Técnicas para fazer TPAs.


Recommended Posts

Penso que este assunto é bastante importante.

Gostaria de saber como é que o pessoal daqui do fórum, efectuam as TPAS.

É que retirar a agua do aqua é bastante facil, mas para fazer reposição é que é o problema,

Como fazem?

O que utilizam?

Utilizam um bomba, ………….se sim qual a bomba e qual a altura de débito e a que altura está o aqua.

 

Estou a perguntara isto porque, fazer uma TPA a jarro e carregar ou puxar o "bidon" de 25 ltrs, é um pouco chato e gostaria de saber uma maneira mais fácil de efectuar TPAS.

 

Anteriormente utilizei uma bomba para elevar a água do bidon para o aqua mas penso ter potência demais pois estragava-me o plantado.

 

Não sei se seria prático colocar um dos ralos de intake dos filtros na ponta da mangueira de saída da agua, para espalhar a agua, provocando assim menos estragos num plantado.

 

Opinem e facção o favor de se muito felizes.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=52280&start=11

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tirar a água do aquário e limpar o fundo, utilizo uma bomba a pilhas Aqua Expert. Esta água é enviada para uns jerrican´s de 25 lts cada.

 

Para repor, utilizo outros jerricans com a mesma capacidade e onde tenho água previamente preparada.

 

A partir de uns doseadores que consegui, com material excedente de equipamentos de piscinas, consigo introduzir a água a uma velocidade de 5 lts/hora por cada doseador. Assim, evito o cloro da torneira e ao mesmo tempo não há choque térmico para os peixes.

 

Na caixa destes dois doseadores consegui por um relógio para regular a iluminação do aquário

Pic_4031_10.jpg

 

Pic_4031_9.jpg

 

Pic_4031_8.jpg

 

Esta última foto é de mais um doseador que montei e pus à venda no forum (ofertas), mas que retiraram talvez por acharem que me estaria a aproveitar para vender banha da cobra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu costumava usar uma bomba interna ligada a uma mangueira e despejar directo na sanita. Mas lá voltei novamente a usar sifão para poder aspirar o fundo e retiro para um balde que depois despejo.

Para repôr, mangueira numa ponta com acessório mangueira/rosca macho de 3/4'' e desenrosco o expersor do chuveiro. Aparafuso lá o acessório, outra ponta no aqua e lá vai água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei anti-cloro, mas desde que vi por aqui um "maluco" - um dos nossos tubarões mais antigos na aquariofilia - a dizer que nem aspira o fundo, quanto mais usar anticloro, resolvi experimentar.

Segundo ele, desde que os peixes não começem a ficar com os olhos baços, é sinal que não estão a ser afectados. Só não me lembro do nome...Miguel Marques, TiagodoVale...sei foi alguém por aqui. :?:?

 

Óbviamente, antes de pôr a água nos aquas, vejo como ela está a sair. É que volta e meia, a Companhia lembra-se de pôr a água branca, a cheirar a lixívia que até mete nojo. Nessas alturas, deixo as TPA's para outro dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso mangueira que ligo ao adaptador do chuveiro. Uma ponta no chuveiro, outra ponta no aquário e cá vai disto. Para encher é abrir a torneira, para vazar basta ferrar a mangueira e depois soltar a mangueira do chuveiro.

 

Quanto ao cloro não adiciono nada, limito-me ligar a areação ao máximo para estimular a evaporação do cloro.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também comecei a a fazer tpa's directamente da torneira, mas não sei se por coincidência os discus começaram a ficar com manchas brancas nas barbatanas e depois a corroerem, ataques de bactérias presumo eu... Estou a fazer tratamento com formol, vamos ver o que isto dá. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.