puritan Publicado Dezembro 7, 2006 Publicado Dezembro 7, 2006 É com muita pena que ontem quando chego do emprego para alimentar os meus peixes deparo-me com um discu morto... já era de esperar... coloquei 2 há 3 semanas e mais outros dois passados 2 dias. Dos primeiros 2 que coloquei eles pelo inicio não comiam nada, ignoravam completamente os flocos e o granulado. No entanto, após ter colocado mais 2 eles começaram a comer todos à excepão de 1 dos que foram colocados primeiramente. Esse nunca mais comeu até ontem que morreu. Tentei com larva de mosquito vermelho mas sem sucesso algum. Espero que os restantes peixes não deixem de comer, pois sou mega novato nisto e apenas me meti nos discus porque além de serem os peixes que mais gosto, tenho um amigo que faz criação e mos vendeu por 10€ cada. Gostava que o pessoal mais experiente me desse alguns conselhos se um caso destes se repetir. Com os melhores cumprimentos, João Campos
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Boas. A mudança de instalações faz sempre algum stress aos peixes. Em peixes pequenos, + - 6 cm, a adaptação é mais fácil mas...se deixam de comer por mais de 1/2 dias torna-se MUITO complicado voltar a comandar a questão, passa a ser comandada palas bactérias, fungos, parasitas, etc. Deverias dar-nos mais detalhes das condições em que tens a peixaria. Aqua, temp, ph, k, gh, TPAS, alimentação, etc., etc.. LARVAS NÃO!!!!!!!!!!! JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Viva, Obrigado pela prontidade da tua resposta. Os meus dados...o que posso dizer.. Aqua de 300 Litros com filtro Rena XP2 com duas lampadas de 38W. Mandei vir ontem um KIT difusor de CO2 de 500g. Não tenho medido os parametros a não ser os de PH que costuma estar a 7 e o ferro a 0.2. A comida é basicamente granulado e flocos. Faço TPA's de 25% todas as semanas, desde que coloquei os discos com agua da torneira e adiciono duas tampas de aquaplus (não me recordo da marca)... O que tenho no aqua: Peixes: 02 x Botia Palhaço (Botia macracantha) 02 x Limpa Vidros (Otocinclus affinis) 02 x Plecostomus (Plecostomus) 03 x Discus (Symphysodon aequifasciata) 01 x Tubarão de Cauda Vermelha (Labeo bicolor) 03 x Molly (Poecilia formosa) 11 x Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi) 01 x Coridora Albino (Corydoras sp.) 01 x Coridora de Pintas Pretas (Corydoras melanistius) Plantas: Vallisneria spiralis Vallisneria americana biwaensis Eleocharis Acicularis Eleocharis parvula (minima) Hemianthus micranthemoides Anubias heterophylla Cryptocoryne nevillii Hoje vou tentar ver os restantes parametros e depois posto aqui.... mas com isto ja me podem dar alguma orientação? Cumprimentos, João Campos
joao costa Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Larvas NunCA...... Isso é estar a dá-los á morte Obrigado Joao Costa
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Boas. Por partes: 1) flocos e granulado é INSUFICIENTE para discus. Compra ou faz uma papa SEM LARVAS 2) Botias, Plecos, Tubarões e Molly deverias SAIR, por variadissimas razões. 3) Para discus deverias fazer 2 X semana. Arranjas um reservatório, enches de àgua e borbulha bem a àgua (cabeça motorizada ou bomba de ar). Em 24h o cloro "vai-se". O que gastas na bomba poupas em quimicos. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Boas.Por partes: 1) flocos e granulado é INSUFICIENTE para discus. Compra ou faz uma papa SEM LARVAS 2) Botias, Plecos, Tubarões e Molly deverias SAIR, por variadissimas razões. 3) Para discus deverias fazer 2 X semana. Arranjas um reservatório, enches de àgua e borbulha bem a àgua (cabeça motorizada ou bomba de ar). Em 24h o cloro "vai-se". O que gastas na bomba poupas em quimicos. JPM Eu ja tenho uma bomba de ar.. nao e aquela que faz as bolhinhas ? Abraço
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Sim...mas neste caso é para por a trabalhar no reservatório das TPAS. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 E troco 25% na mesma ? A bomba é esta mas de 200 litros penso eu Abraço
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Dá-lhes àgua, muita àgua. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Ja agora porque é que deveria retirar os outros peixes ? Cumprimentos, João Campos
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Welllllllllllllllllllllllllll............. Botias -> Demasiado sofregas a comer, um bocado melgas, muito rápidas, não têm escamas (alguns medicamentos que irás usar para os discus contém formol que transforma as bótias em "mumias" (desidrata-as)). Tubarão -Cresce demais e é melga Mollys - Se as mollys estão bem os discus estão mal e vice-versa, àguas demasiado diferentes. Pleco-> Quanto tiver fome vai perceber que o muco dos discus é um pitéu. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Epa as minhas mollys andam todas contentes... Tenho o PH a 7 e a temperatura a 28ºC Any idea ?
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Epa as minhas mollys andam todas contentes... Tenho o PH a 7 e a temperatura a 28ºC Any idea ? Alguem vai acusar...ou os discus ou as mollys. Repara. Apesar de que os peixes de "aviário" nada têm que ver com os peixes selvagens, as mollys gostam de àguas duras, alcalinas e com algum sal. Os discus àguas moles e "àcidas" JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Os meus discus que ainda estao vivos parecem estar bem e a comer. Eles foram criados em casa de um amigo meu que tinha mais ou menos os mesmos parametros que eu.. Podias enviar-me o teu msn por pm para falarmos mais um pouco ??? Cumprimentos, João Campos
Joao Machado Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 tenho pavor a msn, a minha filha infesta um dos pc's lá de casa com virus que recebe pelo msn. jpm "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
puritan Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 Ehehe entendo. Entao falamos aqui. Hoje vou ver os restantes parametros e digo qq coisa. Abraço
joao costa Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 as mollys e as botias são muito activas, principalmente as mollys que quando adultas nao se importam de dar un s chega para lá nos discus na hora da papa, eu já tive uma adulta com um discu e dois escalares adultos e olha que ela era a primeira a comer e enxotava os outros todos bicava-os, e quando lha apetecia ia ás barbatanas dos escalares Pleco tb por experiencia , visto que o meu primeiro discu morreu por causa do stress que o pleco na altura tinha 10cm lha causava ao tentar mamar-lhe o muco, de um dia para o outro lá estava o discu a boiar com umas valentes chupadelas....... tenta dá-los , pois discus realmente só sozinhos...... Eu de momento tenho 4 rams 3 cardinais e um otto affinis com quatrio discus, tudo parece bem mas quando as rams fazem as suas investidas uns nos outros os discus por vezes borram a cueca e fogem, o otto tem movimentos muito rápidos quando se desloca de um lado para o outro por vezes nem eu o vejo, os gajinhos tb borram a cueca..... os cardinais tb se movem em movimentos rapidos que tb podem assusta-los Por isso Discus, apenas com equipas de limpeza bem calminhas , como as corys ou entao camaroes...... pssst .... vou dizer um segredo tb tenho duas guppys fdps com os meus meninos, as gajas tb são cá umas cabras , são tao rápidas que por vezes parece que vao saltar do aqua, e os meus meninos nao curtem nada Obrigado Joao Costa
puritan Publicado: Dezembro 8, 2006 Autor Publicado: Dezembro 8, 2006 Viva, OS meus peixes são todos muito pequenos ainda. os plecos devem ter cerca de 2 cm. Quando eles crescerem mais, logo os dou... So de pensar como os vou tirar do aquario (que dor de cabeça).... Anyway como prometido, aqui seguem os meus valores do aqua medidos no dia 08/12/2006 pelas 12:00 antes de um TPA de 25%. Temperatura - 28ºC PH - 7.2 No2 - <0.3 mg / L No2-n - <0.1 mg / L GH - 8ºd GH KH - 5ºd KH Fe - 0.2 mg / L Espero que estes testes sejam suficientes para poderem ter uma ideia do estado do meu aqua. Os melhores cumprimentos, João Campos
duarte de oliveira leitao Publicado: Dezembro 8, 2006 Publicado: Dezembro 8, 2006 Eu nao percebo nada de discus, mas eles nao deveriam estar em aguas mais acidas?? ph6 +/-... manifestem-se prós! Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
joao costa Publicado: Dezembro 8, 2006 Publicado: Dezembro 8, 2006 Agua ácida e mole, é om para reproduçao ,isto é em discus de cativeiro.....estes aguentam-se muito em em parametros ph 6.5 a 7 kh 2 a 6, gh 4 a 15 , para manutençao estes valores são mais que ons , mas se quiseres ter discus selvagens ou fazer criaçao , aí sim tens de ter um ph 6.2 a 6.5 k 2 gh 2 a 6 com certeza sejam eles de catveiro ou selvagens tens de ter a amonia e nitritos a 0 se possivel, tenta fazer mais tpas Obrigado Joao Costa
nunomart Publicado: Dezembro 8, 2006 Publicado: Dezembro 8, 2006 amigo vou-te dar um conselho como o joao costa disse tira dai as millys e companhia 1 por causa da agua ser totalmente diferente segunda stressam os discus 2 tenta por peixes do mesmo habitat e condições , neons tas bem,corydoras olha o meu caso sou criador de escalares há cerca de um ano tentei fazer uma experiência deram-me 1 disco misturei com escalares num aqua de 400 . ate hoje tenho neste aqua 8 discus 8 escalares e um peixe elefante dum habitat totalmente diferente mas as aqua muito parecidas e dão-se as mil maravilhas e ja vai há um ano, ao contrario do que possam pensar os discus na hora do comer e que fazem fugir os escalares. amigo na natureza tudo e possivel, nos aprendemos com os erros boa sorte MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
puritan Publicado: Dezembro 11, 2006 Autor Publicado: Dezembro 11, 2006 Obrigado a todos pela ajuda mas eu agora tenho outro problemaaaa As mollys e Companhia são mais rapidas que eu Como as apanho agora ? fogo......
nunomart Publicado: Dezembro 11, 2006 Publicado: Dezembro 11, 2006 tenta com 2 redes presing numa e empurras com outra :D :D MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
joao costa Publicado: Dezembro 11, 2006 Publicado: Dezembro 11, 2006 ou isso , ou entao rede e uma vara para os direccionares Obrigado Joao Costa
puritan Publicado: Dezembro 13, 2006 Autor Publicado: Dezembro 13, 2006 ou isso , ou entao rede e uma vara para os direccionares Como funciona isso da vara ? Cumprimentos João Campos
Recommended Posts