

eu vou pôr daqueles termoacumeladoures que ligam durante as horas economicas e mandam calor durante o dia.

Eu tou no Algarve deve têr 3 meses se tanto de frio :D ,mas posso sempre utilizar uns termostates de 1000Wt de titanio

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Projecto...isso é uma ideia fabulosa.

Sou arquitecto e quando faço projectos de moradias de raiz, por vezes faço algumas sugestoes para a instalação de aquarios incorporados na arquitectura da casa. Agora ter um projecto desses é uma loucura...um espectaculo. :?

Vai dando novidades porque tou curioso com o desenrolar dessa obra fantastica.

 

Um abraço

Editado por VanLuz007
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero começar as obras agora em Janeiro, faço a escritura na 1 semana e logon a seguir vão entrar os pintores, pedreiros e afins , eu entro de férias no dia 7 e toca trabalhar nisto

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zix, grande projecto! Eu sou de Albufeira e digo-te uma coisa, tenho painel solar em casa para aquecimento da água. Quando o montei instalei de forma que se faltasse o sol no inverno podia mudar para a electricidade de forma a ter sempre água quente. No caso de haver muitos dias seguidos sem sol (aqui no Algarve é rarissimo). Pois até hoje nunca foi precisei de mudar para a electricidade (vantagem de viver no Algarve), aconselho-te no entanto a teres também uma alternativa nesse mesmo painel pois isso permite estares mais à vontade em caso de algum imprevisto. Aqui em Albufeira o principal problema é manter as temperaturas da água dos meus aquários abaixo dos 30º no verão, se fossem de água salgada, ou tinha um refrigerador ou... Mesmo para água doce já pensei nisso...

Boa sorte para o projecto e conta com a minha ajuda se precisares.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já pensei em pôr painel mas na casa não no fishroom. a nivel de calor como é um grande volume de agua não me preocupo porque posso sempre injetar agua no aqua e regar o jardim com a do aqua :puppydogeyes: . a ideia é pôr o aquecimento daqueles de parede a oleo com termostáto nos 24g.

quanto a ajuda quando tiver de por rochas lá dentro faz sempre falta braços :puppydogeyes:

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, deixo-te aqui alguma bibliografia para consultares.

 

http://www.monsterfishkeepers.com/forums/f...isplay.php?f=67

 

http://www.monsterfishkeepers.com/forums/f...isplay.php?f=30

 

Força aí com isso.

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Que fixe... também existe loucos como eu.

Nos meus outros projectos extra aquários, construí dois lagos no meu quintal, um reservado aos meus patos e restantes animais em forma de "8" com cerca de 18m3 no qual tem um sistema de filtragem composto apenas por uma bomba submersível de 2" (deve fazer 18m3/h) com uma UV que mandei vir de Inglaterra. Como tenho um furo de água consigo fazer trocas parciais regularmente. Para este lago tenho um novo projecto que é apliá-lo em 20cm de alto por 50 cm de largura mas em rampa porque aquando da sua construção não me lembrei da dificuldade que os animais tinham em sair da água. Vou aproveitar as obras para construir a cascata.

O outro lago é o meu menino novo. É também em alvenaria e tem uma capacidade de cerca de 22m3 de água (1,20m de profundidade). No sistema de filtragem tenho uma bomba de piscina e um filtro de piscina e um Sistema de UV que veio ao mesmo tempo que o outro supra citado. Este lago é forrado a pedra inclusive a cascata (esta tem uma frente de cerca de 6m) com cerca de 16 bicos de injecção de água proveniente do filtro. Estou em fase de acabamentos. Cheguei à conclusão que preciso de um skimmer para extracção dos lixos que andam à tona da água, pelo que estou à espera da primavera para acabar esses pormenores para então colocar os peixes. Tens contactos fixes para peixes de lago? Carpas, etc, ?

Abraço

Neptenor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.