João Nuno Cruz Publicado Março 13, 2004 Publicado Março 13, 2004 Pois é!!! Um gajo mete-se nas coisas e só quando bate com a cabeça é que se lembra que afinal ainda havia uns pormenores a resolver... Meti-me a fazer um pseudo-plantado (já vos chateei muitas vezes por causa da identificação de plantas) e agora reparo que afinal não faço a mínima ideia de como podar as ditas e algumas estão a precisar de uma ajudazinha. Não pretendo saber como cortar, apenas por cortar, estou a falar de poda, pois não quero "matar" o que já consegui fazer. Assim, o que vos peço desta vez (já pesquisei no forum e há muito pouca ou nenhuma informação) é que me digam como se podam estas plantas e, eventualmente, como as posso reproduzir (aproveitando as podas ou não)! Ou conselhos especiais que possam ter para cada uma delas Cá vai disto: - Altenanthera Rosaefolia - Ludwigia Repens e Ludwigia Palustris (algumas já estão fora de água com folhas novinhas) Darão Flor??? - Gymnocoris Spilanthoides - Echinodorus Schleuteri "leopard" - Hydrocotyle Leucocephala - Feto de Java - Echinodorus Quadricostatus - Valisneria (não sei qual é) - cortei umas folhas a meio que estavam partidas e agora acho que estão a apodrecer - Anubia Barteri Nana (como se reproduz esta?) as algas já estão a ser resolvidas. - Bacopa Caroliniana - Echinodorus Bleheri - Lysimachia Nummularia Cumps e tknx a todos Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
minidiogo Publicado: Março 13, 2004 Publicado: Março 13, 2004 Olá! O feto de java como a anubia Nana, na minha opinião não se poda. Eu só costumo cortar as plantas que estão a começar a ficar amareladas, como não existem no meu aquário petalas amarelas eu não as podo, ambas Adeus mini Diogo Oliveira
Pedro Borges Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 É simples, plantas de caule (Lysimachia, Ludwigia, Bacoba, etc) cortas em qualquer local entre dois nós, para replantar a parte de cima revomes primeiro as folhas do nó mais abaixo e enterras no areão com o auxílio de uma pinça. Vallisnerias cortam-se as folhas e as pontas vão para o lixo. Não servem para nada. Cortar em diagonal dá melhor efeito visual. Plantas acaules (Echinodorus, Cryptocorynes, Anubias) a única poda que podem levar é o corte junto à base das folhas mais exteriores. Fetos, podes cortar o que quiseres como quiseres que rebentam fetos novos do nada Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
João Nuno Cruz Publicado: Março 14, 2004 Autor Publicado: Março 14, 2004 Obrigado Pedro, No caso das Valisnerias, eu cortei algumas folhas diagonalmente, pois estavam partidas, e agora parece que estão a apodrecer. No caso da echinodorus Bleheri, base das folhas, presumo que seja junto à raiz, certo? ou é no local onde termina a folha e começa o pé? Obrigado mais uma vez... JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
minidiogo Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 Olá Intrust! Essa valisnéria pode tar com excesso de luz ou então falta de fertelizante! Adeus mini Diogo Oliveira
Visitante Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 o feto de java reproduz-se de tres formas por esporos ,pelo corte do rizima e por rebentos que se desenvolvem nas folhaas mais velhas. as anubias nana e barteri ,desenvolvem no rizoma novos lances que se podem cortar da "planta mae", e podesse acelarar o processo se se cortar ao meio o rizoma ,mas sempre numa planta com o rizoma bem desenvolvido(grande).
Pedro Borges Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 É junto à raiz sim, se tiveres oportunidade de pegar numa planta fora de água verticalmente, torces uma folha exterior para baixo e ela solta-se como que escamando da planta mãe. no caso submerso basta cortar o mais junto à raiz da rosetta possível. 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
sergioveterano Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 viva, regra número 1, nunca se corta uma folha ao meio, a valisnéria não é exceção, cortar a folha a meio é condenar o resto a apodrecer. Porquê? Porque no caso da valisnéria, que é uma planta sem caule, a folha representa o crecimento da planta. Sem a ponta (ponto de crescimento) a folha não pode lançar mais nenhum rebento apartir dela mesma e morre. Se quiserem cortar cortem junto às raizes, até ajuda a planta a ganhar força e lançar mais runners. intrust, podes verificar que o que digo, passa-se no teu aquário, se podas as echinodorus junto às raizes, porque não fazes o mesmo com uma planta parecida a valisneria, ou seja uma planta acaule. Uma dica, se queres atrofiar o crescimento da valisnéria de quando em vez desenterra-a e apara-lhe as raizes. Isto é para todas as acaules. As caulescentes, convém cortar a planta por baixo, ou seja preservar o ponto de crescimento. Há quem corte por cima mas, das duas uma, ou a planta desenvolve rebentos laterais e fica mais “arbusto” ou morre. O que faço é cortar o caule junto às raizes, e retiro sempre algumas folhas, para que nesses nós se desenvolvam rapidamente raizes novas. Com plantas de crescimento rápido isto pode ser uma caso sério, pois retirar tudo do aquário, cortar e voltar a plantar é uma tarefa exaustiva, por isso nas especies mais faceis corto por cima e espero que rebentem lateralmente. Em suma podes aproveitar todos os cortes que tenham o tal ponto de crescimento. Nas acaules tens que esperar que a planta dê rebentos atravez das raizes.
João Nuno Cruz Publicado: Março 14, 2004 Autor Publicado: Março 14, 2004 Boa, Obrigado ppl E em relação às Valisnerias? O que se passa? Será como diz o minidiogo? Luz a mais não me parece, quando muito isso traria algas, nunca podridão!! Nutrientes?! Talvez, mas tenho Sera Floradepot e tive ainda o cuidado de colodar Sera Floranete pastilhas!! Agradeço as vossas dicas, pois vou dedicar-me à jardinagem hoje à noite!! Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Março 14, 2004 Autor Publicado: Março 14, 2004 Svet, Desculpa mas postei sem ter visto ainda a tua resposta. Obrigado pelas dicas. Então o melhor a fazer com as valisnerias, neste momento, é saca-las fora e arrancar as folhas que estão a apodrecer, certo ? Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
sergioveterano Publicado: Março 14, 2004 Publicado: Março 14, 2004 A folha se está danificada não vai recuperar, isso não é um feto, vai acabar por apodrecer, os fetos é que tem a capacidade de se manter sem parte da folha. se o problema é crescer muito depressa e tapar a luz, retira a planta e apara as folhas que estão mau estado e dá um corte nas raizes.
Antonio DSM Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 ola pessoal Em relação à poda qualquer tesoura serve para cortar?( Sei que pode ser uma pergunta ridicula mas... ) Cumprimentos Ex green goblin
Recommended Posts