Recommended Posts

Publicado

será que eu aumentando a quantidade de rocha viva posso abdicar de escumador?

opiniões são bem vindas

se bem que eu gostava de experimentar esta opção

paulo coelho

Publicado:

Boas, Paulo,

De facto é possível montar sistemas sem escumador. De repente, estou a lembrar-me do do Domingos Leitão. Com um incremento de rocha viva e Tpa`s certinhas, frequentes e generosas, é possível. No entanto, o escumador é sempre uma mais valia. Deixa-nos uma maior margem de manobra.

Abraço,

Paulo L.

Publicado:

Boas

concordo com o Paulo. A ausência do escumador também normalmente só se aplica a aquários de reduzida litragem onde é sempre mais fácil fazer TPA´s de maior quantidade.

A rocha so por si, não substitui o escumador.

Publicado:

que existe na maneira de fazer um aquario , pois eu tenho andado a vêr preços , a perguntar a varias opiniões nos foruns nas lojas nas feiras e cada vez fica mais confuso pois eu cheguei a um ponto que resumi e decidi avançar mas cada vez que vou a um sitio e peço aquilo que quero do outro lado as pessoas querem vender aquilo que pensam e dão conselhos da sua maneira de agir e cada cabeça sua sentença e isto acontece em todos os acessorios e não existe consenso e para quem começa é muito complicado e leva a que se comece sem se tere certezas de nada , a minha duvida do topico surgiu recentemente pois fui a uma feira e foi-me dito que o aquario salgado não tinha problema de ser fechado e que se fosse sustituido o escumador com mais rocha isto foi novidade pois eu tinha por consensual que eram coisas definitivas.

paulo coelho

Publicado:

Boas,

Luís, pára de dar graxa :lol: . Queres voltar ao barriguitas ? :wink:

Paulo, acho que devías avançar aqui com o que pretendes ter. Tamanho do aquário, sump , etc. Assim, será mais fácil o pessoal ajudar-te a encontrar o melhor compromisso. Se te preocupa o factor inestético de um escumador dentro do aquário, tens sempre a opção de um Hang-on. Num dos meus sistemas, sem sump, tem um. Mais alguma dúvida, apita. :wink:

Abraço,

Paulo

Publicado:

por acaso ate tive o prazer de conversar ao vivo com o Paulo Coelho na Aquadecor. Espero que tenha contribuido para reduzir as duvidas. Abraço

Publicado:

sim ou não .

como não quero fazer sump pretendia saber se é possivel por o escumador fora do plano do aquario tipo por baixo , é possivel e fiavel

obrigado

paulo coelho

paulo coelho

Publicado:
sim ou não .

como não quero fazer sump pretendia saber se é possivel por o escumador fora do plano do aquario tipo por baixo , é possivel e fiavel

obrigado

paulo coelho

O problema está em mesmo que seja alimentado directamente do aquário, controlar o fluxo que é captado em cima (a gravidade ainda piora a situação) e arranjar maneira da saída do escumador vencer novamente a gravidade para enviar a água de volta ao aquário, o que ou muito me engano é fisicamente impossível.

Se não queres fazer sump, arranja um contentor plástico ou um balde bem grandote e mete lá dentro o escumador e uma bomba de retorno :D

Cumps

DC