Recommended Posts

Publicado

Boas

Preciso da vossa ajuda, pois estou a montar um Aqua do estilo amazónico para os meus Discos e como sempre adorei os L´s gostava de poder juntar alguns ou em ultima hipotese algum :twisted:

Já há muito que pretendo adquirir o L18 "Golden Nugget" mas como sei que é preferivel apenas manter um da mesma espécie estou com um pouco de receio.

E quanto á compatibilidade com os Discos, o que dizem?

Quais são os que devo excluir logo á partida?

Nota: não quero ultrapassar os 25-30€ por peixe e quero sugestões de L's fáceis de encontar

Venham sugestões :wink:

Publicado:

Olá Miguel Silva,

Acho que o L18 "Golden Nugget" é um peixe espectacular.

Por aquilo que tenho lido, é muito territorial em relação aos da mesma espécie. Não faço a mínima idéia como se comportará com os Discus, no entanto parece-me importante que sejam garantidas algumas condições: eu nunca o colocaria num aquário inferior a 1,50m de comprimento e de 300 litros, porque é um peixe que atinge dimensões entre 20-30 cm e creio que o espaço e os esconderijos são fundamentais para o seu bem estar, para reduzir-lhe o stress e consequentemente diminuir-lhe a "agressividade".

- Outros L`s de dimensões grandes e que se encontram com relativa facilidade no nosso mercado são os PANAQUES e os SCOBINANCISTRUS.

- Outros com dimensões menores (7-15 cm) e dentro dos preços que pretendes: ANCISTRUS, PECKOLTIAS, PITBULL e talvez alguns HYPANCISTRUS.

E finalmente - por vezes aparecem no sub-fórum OFERTAS, alguns peixes excepcionais: lembro-me por exemplo de um L200 ANCISTRINAE que este "n" tempo à venda... tive uma pena enorme de não ter condições para o receber em minha casa!

Actualmente, creio que ainda se encontra à venda um L 333 do ZANITO que me parece também uma excelente opção.

Espero ter ajudado!?

Cumprimentos

Jacinto Silva

Publicado:

Boas Jacinto

Antes de mais, obrigado pela pronta resposta

Quanto ao Aqua não vai haver problema pois tem 150x50x60

Também li que era bastante territorial e por isso estou a tentar saber se alguêm já os manteve juntos

Acho o Panaque muito louco mas em adulto :lol:

PECKOLTIAS é uma boa hipótese gosto bastante do "vitata", penso que seja assim que se escreve, e é relativamente fácil de arranjar.

Já tinha visto o do Zanito mas para além de pretender não gastar tanto, estou mesmo virado para o Golden Nugget :lol:

Vou esperar por mais uns comentários de quem tenha experiência com L's

Obrigado

Publicado:

Miguel,

Eu há mais de um ano que tenho um L18 com discus.

Conheço quem tenha tido 2x L18 com 6/7 discus durante 3 anos em 300L.

Nunca tive nem ouvi falar de qualquer tipo de problema.

Quanto ao tamanho, é de facto importante precaver, mas os L18 são L's de crescimento lento, não tem nada a ver com Plecostumus, nem nada que se pareça.

Julgo que a normalmente em aquário crescem 2 cms por ano... não muito mais que isso.

E SIM: é de facto um dos mais lindos L's existentes, que ainda assim é comum e tem preços razoáveis.

Francisco

O meu aqua em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27448

Publicado:

f3mg, obrigado

Vou mesmo optar por um L-18, está decidido

O que dizes é a pura verdade, é dos mais bonitos e bastante em conta, mas sabes que a raridade é que os faz "valer", mas vamos calar a boca que ainda nos "ouvem" :lol:

Publicado:

Há um outro L muito semelhante ao L18 só que com as pintas mais pequenas mas na mesma amarelas e com risca dourada na dorsal e na cauda se não me engano maior que costuma ser até mais barato que o L18, lembro-me que na aquaplante esses chegaram a estar a 15 ou a 18€ já com uns bons 12cm.

O animal em questão era o L081 mas também existe o L177 também muito semelhante.

Publicado:

Olá.

Há um outro L muito semelhante ao L18 só que com as pintas mais pequenas mas na mesma amarelas e com risca dourada na dorsal e na cauda se não me engano maior que costuma ser até mais barato que o L18, lembro-me que na aquaplante esses chegaram a estar a 15 ou a 18€ já com uns bons 12cm.

O animal em questão era o L081 mas também existe o L177 também muito semelhante.

Quando em dúvida...

http://www.planetcatfish.com/cotm/cotm.php...p?article_id=93

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá pessoal. Concordo plenamente com a compatabilidade descrita. Tenho um aqua com 8 discus que o partilham com 2 plecostomus 25 e 30 cm + 2 (que não sei o nome mas geralmente nadam ao contrário e têm umas antenas na boca - Synodontis eupterus??) e que tb são enormes e ainda tenho um Vela de Leopardo Glyptoperichthys gibbiceps e 2 Baryancistrus sp. Gold_Nugget mas esses não os vejo praí há 2 anos pq estão escondidos numa toca de um tronco. LoL

Neptenor

• 2 meses depois...
Publicado:

Ola tenhu um golden nugget de 3 cm e custou me 3€ e tal se nao foi 1 € e tal:p

e um peixe muito bonito quando cresce incentivo te a compra lo

Cumps

Daniel Almeida