Recommended Posts

Publicado

Pois é!!! :oops:

Um gajo mete-se nas coisas e só quando bate com a cabeça é que se lembra que afinal ainda havia uns pormenores a resolver... :?

Meti-me a fazer um pseudo-plantado (já vos chateei muitas vezes por causa da identificação de plantas) e agora reparo que afinal não faço a mínima ideia de como podar as ditas e algumas estão a precisar de uma ajudazinha. :roll:

Não pretendo saber como cortar, apenas por cortar, estou a falar de poda, pois não quero "matar" o que já consegui fazer. :lol:

Assim, o que vos peço desta vez (já pesquisei no forum e há muito pouca ou nenhuma informação) é que me digam como se podam estas plantas e, eventualmente, :wink:como as posso reproduzir (aproveitando as podas ou não)! :?: Ou conselhos especiais que possam ter para cada uma delas :!:

Cá vai disto: :wink:

- Altenanthera Rosaefolia

- Ludwigia Repens e Ludwigia Palustris (algumas já estão fora de água com folhas novinhas) Darão Flor??? :?:

- Gymnocoris Spilanthoides

- Echinodorus Schleuteri "leopard"

- Hydrocotyle Leucocephala

- Feto de Java

- Echinodorus Quadricostatus

- Valisneria (não sei qual é) - cortei umas folhas a meio que estavam partidas e agora acho que estão a apodrecer :!:

- Anubia Barteri Nana (como se reproduz esta?) as algas já estão a ser resolvidas.

- Bacopa Caroliniana

- Echinodorus Bleheri

- Lysimachia Nummularia

Cumps e tknx a todos

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Olá!

O feto de java como a anubia Nana, na minha opinião não se poda. Eu só costumo cortar as plantas que estão a começar a ficar amareladas, como não existem no meu aquário petalas amarelas eu não as podo, ambas :wink:

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

É simples, plantas de caule (Lysimachia, Ludwigia, Bacoba, etc) cortas em qualquer local entre dois nós, para replantar a parte de cima revomes primeiro as folhas do nó mais abaixo e enterras no areão com o auxílio de uma pinça.

Vallisnerias cortam-se as folhas e as pontas vão para o lixo. Não servem para nada. Cortar em diagonal dá melhor efeito visual.

Plantas acaules (Echinodorus, Cryptocorynes, Anubias) a única poda que podem levar é o corte junto à base das folhas mais exteriores.

Fetos, podes cortar o que quiseres como quiseres que rebentam fetos novos do nada ;)

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Obrigado Pedro,

No caso das Valisnerias, eu cortei algumas folhas diagonalmente, pois estavam partidas, e agora parece que estão a apodrecer.

No caso da echinodorus Bleheri, base das folhas, presumo que seja junto à raiz, certo? ou é no local onde termina a folha e começa o pé?

Obrigado mais uma vez... ;)

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Olá Intrust!

Essa valisnéria pode tar com excesso de luz ou então falta de fertelizante!

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

o feto de java reproduz-se de tres formas por esporos ,pelo corte do rizima e por rebentos que se desenvolvem nas folhaas mais velhas.

as anubias nana e barteri ,desenvolvem no rizoma novos lances que se podem cortar da "planta mae", e podesse acelarar o processo se se cortar ao meio o rizoma ,mas sempre numa planta com o rizoma bem desenvolvido(grande).

Publicado:

É junto à raiz sim, se tiveres oportunidade de pegar numa planta fora de água verticalmente, torces uma folha exterior para baixo e ela solta-se como que escamando da planta mãe. no caso submerso basta cortar o mais junto à raiz da rosetta possível.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

viva, regra número 1, nunca se corta uma folha ao meio, a valisnéria não é exceção, cortar a folha a meio é condenar o resto a apodrecer. Porquê? Porque no caso da valisnéria, que é uma planta sem caule, a folha representa o crecimento da planta. Sem a ponta (ponto de crescimento) a folha não pode lançar mais nenhum rebento apartir dela mesma e morre.

Se quiserem cortar cortem junto às raizes, até ajuda a planta a ganhar força e lançar mais runners.

intrust, podes verificar que o que digo, passa-se no teu aquário, se podas as echinodorus junto às raizes, porque não fazes o mesmo com uma planta parecida a valisneria, ou seja uma planta acaule.

Uma dica, se queres atrofiar o crescimento da valisnéria de quando em vez desenterra-a e apara-lhe as raizes.

Isto é para todas as acaules. As caulescentes, convém cortar a planta por baixo, ou seja preservar o ponto de crescimento. Há quem corte por cima mas, das duas uma, ou a planta desenvolve rebentos laterais e fica mais “arbusto” ou morre. O que faço é cortar o caule junto às raizes, e retiro sempre algumas folhas, para que nesses nós se desenvolvam rapidamente raizes novas. Com plantas de crescimento rápido isto pode ser uma caso sério, pois retirar tudo do aquário, cortar e voltar a plantar é uma tarefa exaustiva, por isso nas especies mais faceis corto por cima e espero que rebentem lateralmente.

Em suma podes aproveitar todos os cortes que tenham o tal ponto de crescimento. Nas acaules tens que esperar que a planta dê rebentos atravez das raizes.

26675160.img.jpg

Publicado:

Boa,

Obrigado ppl :oops:

E em relação às Valisnerias? O que se passa? :cry:

Será como diz o minidiogo? Luz a mais não me parece, quando muito isso traria algas, nunca podridão!! :!:

Nutrientes?! Talvez, mas tenho Sera Floradepot e tive ainda o cuidado de colodar Sera Floranete pastilhas!! :!:

Agradeço as vossas dicas, pois vou dedicar-me à jardinagem hoje à noite!! :twisted:

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Svet,

Desculpa mas postei sem ter visto ainda a tua resposta.

Obrigado pelas dicas.

Então o melhor a fazer com as valisnerias, neste momento, é saca-las fora e arrancar as folhas que estão a apodrecer, certo ? :twisted:

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

A folha se está danificada não vai recuperar, isso não é um feto, vai acabar por apodrecer, os fetos é que tem a capacidade de se manter sem parte da folha.

se o problema é crescer muito depressa e tapar a luz, retira a planta e apara as folhas que estão mau estado e dá um corte nas raizes.

26675160.img.jpg

• 2 meses depois...
Publicado:

ola pessoal

Em relação à poda qualquer tesoura serve para cortar?( Sei que pode ser uma pergunta ridicula mas... :lol::lol::lol: )

Cumprimentos

Ex green goblin