Quim Publicado Março 12, 2004 Publicado Março 12, 2004 saudaçoes aquariofilistas para todos. Iniciei-me agora com discus,comprando dois. Tenho o meu aquário estabilizado com os valores normais e os discus parecem de boa saúde e até me vem comer á mão. Porém reparo que estão sempre a abrir a boca e a fechar, parecendo que estão com dificuldade a respirar. Será mesmo assim ou será alguma doença respiratória.Tenho os discus á uma semana. Agradecia que alguem barra em discus me ilucida-se. J'a agora se for alguma doença o que lhe devo dar ? Obrigado Abraços Quim
nunomiguel Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Viva, Já agora, coloca os parâmetros da água. Porém reparo que estão sempre a abrir a boca e a fechar, parecendo que estão com dificuldade a respirar. Normalmente quando têm dificuldades respiratórias podem fazer isto mas abrem muito as guelras. Quando as abrem muito sabemos se têm ou não dificuldades em respirar. Acho que no teu caso é não deve ser este o problema. Aliás, penso que nem tens problema. Os discos quando respiram abrem e fecham a boca (os meus também o fazem). Pode haver alguma excepção. Provavelmente alguém mais experiente que eu depois dirá mais alguma coisa. Deves se calhar estar habituado a ver outro tipo de peixes, tipo Guppy/mollys. Nestes não se nota tanto, ou se calhar, áté nem o fazem (nunca reparei... ). Pode acontecer que eles abram a boca (e também guelras) e fazem "gestos" como se tivessem a "tossir/entalados com algo". Isto pode indicar parasitas nas guelras. Se os teus não estão a "tossir" não te preocupes. Se estiverem com uma boa coloração e "espertinhos", no prob! Editei a mensagem apenas para reforçar o que o João diz em baixo. Se tiveres um filtro externo coloca o tubo de entrada da água junto à tona para a movimentares um pouco. Isto deve bastar. Se for filtro interno de copo o procedimento é semelhante. Puxas apenas o filtro mais acima. Um Abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
João Lázaro Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Bom, o Nuno disse basicamente tudo..... Só um pequeno pormenor, estás a usar algum tipo de bomba de ar no aquario ? Ou tens alguns tipo de circulação de agua dentro aqua ? Se não tens nenhuma destas talvez devesses considerar para facilitar a oxigenação da agua. Vai dando noticias e não te esqueças de colocar a informação sobre o aquario para ser mais facil ajudar-te. Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Quim Publicado: Março 13, 2004 Autor Publicado: Março 13, 2004 Boas. Muito obrigado Nuno Miguel e João Lázaro por a ajuda que me deram. Realmente e após várias opiniões, cheguei á conclusão que estava a pensar ter problemas onde eles não existiam.Eles realmente aparentam estar de boa sáude. Mas como vocês sabem , nós afeiçoamo-nos e estes peixinhos e ao mínimo sinal começamos logo a imaginar coisas. Ou talvez seja quase de certeza a minha inexperiencia em discus, não esquecendo tambem os Euros que eles custam. ABRAÇOS, SAUDAÇÕES AQUÁTICAS E BOM FIM DE SEMANA QUIM
nunomiguel Publicado: Março 15, 2004 Publicado: Março 15, 2004 Mas como vocês sabem , nós afeiçoamo-nos e estes peixinhos e ao mínimo sinal começamos logo a imaginar coisas. Trocas de água, alimentação variada e umas vitaminas! E não terás problemas com eles de certeza! Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Miguel.RS Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Boas PPl...eu só queria saber, já que planeio iniciar-me na criação de discus...qual o melhor modo de os acondicionar... o aqua tem 80 litros filtro interno densamente plantado...1º camada -> turfa compressa... 2º camada-> laterite.... tenho anubia nana (salvo erro) elodeas , cambombas, valisnerias e afins...os valores de pH penso que estarão acidos, por causa da turfa, mas já alg tempo que ñ controlo... que recomendam p descer o ph? já agora a agua da companhia (porto) serve para acondicionar os peixes...ou há que ter algs cuidados... tipo deixar a agua repousar dois dias para remover td o cloro!!! cm então??? td o que se lembrarem...PASSO A PASSO ...desde o inicio para eu não falhar nada.... já tenho mt experiencia com td o que é peixe viviparo...alguma com bettas mas Discus sou qs uma nulidade e queria aprender o mais possivel sob eles... se souberem de alg mt bom site tb agradecia! Brigado Inté http://memgundarbtt.blogspot.pt/
nunomiguel Publicado: Março 17, 2004 Publicado: Março 17, 2004 Viva, Miguel, primiro tens de ter um casal! O ideal depois era separares os pais para um aquário só com vidro. Fazer criações no comunitário torna-se comlpicado. Tens de arranjar maneira de separar o aqua em 2 (para teres o casal isolado). Já vi úm tópico algures por aqui onde um membro do fórum teve sucesso com o exposto em cima. Claro que quando os discos estiverem maiores tens de os separar... é necessário alimentares várias vezes ao dia os filhotes e, consequentemente, mudar muitas vezes a água. que recomendam p descer o ph? A turfa deve bastar para conseguires uma água boa para reprodução. já agora a agua da companhia (porto) serve para acondicionar os peixes...ou há que ter algs cuidados... tipo deixar a agua repousar dois dias para remover td o cloro!!! cm então??? Não só a do Porto. A água da companhia, em todo o pais, tem cloro. Tens de o "retirar". Usa produtos para o efeito ou o que exposeste em cima. td o que se lembrarem...PASSO A PASSO ...desde o inicio para eu não falhar nada.... já tenho mt experiencia com td o que é peixe viviparo...alguma com bettas mas Discus sou qs uma nulidade e queria aprender o mais possivel sob eles Procura aqui no fórum. Ou até na net. Não faltam sites a dar informações sobre reproduções de discos. É normal que as primeiras vezes até nem tenhas sucesso e cometas erros. Ou até podes ter sorte e ter uns Discos que venham a ser "bons pais" e que consigam criar os filhotes durante os primeiros dias... Apesar de ter Discos nunca tive a sorte de conseguir um "bom casal". Se vires que tens um casal separa-os para outro aqua. Usa a turfa para conseguires uma água para +/- para a reprodução. Depois é esperar e torcer que corra tudo bem Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts