Fixer Publicado Dezembro 9, 2006 Publicado Dezembro 9, 2006 Olá, No actual aquário, tenho algumas pedras de xisto que já vinham do antigo, de água fria, onde andaram mais de 3 anos. Até ver, nunca tinha tido problemas, mas a areia começou-me a aparecer um pouco escura a meio do aquário, como demonstra as seguintes fotos. Foi mais ou menos de um dia para o outro que vi a mancha. Remexi um pouco a areia e vi que era só naquela zona. Com isso a areia ficou com melhor aspecto. Passados dois dias lá estava novamente a mancha. Então, vasculhei mais de onde viria aquela mancha e reparei um uma pedra de xisto estava escura e à volta dela é que se espalhava a mancha pela areia. Aqui está a pedra causadora. O lado mais negro, era o que estava enterrado. A parte que estava à superfície estava normal: O que se terá passado? A pedra há muito que estava em aquário e nunca se tinha passado nada, já estava neste há mais de um mês e só agora aconteceu isto. Será seguro ter lá as outras pedras de Xisto? Ou mais me vale retirar todas e meter outras? Aqui na região, só há xisto e granito... Andei a ver e as restantes pedras ainda estão normais. Um abraço a todos, Rui Peixeiro Editado: A pedra manda um cheiro um pouco intenso. Parece uma pilha alcalina quando "vaza" ou algo parecido... Citar Rui Peixeiro
João Ferreira Publicado: Dezembro 9, 2006 Publicado: Dezembro 9, 2006 tenho xistos ha mais de 13 anos e sao os mesmo desde que comecei...e posso-te dixer..que tao iguais ao dia que os comprei...nao sei o que podera ter causado isso ..mas de qualquer maneira tira e ferve...e ve o que acontece a coloração da agua...e ve se fica diferente...do normal....ate mais um abraço Citar Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
MNSM Publicado: Dezembro 10, 2006 Publicado: Dezembro 10, 2006 Fixer, Existem diferentes tipos de xistos, alguns contêm Ferro nas mais diversas formas. O xisto que tens responde de forma diferente se em contacto com água fria ou quente, em parte devido a diferentes populações microbiologicas na água. O cheiro é sinal de actividade química ou bioquímica ... Resumindo... Deita esse fora o calhau e procura outro no leito de um rio ou ribeira.. cps MNSM Citar
Fixer Publicado: Dezembro 10, 2006 Autor Publicado: Dezembro 10, 2006 Olá, Obrigado pelas respostas. Este calhau já foi... o que receio é o outros. Vieram todos do mesmo sitio, a berma de uma estrada! É aconselhável retirar sempre do leito de rios ou ribeiros? Citar Rui Peixeiro
Bangai Publicado: Dezembro 10, 2006 Publicado: Dezembro 10, 2006 Boas É aconselhável retirar sempre do leito de rios ou ribeiros? Da mesma forma que é aconselhável retirar da beira mar pedras, tens é que ferve-las sempre ! Cumps Citar
A. Ferreira Publicado: Dezembro 10, 2006 Publicado: Dezembro 10, 2006 Olá Não sei se isto te vai ajudar, mas vivendo eu na zona de xistos, como é o DOURO, há xisto que apodrece e nesse caso vai-se desfazendo, se for o teu caso retira e substitui por outro, o xisto é neutro e não te vai mexer com parametros do aqua, convem sim e sempre, ferver antes de meter dentro do aqua, isto vale para todas os calhaus e troncos e outras coisas que não seres vivos, claro!!!!!!!!!!!!!!!!!1 1 Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Simao Delgado Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 Se me poder intrometer, o xisto tem que se ferver até a agua ficar sem cor ou basta ferver uma vez e depois lavar em agua normal? Obrigado Citar
vale Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 Se me poder intrometer, o xisto tem que se ferver até a agua ficar sem cor ou basta ferver uma vez e depois lavar em agua normal? Obrigado Eh, eh a isto é que eu chamo desenterrar um tópico 2006 Dependendo do sítio aonde tenha sido apanhado, mas bastar ferver um pouco. cumpr. Citar Plantado VS Discus
Simao Delgado Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 Nem tinha reparado ainda no ano :D Foi apanhado na praia de S. Torpes. Já foi todo fervido. Algumas pedras é que se desfizeram um pouco. Obrigadoo Citar
vale Publicado: Agosto 22, 2012 Publicado: Agosto 22, 2012 Nem tinha reparado ainda no ano :D Foi apanhado na praia de S. Torpes. Já foi todo fervido. Algumas pedras é que se desfizeram um pouco. Obrigadoo Cuidado pedras apanhadas na praia por experiência própria têm tendencia a subir o ph. Mas coloca e vai medindo os parametros da água. Citar Plantado VS Discus
Simao Delgado Publicado: Agosto 22, 2012 Publicado: Agosto 22, 2012 Combinado. Só mais uma questão caso suba o ph com um produto para o reduzir as pedras não vão deixar? Citar
bruno92 Publicado: Setembro 9, 2012 Publicado: Setembro 9, 2012 Boas, sempre ouvi dizer que usar produtos para subir ou descer o ph não resultam.. eu nunca experimentei! Bem segundo experiência própria para subir o ph uso conchas apanhadas na praia, é a única que conheço. tinha o ph de 6.0 usei duas conchas e subiu para 6,8! Para descer o ph á quem diga para usar turfa que tem a vantagem de ser material filtrante mas a desvantagem de turvar a água e, quando usado como material filtrante, entope facilmente o filtro. Sei que também os troncos e a injecção de co2 baixam o ph de forma natural. Cumprimentos, Bruno92 Citar
alfapa Publicado: Setembro 9, 2012 Publicado: Setembro 9, 2012 A turfa deve ser metida dentro de sacos (tipo meia) para não entupir o filtro. Há marcas que já vendem os sacos juntos com a turfa. Quanto a subir e baixar o Ph é um exercicio interessante, mas que demora a fazer efeitos. Cuidado com os quimicos, que quando usados á bruta têm resultados desastrosos. O meu conselho é mete... se houver alterações muito significativas é que actuas. Se a alteração for pequena, não mexas... o aqua há-de encontrar o equilibrio. PauloA Citar
Recommended Posts