Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

O meu aquário de 100x50x70, com duas semanas, substrato Power Sand e Africana da ADA, 4x T5 de 30 W, está a sofrer um ataque de algas filamentosas:

Pic_10683_1.jpg

Pic_10683_2.jpg

Parece-me que estão a tomar proporções absurdas. A minha pergunta é: Devo tomar alguma medida, ou vão desaparecer assim que o ciclo estiver feito ? Para já não tenho nada além de plantas.

Obrigado,

Fernando

Publicado:

Olá.

[PO4] = 0 ppm?? Fico à espera que digas alguma coisa...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá,

Pela medida que fiz parece que está a zero (digo parece porque dou sempre um desconto aos testes).

Será que eu sempre tive a ideia errada que os fosfatos em excesso é que são causadores de algas ?

Obrigado,

Fernando

Publicado:

fosfatos em excesso + luz - plantas = algas

fosfatos em excesso + luz + aquário novo = algas

- fosfatos + luz + aquário novo + excesso de nutrientes na massa de agua = algas

fosfatos controlados + luz + plantas = - algas

o que tá ai é o base

mas se o aquário é novo deves de controlar os níveis, ter plantas que limpem mais depressa os nutrientes, TPA`s, teres calma

remover as algas

diminuir um pouco as horas de luz

peixes e invertebrados que comam alguns tipos de algas...

CO2 aumentares um pouco ( cuidado não exageres )

diminuíres a fertilização que contenha fosfato

comprares um filtrante que remova os fosfatos da agua ( cuidado não abuses desaparece as algas e pode faltar fosfato nas plantas ), vai servir de remoção de excesso...

não entres em tentação de comprares anti algas só mm em casos extremos... mas mm assim

H2O2 ( Agua oxigenada ) <-- só mesmo para aquascaping já com algum nível de experiência nos plantados

já não me lembrava --> usa uma coisa de cada vez se não der passa a fase seguinte

Abraços

Ps.: penso que falhei em algo mas tass

Publicado:

Olá.

|]diminuíres a fertilização que contenha fosfato

comprares um filtrante que remova os fosfatos da agua ( cuidado não abuses desaparece as algas e pode faltar fosfato nas plantas ), vai servir de remoção de excesso...

Desculpa lá... mas tu ao menos leste o que eu e o Fernado Marques escrevemos?

O problema é falta/carência de fosfatos, que leva a um excesso de Nitratos!!! Se ainda te pões a retirá-los ainda mais (os Fosfatos), o problema ainda será mais agravado...

Será que eu sempre tive a ideia errada que os fosfatos em excesso é que são causadores de algas ?

Pois... porque está errada mesmo :arrow: Para mim, um excesso de nitratos causa até algas bem piores de erradicar que um excesso de Fosfatos. Tu, pelo que eu consigo ver nas fotos, tens apenas filamentosas verdes. É que os excessos de Nitratos, geralmente, levam ao aparecimento de algas pretas de tufo, extremamente difíceis de erradicar :arrow:

Eu também já passei pelo que estás a passar. Comecei a fertilizar com Fosfato, e em 5 dias tinha 0 algas verdes filamentosas.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Sim... ou então fertilizas com os que estão em falta, obrigando as plantas a consumirem mais nitratos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

não li lol, mas tens razão sim senhor eu tive com problemas com nitratos e que deram origem a algas...

eu não li bem o que ele disse...

peço desculpa

abraços

Publicado:
Olá.

Sim... ou então fertilizas com os que estão em falta, obrigando as plantas a consumirem mais nitratos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Os testes que fiz dão um valor muito alto para nitratos. Os nitritos e a amónia estão 5 estrelas.

Gostava de saber a que te referes ao dizeres " os que estão em falta".

Obg

Publicado:

micro nutrientres e macro nutrientes em falta para um crescimento luxuriante das plantas e assim ajuda las a limparem os nitratos

Abraços

Publicado:

Olá a todos,

Obrigado pelas respostas mas estou um bocado desesperado... Fertilizei com o Trópica mas as algas continuam a explodir. Vejam só este tufo em cima do Musgo:

Pic_10683_3.jpg

O que poderei fazer aqui ? Água oxigenada ? Não me vai matar os Reds que coloquei hoje ?

Obrigado,

Fernando

Publicado:

Boas,

Realmente essas algas estão a desenvolver-se muito rapidamente.

Concordo com o que o Luís disse e aposto nuns nitratos altos e fosfatos em baixo.

Para combateres as algas, deves realizar umas TPA's adicionais.

O que o Luís disse em relação ao fertilizar o que falta, é os outros dois macro nutrientes mais importantes, fosfato e potássio. Podes fazer isto comprando fertilizante especifico, ou usando um fertilizante mais genérico como esse Tropica Master Grow, mas esse incide principalmente em potássio e micro nutrientes. Não tem fosfatos nem nitratos.

Aconselho-te a tentares arrancar algumas dessas algas manualmente, realizar uma TPA em seguida e fertilizares com o Tropica Master Grow. Fazes isto por uns dias, e depois vês se se nota um desenvolvimento das plantas em detrimento das algas.

Deves saber que este tipo de "combate" demora o seu tempo. Não julgues que em três dias resolves isso. Paciência é algo fundamental.

Desaconselho o uso de água oxigenada, na medida em que a falta de experiência no seu manuseamento poderá causar sérios danos Às plantas e peixes. (então esses camarões...)

Espero ter ajudado. Diz coisas.

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Publicado:

Olá.

Exactamente madvieri...

Só acho que te esqueceste de uma coisa. Convém fertilizarem com fosfatos... mesmo que façam TPA's o problema existe devido a uma carência de fosfatos, e esses não são adicionados via TPA.

O meu conselho é: nem precisas de fazer TPA. Fertiliza todos os dias com 10 ppm de K e 1 ppm de PO4. Em princípio, em 4-5 dias elas desaparecem completamente. Aí sim, faz uma TPA generosa (superior a 50%). TMG adicionas somente se verificares que as plantas estão muito brancas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

• 1 ano depois...
Publicado:

Coloque plantas de crescimento rápido,faça TPA de 3 em 3 dias(durante um tempo),diminua o tempo de luz, ponha peixes algueiros ,tire com uma pinça(de aquário) o q der durante as TPAs.Não ultilize fertilizantes líquidos!!! NENHUM!!!

Tô passando por algo similar,(embora, não nesse estágio,) esses seres indesejáveis estão se desenvolvendo no meu nano.Estou fazendo isso acima.O problema é o carpete de glossostigma:se coloco algum peixe algueiro irá arrancá-las, se coloco pouca luz elas amarelam e vão pro saco.Estou aceitando essa situaçao até elas pegarem no substrato e aí a casa vai cair para essas cretinas!ALGUÈM TEM ALGUMA BOA IDEIA ?

Boa sorte.Quero ver o antes e o depois.ABRAÇO.

Publicado:

ja falei em outros topicos nos meus aqua quando fica com alga alem das tps e os outros cuidados eu coloco uma equip de limpeza no meu aqua tenho cascudos, limpa vidos, coydoras, caramujos (podem se tornar praga + eu gosto XD) e principalmente camarões.

os camarõs pela economia coloco camarões fantasmas(funciona é de graça e da um charme) de rios da minha cit os adapto as diferenças de agua e os ponho no aqua. é mais dificil se moras longe de rios

me fala o que acha

• 4 anos depois...
Publicado:

Estou a ter o mesmo problema. ME***!!! Cometi um erro terrível no início que foi simplesmente fazer uma pseudo ciclagem do aquário... isto é: Meti flora, nomeadamente egeria densa e alternanthera "pink" e as bactérias para começar a ciclar.

"N calor da coisa"... nem reflecti que sem "substracto" ele na verdade não iniciou a ciclagem. Ou seja, ficou 3 semanas com plantas a 0, isto é, sem nutrientes.

Entretanto... esvaziei o aquário, meti substrato fértil aqua basis, meti 2 ancystrus (peixe resistente e que aprecio) e estou á espera. esta assim à cerca de 2 semanas.

O problema é que em primeiro lugar tenho apenas 24W para 95L, segundo, a filtragem é fraca (com filtro interno de esponja que vinha de origem e as plantas, durante as 3 semanas iniciais, visto estarem sem substracto degradaram-se bastante.

Conclusão, começo a ter as primeiras algas filamentosas, a atacarem-me a egeria densa.

Que devo fazer?

Já iniciei a fertilização com tropica specialized e premium (penso ser o correcto, micros e macros) e iniciei a injecção de co2 caseiro.

Para elas aparecerem agora, as filamentosas, devo estar no pico dos nitratos, provavelmente.

Agradeço ajuda. Início complicadíssimo.

Fiz à 2 semanas um teste de nitritos e nitratos e estavam ambos a 0 ppm's... precisamente porque o aquário na realidade não estava a ciclar, pois não havia nada para decompor. Foi aí que me apercebi que algo não estava bem.

Na próxima semana, vou ajustar a iluminação para 2x24W ou 3x24W (a ver) e penso comprar uma maleta de testes.

Agradeço ajuda urgente.

Devo fertilizar já com fosfatos? é que tenho uma solução de 100 mL's composta de fosfatos (0.33mmol/L).

Muitas dúvidas neste momento.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado: (editado)

E já agora, agradeço link ou esclarecimento onde apenas comprar fertilizante de phospatos. É que não me parece muito lógico meter umas pumps a mais de tropica (que é o fertilizante que tenho) só para aumentar os phosfatos.

É uma vergonha a marca tropica não especificar de forma rigorosa o conteúdo dos seus fertilizantes.

Editado por Lucky strike

Publicado:

Obrigado pelo link. Vou encomendar e já fica. espero que a teoria de que as filamentosas são devido á falta de phosfatos seja na verdade real. È que por engano, mergulhei nos forums do Brasil sobre aquáriofilia e lá, defendem exactamente o contrário... assim como soluções do tipo: "apagão durante 72h", "caracóis come tudo" e outras.

Nem sei o que pensar.

Publicado:
Olá.

Exactamente madvieri...

Só acho que te esqueceste de uma coisa. Convém fertilizarem com fosfatos... mesmo que façam TPA's o problema existe devido a uma carência de fosfatos, e esses não são adicionados via TPA.

O meu conselho é: nem precisas de fazer TPA. Fertiliza todos os dias com 10 ppm de K e 1 ppm de PO4. Em princípio, em 4-5 dias elas desaparecem completamente. Aí sim, faz uma TPA generosa (superior a 50%). TMG adicionas somente se verificares que as plantas estão muito brancas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Sem querer pör em causa a veracidade e cientificidade das afirmaçoes... é exactamente o contrario que frequentemente se encontra sobre 90% dos sites de aquariofilia, ou seja, é precisamente a presença de uma concentraçao elevada de fosfatos que provoca um BOOM de algas.

Publicado:
Sem querer pör em causa a veracidade e cientificidade das afirmaçoes... é exactamente o contrario que frequentemente se encontra sobre 90% dos sites de aquariofilia, ou seja, é precisamente a presença de uma concentraçao elevada de fosfatos que provoca um BOOM de algas.

Mitos urbanos.

99% das vezes algas surgem devido a:

-> Falta de CO2

-> Excesso de Luz

-> Carencia de nutrientes

Publicado:

Olá.

E já pensaste na quantidade de desinformação que existe na internet?

Obviamente que eu também posso estar a mentir quando digo que se deve é fertilizar com PO4... mas então vamos fazer uma coisa muito simples.

Eu costumo dizer que "falar é fácil... difícil é mostrar que sabes" :) Podes sempre procurar alguns dos meus aquários aqui no Fórum, ver os meus conselhos a nível de fertilização/manutenção, e depois podes igualmente fazer o mesmo com as outras pessoas que apregoam exactamente o contrário. Os resultados estão à vista :P

Mitos urbanos.

99% das vezes algas surgem devido a:

-> Falta de CO2

-> Excesso de Luz

-> Carencia de nutrientes

Clap clap... resta só dizer qual é o 1% que falta:

Má circulação/zonas de água estagnada que levam à acumulação de sujidade.

Já agora... o excesso de luz, irá causar um dos outros dois. Por si só, não é ele que causa as algas :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Hà que dizer que efectivamente em alguns sites de aquariofilia, a falta de fosfatos é apontada como uma das possiveis causas do aparecimento de algas, mas aponto para o facto de no mercado, existerem produtos para diminuir a concentraçao de fosfatos na àagua, pelo que sou levado a pensar que o seu excesso provoca algas eventualmente. ,

De qualquer forma; ultimamente tenho lido quase exclusivamente sobre algas e arrisco a dizer que elas sao responsaveis pelo desespero de muitos aquariofilistas.

Por isso, saber controla-las é IMPERATIVO.

No meu caso, vou brevemente passar de um racio de luz de 0.25W/L para um racio de 1W/L ou seja 4x24 (96L)... pelo que estou a precarver-me para o pior.

Publicado:
Hà que dizer que efectivamente em alguns sites de aquariofilia, a falta de fosfatos é apontada como uma das possiveis causas do aparecimento de algas, mas aponto para o facto de no mercado, existerem produtos para diminuir a concentraçao de fosfatos na àagua, pelo que sou levado a pensar que o seu excesso provoca algas eventualmente. ,

De qualquer forma; ultimamente tenho lido quase exclusivamente sobre algas e arrisco a dizer que elas sao responsaveis pelo desespero de muitos aquariofilistas.

Por isso, saber controla-las é IMPERATIVO.

No meu caso, vou brevemente passar de um racio de luz de 0.25W/L para um racio de 1W/L ou seja 4x24 (96L)... pelo que estou a precarver-me para o pior.

Peço desculpa, mas não percebo essa lógica dos produtos para diminuir os fosfatos.

Ex.:Tenho dois aquários, ambos com 2ppm de fosfatos. Um está densamente plantado com plantas exigentes, o outro tem 3 anubias e um casal de apistos que preferem aguas bem limpas.

Em qual dos dois aquários devo usar os ditos produtos, para baixar os níveis de fosfatos?

Se vais aumentar 3x mais a tua luz, aconselho a introduzires plantas que exijam essa iluminação, tal como CO2 e fertilização adequada.

Cumps.