Guppy macho parado com olhos "esbgalhados"

Recommended Posts

Publicado

Viva,

Tenho desde ontem um problema com um guppy macho. Quase não s ealimenta, está sempre em recantos a respirar de forma ofegante e parece-me que os olhos estão ligeiramente maiores.

Controlei a agua e parece-me tudo bem: PH 6,5

Gh 15

Nitritos 0

Nitratos 0

Os outros peixes parecem estar bem, apenas uma femea platty que está na materinade tb me parece com respiração ofegante.

Alguém me pode dar uma ajuda?

Abraço

Marco

Publicado:

Olá!

O ph está um pouco baixo para os guppys, eles gostam de um ph de 7.2... :wink:

O que o teu guppy é a doença do Popeye, olhos maiores, parece que saltaram para fora. E á volta dos olhos esbugalhados tem tipo uma circunferencia branca, ora vê esta imagem:

fc9bed19.jpg

É isto que o teu guppy tem, não é?

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá mrangel!

A segunda foto dá bem para ver que os olhos estão mesmo enormes, nota-se um papo. Na minha opinião sem duvida que é a doença "Popeye". A minha foto representa um peixe com a doença popeye e se comparares ambas as fotos, têm á volta daquela coisa preta uma cena branca. Tratamento, segundo os meus conhecimentos, não existe.

Espera por mais informações :wink:

Adeus

mini

PS : PAra visualizar a fotografia (a minha), cliquem com o botão direito do rato na cruzinha, vão a propriedades, em seguida reitram o url, colam na caixa de endereço e por ultimo enter.

Diogo Oliveira

Publicado:

na fot que me enviaste parece que a zona branca é mesmo exterior ao olho, manifestando-se na pele À volta deste, correcto?

Publicado:

Olá mrangel!

Correcto! O melhor será esperares por alguem que te possa dar uma segunda opinião. :wink:

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

Popeye pode ser tratado com Antibiótico. Normalmente está associado a má qualidade da água.

Com trocas parcias podes eliminar a doença (escusas de recorrer ao medicamento). Porém se o peixe estiver já muito afectado/fraco o uso do medicamento é melhor.

Só tenho uma dúvida em relação a esse Platy... Tens a certeza que é uma fêmea?? :oops:

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Ola Nuno,

esta foto é do Guppy macho.

Infelizmente onte tive 2 baixas, o guppy e a fêmea platy, que estava com uma barriga enorme.

Morreram ambos durante a manhã de ontem. A platty estava "carregada de crias" pretes a nascer. nenhum deles apresentava qualquer sinal de doença, áparte dos olhos do guppy.

O que seja que eles apanharam, foi no aquario comum, onde todos os outros peixes me parecem de perfeita saude. Apenas introduzi novas plantas a semana passada, e tive o cuidado de as desinfectar antes de as colocar no aquario.

Os parametros da agua estã todos correctos.

ja tinha este guppy desde 2002, e já veio para cá adulto, sendo até a pouco tempo dos machos mais activos.

Sabem qual o tempo de vida médio de um guppy?

Abraço

Marco

Publicado:

Segundo o que li (já não sei onde), os guppys têm uma esperança média de vida à volta dos dois anos, por isso é provável que tenha mesmo chegado a hora dele por causa da velhice....

Publicado:

Amigo mrangel :

Os valores q manda da sua água são realmente muito poucos , para já digo-lhe que estranho q os nitratos estejam a 0 pois não é normal ! sabe o q significa ? no mínimo a água esta sem nutrientes (nitratos) nenhuns para as plantas ! para n falar de outros problemas , o valor ideal será abaixo dos 25mg/l , por outro lado deveria controlar n o Gh mas sim o valor Kh q é realmente importante para o bem estar dos pxs , num aq comunitário deverá estar entre 3 a 10ºdH, embora esse valor de Gh sirva para os pxs poderia estar + baixo e o pH deveria estar nos 6,8 embora o grupo dos Poeciliidae ao qual os guppyes e molis , e o dos Xiphophorusao qual os espadas e plátis pertencem , gostem de um pH entre os 7 e os 8,5 mas portanto em aq comunitários suportam bem os 6,8 a 7 de pH . á já agora a morte da platy q possívelmente morreu por n conseguir deitar os filhotes cá para fora pode ser efectivamente atribuída efectivamente a valores incorretos das durezas da água principalmente a dureza carbonatada ou seja o valor Kh .

Adeus , :)

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Publicado:
Segundo o que li (já não sei onde), os guppys têm uma esperança média de vida à volta dos dois anos

Correcto, dois a três anos de vida é a esperança de vida média de um guppy.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394