Recommended Posts

Publicado

Como não percebo de quimica...

Nitrato de potassio é o N

Sulfato de Potássio é o K

Fosfato de potassio é o P

e o cloreto de potassio é o P

O que referi está correcto? é que pretendo fazer N-10/20 P-0,5/1 e K-20/40, mas preciso de ter a certeza do que estou a colocar...

Obrigado pela ajuda...

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

Olá.

Nitrato de potassio é o N

Sulfato de Potássio é o K

Fosfato de potassio é o P

e o cloreto de potassio é o P

O que referi está correcto? é que pretendo fazer N-10/20 P-0,5/1 e K-20/40, mas preciso de ter a certeza do que estou a colocar...

Não faças isso. Não mistures os sais para usar todos juntos.

Não sabes quais são os consumos de cada um dos nutrientes pelas plantas do teu aquário. Hoje elas podem consumir mais potássio e fosfatos; amanhã já podem não precisar de fosfatos e sim de nitrato; etc...

Com um fertilizante de NPK todos juntos, ias-te ver à rasca para equilibrar isso.

Sem contar que não poderias usar solução muito concentradas, pois começaria a precipitar os sais facilmente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Expliquei-me mal...minha culpa...

o que pretendo saber é se as associações estão bem feitas... pois fiz uma garrafa para cada componente...

agora tenho que ter a certeza que a correspondencia está certa para que consoante o resultado dos testes...NO3, PO4... vá ajustando as quantidades a colocar no aqua individualmente...

Mas o que escrevi está correcto?

Obrigado.

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

Olá.

É que como começaste a falar em proporções de NPK's pensei que juntasses tudo...

É assim, para Potássio costuma-se utilizar o KCl ou o K2SO4; Cloreto de Potássio e Sulfato de Potássio, respectivamente. Para os Nitratos usa-se KNO3 ou NaNO3; Nitrato de Potássio e Nitrato de Sódio, respectivamente. Para os Fosfatos usa-se KH2PO4 ou outro sal de fosfato; Fosfato de Potássio Mono-Básico.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

continua uma dúvida...

então afinal o cloreto de potassio é K ou P...

na primeira resposta disseste que era K

para ajudar mais pessoas vamos colocar...

(N)itratos - Nitrato de Potassio ou Nitrato de sódio

(P)otássio - Cloreto de Potassio ou Sulfato de Potassio

Fosfatos(K) - Fosfato de potassio mono-básico

é isto ?

desculpa estar a ser chato, mas não gosto de ficar com nenhuma dúvida, pois só percebendo é que posso avançar...

Obrigado,

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

Olá.

Já percebi qual é o teu problema (finally 8)). É o associar uma letra a um elemento químico.

K - Potássio, vem do latim Kalium

N - Azoto/Nitrogénio, vem do latim Nitrogenium

P - Fósforo, vem do Grego Phosphoros

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Para quem quiser fazer fertilização independente temos:

(N) Nitratos - Nitrato de Potassio ou Nitrato de sódio

(P) Fosfatos - Fosfato de potassio mono-básico

(K) Potássio - Cloreto de Potassio ou Sulfato de Potassio

Explicação:

K - Potássio, vem do latim Kalium

N - Azoto/Nitrogénio, vem do latim Nitrogenium

P - Fósforo, vem do Grego Phosphoros

Obrigado,

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg