Recommended Posts

Publicado

Gostaria que me ajudassem e me dessem todas as informações que pudessem disponibilizar para reproduzir néons...Tenho vários e acho-os lindos.

Também me consta que não são espécies difíceis de reproduzir...

Publicado:

oi Shuzy!

Olha, os néons, pelo que me disseram, são mesmo muuuuuuuuuuuuuito dificeis de reproduzir!

As condições ideais para a postura de ovos são nos dias de tempestade, então, para os reproduzir, os criadores (que existem mto poukos, visto k são tão dificeis de reproduzir os neons k kompramos nas lojas são kuase todos capturados do seu habitat) têm de simular uma tempestade: chuva, raios, trovões etc e tal! :D

Foram sa informações dadas por um proprietário de uma loja de aquariofilia, e convenceram-me :cry:

Agora, espera outras explicações a ver se coincidem!!! hehehe :cry:

Sonita

Publicado:

Faz uma pesquisa no Google sobre "neons breeding", poderás encontrar diversas páginas sobre esse tema.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Viva!

Também já li qualquer coisa na net, sobre alguém que teve sucesso com os néons, mas parece que realmente é de loucos :cry:

Essa historia de simular uma tempestade é verdade :cry: , o tipo teve que fazer uma série de manobras do género de 1 muda de água (acho) de 50% com água destilada (àgua da chuva), relâmpagos com o flash da máquina fotográfica, e trovões com o abanar de uma chapa zincada grande, tudo isto na escuridão absoluta :D

O pior é que teve que repetir as tentativas para aí umas 3 vezes e só depois é que teve sucesso :cry:

Portanto: ou conheçes alguém que trabalhe em efeitos especiais e que te ajude, ou então vais sofrer um pouco, eh eh eh

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Olá!

É preciso treino e muita paciencia para se fazer criação de neons... é mesmo de doidos aquela cena!!!

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas,

A grande parte dos neons que vemos nas lojas vêem de paises do oriente (como a Tailândia) onde são criados aos milhões, com recurso a hormonas e antibióticos. Se tiveres água de osmose inversa, com um GH baixíssimo, e uma temp. não superior a 24 º, talvez te possas aventurar...

A história das tempestades e trovões podia talvez ser incluída num livro sobre "mitos e tretas" da aquariofilia.

Cumprimentos,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

oi PPL!

Paulo:

"mitos e tretas"!!! :wink::)8) hehehe

Parece k n fui a unika a acreditar!!!

Bom, assim fiko mais descansada! :)

Shuzy:

Por isso n me parece assim tão impossivel realemenne conseguires reproduzir os neons, pelo menos parece não tão dificil com a história dos "mitos e tretas"!!! :lol::lol: hehehe

Boa Sorte então, e se conseguires alguma coisa avisa a malta!

Sonita ;)

• 2 semanas depois...
Publicado:

eu por acaso tb ouvi falar dos mitos e tretas com xapas de zinco e estrobes para simular os relampagos ;) lool

Axo k tb li em algum lado k ter um areão em tonealidades escuras ajuda um pouco, mas n tenhu a certeza agora n sei se tb fax parte dos "mitos e tretas"

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Oi ppl.......

eu tinha a mema ideia que o green goblin.........

barulho... luzes ....e areao escuro.....e ja tb se podem usar cartolinas pretas em volta do akua...........ja k eles se reproduzem na estaçao das chuvas..............

pelo k li e ovi !!!

mas se é "treta".........ok

e ja agora.........como podemos saber se um neon femea esta gravida ???

comprimentos do Zarabatana [[]]

Abraço.

Publicado:

ois pessoal.

eu como a semelhança do zarabatana e green goblin meus grandes amigos, tb acreditava nessa cena dos neons so se reproduzirem na estaçao das chuvas, no amazonas. mas pelo k me disseram fazer os neons desovar é facil, mas manter os alevins é mesmo estremamente dificil, sao muito sensiveis a luz, tem k se forrar o akuario com aluminio e utilizar azul de metileno(nao sei o k é :roll: ). por isso é k os k nós vemos nas lojas sao provenientes do seu habitat natural.

esta é a minha opiniao, mas aceito criticas.

fikem bem

AnYbOdY WaNt A DoUrAdInHo??? food

Publicado:

ZARABATANA :

e ja agora.........como podemos saber se um neon femea esta gravida ???

como distingues neons femeas de machos??? Cumprimentos.

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Olá!

Com os neons não dá para distinguir os difeentes sexos.

Se está gravida ou não, penso que o sintoma é igual em todos os peixes, barriga inchada.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

a maneira de distinguir os sexos julgo k as femeas sao mais arredondadas do k os machos( mas esguios), mas pessoalmente axo algo dificil estabelecer a comparação....

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Oi

Nos neons, as fémeas são mais cheias e sua linha azul é curva enquanto os machos são mais esguios e a sua linha azul é longitudinal

Reproduzir neons é ultra dificil, mas para quem quiser tentar, sei que é essencial:

temp- 24º

dGh- 1-2

ph- 5.0 -6.0

luz minima

Retirar os pais depois da desova e deixar o aqua escurecido para prevenir ataques de fungos

Ao natural

Publicado:

axo k é necessario um akua plantado.......de forma a reduzir ainda mais a luz, mas n tenho a certeza...

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

green goblin, o akua plantado nao é para reduzir a luz, é para os progenitores terem onde por os ovos.

AnYbOdY WaNt A DoUrAdInHo??? food

Publicado:

oi PESSOAL!

Vai p'ra'qui uma conversa! :wink::):lol:

Será que a Shyzu já tentou?! :? Abriu o tópico e Nunka mais disse nada!!!

Esperemos...

Já alguém consegui reproduzir néons?! Hunm???

Sonita

Publicado:

Olá!

A verdade é que um cardume enorme num plantado fica lindo...

Quando acabar o meu aquário, vou juntar dinheiro para fazer isso.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:
tempestades e trovoes? NO COMENTS LOLOLOLO .

Não é caso para rir caro amigo "ZANITO", de facto algumas noções indicadas pela "sonitakruz" estão correctas e são parte do sucesso dos chamados puristas criadores dos belíssimos paracheirodon innesi vulgarmente chamado Tetra Néon.

Há já alguns anos foi-me transmitido por um colega lusitano os requisitos mínimos para a criação desta espécie e, embora não tenha retido o nome do nosso colega responsável por parte dessas informações, tive o cuidado de as anotar convenientemente.

Estas informações são teóricas, não quer dizer que a tarefa seja impossível ou sequer que seja tremendamente difícil.

"Shuzy" queres fazer criação de néons? Muito bem. Experimenta isto:

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.

Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los. Penso que um fundo cheio de musgo de java vai ter muitos infusórios para eles comerem. Mas rapidamente se esgotam. Usa comida liquida para peixes muito pequenos e depois artemia recem-eclodida. Atenção à poluição da água que te matará todos os alevins num instante. Deves fazer mudanças de água regulares, subindo a pouco e pouco o PH até talvez os 6 e mantendo um kH de 2-3, evitando assim grandes sobressaltos de pH.

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento. Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Amigos,

Moro no Brasil e vi um documentário na TV a respeito da captura dos Neons no Rio Amazonas recentemente.

Imagine que 1000 Neons são vendidos pelo baixissimo preço de R$ 17,00 (aproximadamente 5 Euros).

Se soubessem a maravilha da natureza para que estes peixinhos se reproduzam sem dúvida teriam mais cuidado e o preço seria outro ...

Publicado:

Viva!

Obrigado Governa, já me começava a sentir mal com tanta chacota :)

Parece que afinal a história dos "mitos e tretas", apenas surge na cabeça daqueles que pensam que sabem tudo, e depois fazem estas figuras tristes :?

Não me considero nenhum expert na matéria, mas os poucos conhecimentos que tenho, gosto de partilhá-los com os outros :D

A experiencia que mencionei (e referi isso), não foi efectuada por mim

Quando me iniciei na aquariofilia +- há 20 anos, a informação disponivel era muito escassa, tudo o que conseguiamos aprender era através dos poucos livros disponiveis no mercado e através de experiencias partilhadas com amigos próximos, portanto nada que se compare com os tempos que correm...

Tenho aprendido imenso com todo o pessoal que frequenta este fórum, e por quem tenho muita admiração!!!

É graças a todos eles que hoje já sei muito mais do que sabia quando me registei... no entanto sinto que ainda tenho muito mais para aprender :shock:

Portanto acho que todos os comentários colocados, poderiam ter sido evitados...

Quanto a mim, e apesar de certas coisas parecerem ridiculas, vou continuar a partilhar os meus conhecimentos com quem precisar :D e quem detectar alguma "bacorada", em vez de rir, seria mais útil contribuir de uma forma positiva, corrigindo e apresentando então a forma correcta de fazer as coisas :cry:

É que assim, arriscam-se a ir buscar lã... e sairem tosquiados fight

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:

Olá Luiz,

É bem verdade !

Por outro lado, também não podemos culpar quem os captura ; a pesca é a sua subsistência.

Perante todos estes factos só me pergunto onde tudo isto irá terminar a médio prazo..

.. são os neons ( valha-nos a Asia que os produz aos milhoes )

.. são os cardinais ( com pouca produção em cativeiro face a procura, na minha opinião corre risco de extinção a médio prazo )

.. são os Altuns ( não existe produção em cativeiro, a procura excede largamente a oferta, corre sério risco de extinção se não forem tomadas medidas sérias )

... e tantos outros

Um abraço

Miguel

Publicado:

Boas pessoal,

Realmente, ninguém sabe tudo... e eu muito menos... Mas o que até agora aprendi é que este hobby está muito longe de ser uma ciência exacta e que muitos dos "mitos e tretas" que referi se devem ao facto de se partir de pressupostos errados no respeita à manutenção de espécies em cativeiro. De facto a maioria da literatura alegadamente especializada dá-nos informações sobre os requisitos e comportamentos das espécies no seu habitat natural. Por muito que se tente simular o ambiente natural (e deve-se fazê-lo!!) a realidade numa "caixa de água" é, na maioria das vezes muito diferente. Muitas vezes, a manutenção e reprodução em cativeiro segue mesmo princípios opostos aos da espécie em ambiente selvagem (ex: bótias a viver com ciclídeos africanos num ph de 8.2 ou mesmo Discus a serem reproduzidos num ph de 7.6 ou mais).

O que eu quiz dizer é que me custa a creditar que os asiáticos procriem neons aos milhões usando efetos especiais tão fantásticos.

Como sei pouco sobre este peixe, deixo aqui algumas dicas de quem afirma saber reproduzi-lo (não vi trovões nem relâmpagos):

http://www.tropicalresources.net/web/fish_...don_innesi.html

http://mike-edwardes.members.beeb.net/Pinnesi.html

http://badmanstropicalfish.com/profiles/profile17.html

Um abraço a todos,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte