Recommended Posts

Publicado

Boas

A minha ultima "investida" foi num filtro da EHEIM !!

Sendo o primeiro que tenho desta marca fiquei admirado com a HIGH-TECH que aquilo manda !!

Uma duvida que tenho é que com ele vem um elemento filtrante que é para por por cima de tudo ( placa branca tipo vibra )

Eles no manual mandam por substrato pro ( granulos ) e aquilo por ultimo !! ... sendo que vem com 3 divisorias eu não posso por a ultima superior com fibra ( tipo algodão ) e depois aquilo á mesma por cima ?

Claro que nas outras duas de baixo meto outros elementos filtrantes !!

Quando aquilo acabar ( estiver numa de ir pro lixo ) tenho que comprar outra ou já não meto ?

Outra é se um filtro daqueles consegue filtrar um aqua de 500L !! ??

Sendo que ele tem 7,5L para massas filtrantes !! E é de 1050L/h

Total de 2 passagens da água por hora !!

Numero de peixes : 27

Agradecia que a malta da EHEIM me disse-se algo !!

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Publicado:

Pelo que tenho lido, e falado com o pessoal esse filtro consegue filtrar até 600 litros, estou tambem a pensar comprar um desses. Tens 500litros de aquario é isso?

Já o tens a trabalhar? Se sim, ficaste satisfeito com a filtragem que proporciona-te ao teu aquario?

Publicado:

So o tanho a trabalhar desde ontem !!

Mas uma coisa que se nota e o movimento da agua !!

E certinha e vai a todos os lados do aqua !! Nesse aspecto parece ser eficiente !!

Muito silencioso tambem... e leve o dobro de massas filtrantes em relação a um outro que tenho de 900Lh !!

Um abraço....

Cumprimentos

Publicado:

Só queria saber é se chega para um aqua de 500L ou é melhor meter outro !!

Ó malta pro dos filtros ?? Não se passa nada desse lado ??

Obrigado

Cumprimentos

Publicado:

Estou a preparar a montagem de um aquário de 150x60x60cm e vou utilizar 1500 litros hora para filtragem mínima quando isolado.

E quando ligado a outros dois aquários fica com 3000 litros hora.

Na Internet recomendam 5 vezes de caudal em relação a capacidade util do aquário, mas realidade para a maioria dos casos chega 3x.

Mais uma coisa o teu filtro tem uma bomba de capacidade de 100 litros, mas a filtragem real do filtro é mais baixa. Podes ver no quandro ou gráfico que vem na caixa a capacidade do filtro com massas e tubagens de origem.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Entao mas vendo assim, por exemplo o filtro da Hagen nomeadamente o Fluval 404 tem a capacidade de filtrar apenas 400 litros e tem um debito de 1300 lt/h no entanto o tal da Eheim tem um debito de apenas 1050lt/h mas tem capacidade de filtrar 600litros.

A diferença claro está na altura da filtragem ou estarei errado?? Isso do debito que o filtro tem tambem é um pouco relativo.

Tudo depende do dinheiro que queres gastar, se quiseres gastar dinheiro em dois filtros por exemplo um fluval 404 e outro fluval 104, ficas melhor servido, visto que os dois juntos estao indicados para um aquario de 500 litros e ficas com quaquer coisa do tipo de debito de 1780 lt/h. Mas tambem gastas a mais como qualquer coisa aproximadamente 100 euros se escolheres os da Hagen, ainda é dinheiro não é? É tudo uma questão no fundo de capital.

No entanto se ja tens esse filtro não percebo porque queres comprar outro, o que tenho falado nas lojas e me tenho informado com o pessoal na internet é que não é necessario mais nenhum, isto para um aquario de 600 litros, ora logicamente se for menos, ainda melhor :cry:

Publicado:

Viva,

A meu ver era melhor colocarem 2 filtros. Os filtros depois de cheios com as massas filtrantes não conseguem filtrar o valor que eles dizem.

Além do mais devem ter em atenção outros factores:

- altura/comprimento das mangueiras: é preferível ter as mangueiras mais curtas do que compridas;

- estado das mangueiras: todos sabem que as mangueiras quando carregadas de "algas" quebram a capacidade de filtragem. É preferível ter sempre as mangueiras todas o mais limpas possível.

- estado das matérias filtrantes: ao ficarem sujas vão fazer com que o filtro filtre menos.

- quantidade de peixes: (relacionado com o de cima) mais peixes = mais lixo. Muitos peixes no aquário requerem uma manutenção mais regular dos filtros. Vejo isso pelo meu caso. Reduzi a quantidade de peixes, nomeadamente 8 escalares adultos, ficando apenas com os discos. Antes lavava os filtros de 15 em 15 dias (numa semana 1 e na outra semana o outro). Agora 3 semanas depois ainda esão minimamente limpos. Podem aguentar +/- 1 mês sem serem mexidos.

O meu aqua tem 580lt brutos. Tenho 2 Fluval . Um 304 e um 404. Poderia ainda colocar mais um... mas para já não vejo necessidade. :cry:

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Não te esqueças que não tens o aquario na sua totalidade cheio, e que ainda vais por pedras ou areao, e mais umas rochazitas, o que entao se pode concluir que o aquario nao vai estar cheio de 500 litros de agua, se calhar teras uns 450 litros de agua no aquario, para um filtro que vens nas especificações que é capaz de filtrar até 600 litros parece-me a mim mais do que suficiente.

Publicado:
Não te esqueças que não tens o aquario na sua totalidade cheio, e que ainda vais por pedras ou areao, e mais umas rochazitas, o que entao se pode concluir que o aquario nao vai estar cheio de 500 litros de agua, se calhar teras uns 450 litros de agua no aquario, para um filtro que vens nas especificações que é capaz de filtrar até 600 litros parece-me a mim mais do que suficiente.

O meu bruto tem 580lt. Quando comprei os filtros fiz as contas a 500lts reais. No meu caso não devo ter muito menos. Areão não tem muita altura. Só tem 2 troncos e plantas. Não sei se são reais ou não... parto do princípio que rondarão esse valor.

Quando dizes

para um filtro que vens nas especificações que é capaz de filtrar até 600 litros parece-me a mim mais do que suficiente.

estas-te a referir a isto, certo?

o tal da Eheim tem um debito de apenas 1050lt/h mas tem capacidade de filtrar 600litros.

Segundo o manual da Hagen (valores apresentados para o Fluvel 404):

Aquaruim Capacity: 400l

Pump Output: 1300l/h

Filter Circulation*: 850l/h**

Water Column Height: 2.05m

*valores medidos com os tubos de entrada e saída ao mesmo nível

** Não dizem se foi com/sem matéria filtrante

Pode-se verificar que mesmo com um output de 1300l/h o valor da circulação do filtro diminui um bom bocado.

Sou da opinião que devemos comprar um filtro com um bom valor de PUMP OUTPUT. Permite-te valores mais elevados a nível de altura das mangueiras. Logo um valor de Filter Circulation mais alto.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas... Sem vir acrescentar nada ao que foi dito deixo aqui 2 perguntas:

:wink: Os termofiltros como a Eheim tem tornam desnecessario o uso de termostato ?

:lol: O filtro wet/dry como o proprio nome indica tem uma parte humida e seca... Qual a função da parte seca ?

:lol:

Obrigado

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

Ola Oranda

Os termofiltros é mesmo para substituir os termostatos. Eu pessoalmente não aconselho pois "penso eu de que" um termostato colocado no aq. rende mais e espalha o calor melhor. Enquanto o termofiltros provoca o aquecimemto da água á saída o filtro pelo que o consumo de energia é maior pois obriga a estar mais tempo ligado.

Quanto aos filtros seco/húmidos são construido para as culturas bacterianas sererm lavadas alternadamente e oxigenadas. Deste modo, são atingidas as condições necessárias para um rápido processo de decomposição das toxinas.

Resumindo: è efectuado um movimento dentro do filtro que ele fica cheio de água para depois se esvazia. Com este movimento de água provoca a oxigenação das bactérias.

Tenho colhido informações de que estes filtros são uma "fabrica de nitratos". Embora tenha 2 nunca funcionaram pelo que não posso ser preciso e só me limitar ao que leio nos foruns.

Até sempre

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!