Recommended Posts

Publicado

boas coloco aqui umas fotos de um aquario comunitario que está a a cargo do meu pai. Pede-me ajuda mas de escalares percebo muito pouco!

o caso é o seguinte

Os escalares fizeram uma pustura num dos filtros do aquario!!!

a fauna do aqua é constituida por escalares, 5 danios zebra (Danio rerio), um placostomo pequeno, 4kullis, 1 barbo (Puntius titteya) e um Gyrinocheilus Aymonieri.

Gostava de saber o que tenho a fazer neste caso, para poder ter filhotes. ponho os ovos em maternidade? desligo ou não o filtro? há algum peixe que possa comer os avos ou os alevinos?

O que tinha pensado era deixar a natureza seguir o seu curso e ver no que dá!

aqui estão fotos:

o aqua vista geral

4-12-20063.jpg

Os ovos no filtro e os papas

4-12-200611.jpg

Publicado:

As zebras vão te dar conta dos alevins num abrir e fechar de olhos. Na minha opinião deves meter os ovos na maternidade.

Publicado:

obrigado pela ajuda, vou então ver se os coloco numa maternidade.

NO entanto no artigo nao explica muito bem como retirar os ovos do filtro, pode ser à mão ou é com agum instrumento? estes parecem estar bem presos!

abraço a todos

Publicado:

já me aconteceu o mm e o que fiz foi esperar que eclodam (mantem-se colados nos primeiros dias) e com um tubo daqueles das bombas de ar retirei os peixes para outro aqua.. com cuidado ... não me morreu nenhum .... por isso ... morreram depois quando deviam começar a comer, pq a artemia não me correu bem e tentei com flocos esmigalhados mas não resultou...... estou à espera da proxima postura (em principio na proxima semana)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Vou esperar então que nasçam e vou ver se não sou tão insencivél quanto a minha namorada diz e se ponho os bicharocos numa maternidade.

Quanto à artemia comprei esta "Sera-Shrimps (Artemia Liofilizada)" será boa opção?

abraços

Publicado:

essa questão da artemia tem que ser outro a responder ... eu tentei eclodir artemia pela 1ª vez e aquilo correu-me mal, não tinha condições nem sabia como e foi tudo à pressa .... neste momento já fiz um sistema com garrafas de sumo dentro de um aqua para manter a temperatura e já consegui eclodir, agora falta aprefeiçoar a tecnica de separar a artemia dos ovos não eclodidos .... :lol::lol:

quanto aos peixes numa maternidade ... é pequena demais para eles e até acho que passam pelas ranhuras ... o ideal era outro aqua com filtro de esponja (pareço um papagaio .... isto pq só estou a dizer o que já li e as duvidas que já tive e que me responderam .. e não foi assim há tanto tempo) :lol:

eu montei um de 40x20x25 (era o espaço que tinha) mas estava a contar muda-los para um de 100x30x40 quando deixassem o "desmame" da artemia e começassem a comer de tudo ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Viva,

No artigo não está como remover os ovos do filtro porque falo em reprodução programada... e isso que obtiveste foi uma postura que não programaste :lol::lol:

O que faria era tirar o filtro para outro aquario, desliga-lo e retirar-lhe a esponja e seguir os passos que estão no meu artigo.

Não tentes apanhar os ovos.... O máximo que podes tentar é apanhar os pequenos como disse o Matt, mas precisas de sorte para os pais e restantes habitantes não te comerem os ovos.

Podes também retirar os outros habitantes, mas nesse aquario, tal como está os alevins estão cndenados a morte (com ou sem habitantes) :lol::lol: devido ao areão e ao filtro....

Resumindo, irás mesmo ter que os mudar de aquario....... Tens 2 hipoteses:

-> Ou mudas ja o filtro como referi

-> esperas pela eclosão e tens os problemas que disse (pais e outro comerem)

Portanto acho que não tens muita escolha :cry::cry::cry:

Abraço e dá noticias

Valter Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:
essa questão da artemia tem que ser outro a responder ... eu tentei eclodir artemia pela 1ª vez e aquilo correu-me mal, não tinha condições nem sabia como e foi tudo à pressa .... neste momento já fiz um sistema com garrafas de sumo dentro de um aqua para manter a temperatura e já consegui eclodir, agora falta aprefeiçoar a tecnica de separar a artemia dos ovos não eclodidos ....  :lol:  :lol:

quanto aos peixes numa maternidade ... é pequena demais para eles e até acho que passam pelas ranhuras ... o ideal era outro aqua com filtro de esponja (pareço um papagaio .... isto porque (palavra corrigida) só estou a dizer o que já li e as duvidas que já tive e que me responderam .. e não foi assim há tanto tempo)  :lol:  

eu montei um de 40x20x25 (era o espaço que tinha) mas estava a contar muda-los para um de 100x30x40 quando deixassem o "desmame" da artemia e começassem a comer de tudo ....

Matt,

procura por posts meus que já fiz esquemas simples e baratos de eclodir artemia. e acho até que foi neste sub-forum.

EDIT: descobri, está online aqui:

http://escalares.no.sapo.pt/artemia.pdf

Abraço

Valter

Anti-BAD

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Este Valter é do melhor que há, :lol:

Está sempre pronto e não se cansa de explicar tudo as vezes que for preciso.

Por isso é que eu participo muito pouco, ......... chega sempre primeiro.

Tou a brincar, continua.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Publicado:

tnkx .. foi por esse mm que eu me guiei ... e já resultou .. mas a primeira vez foi tudo às escuras e à pressa .....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Devido a logistica, por não ter aquarios disponiveis em casa do meu pai nem estar por lá perto, moro a 150km!!! estive a pensar em dizer-lhe para arranjar uma maternidade o maior possivél e colocar lá a tampa do filtro, nem que faça a maternidade artesalmente, com um taparoer com rede lateralmente.

Quanto à artémia, não vai dar para tratar da eclosão, já me disse que não têm disponibilidade para isso :( se fosse eu a tratar de tudo... fazia com gosto. Por isso espero que a Sera-Shrimps (Artemia Liofilizada) dê resultado. :wink: o que acham? ou na onda do mau até será melhor os flocos muidos ou sera melhor o sera microgran?

Vamos lá ver se consigo evitar as baixas.

Senão para a proxima postura vou fazer tudo direitinho, inclusive arranjar um sitio mais conveniente para porem os ovos

já agora Valter falaste do problema do areão, só há problema se o areão for maior 3 mm? foi isso que percebi do teu artigo :?::!::?: o aqua tem areia de praia fina

abraço a todos e muito obrigado

Publicado:

Viva,

Se é areia de praia então não há problemas quanto aos pequenotes.

Relativamente à alimentação..... Tenta a artémia liofilizada triturada, Sera micropan, um produto liquido da JBL para alevins (que não me lembro do nome) e podes também tentar o ovo cozido (muito poluente)....

No entanto sem a artémia recem-eclodida as baixas vão ser enormes! Na ordem dos 95% :wink::?::?:

Abraço

Valter

Anti-BAD