Mafra's Reef, 1 semana e meia depois...


Recommended Posts

Boas amigos,

 

Passado uma semana do enchimento o meu aquário, começaram a surgir os primeiros problemas, que com a vossa ajuda espero resolver. Assim sendo e para muitos de vós que não conhecem o meu áqua vou colocar aqui o seu setup.

 

Aquário : 180x75x55 (CxLxA)

Sump : 120x40x50 (CxLxA)

Coluna seca: 3 furos (32mm retorno, e 2 de 50mm, o ladrão e a queda)

DSB : Na 2ª divisória da sump com 12cm

Aquecimento : 2 Jagger 300W

Escumador : Redfish para 3000l (alimentado por 2 NewJet 3000l/h)

Iluminação : ATI Powermodule 6x80w T5

Retorno: Sicce Multi 5800

Circulação : 3 Tunze 6000 + Multicontroler 7095

Total de circulação : 21000l/h + 5800l/h (secalhar menos, por causa da altura que a bomba tem de vencer), que faz um total 26800l/h, ou seja,

31,5x o volume total do sistema.

RV: 15Kg de RV que vieram do aquário do amigo Cotter, com algumas aiptasias mas tudo de resolve

 

O aquário foi enchido com água da torneira, devido a não ter a disponibilidade para ter água de OI, e adicionado sal da Tropic Marin. Densidade, está nos 1023, medido com densímetro.

 

Pois bem, como alguns já sabem, adicionei 3 Seticaudatas para me combaterem as aiptasias, ainda não os vi a trabalhar, a não ser que estejam a dar cabo das que estão na parte de baixo da rocha, não sei, ou então estão mesmo só abancados a descansar e a beber umas " :D ".

 

A rocha neste momento está a ganhar algas castanhas, já li que é normal, mas já li que podem ser cianobactérias, como sabemos a diferença do ser normal ou ser cianobactérias? Espero que não esteja a cometer aqui nenhuma asneirada... Este mês espero adicionar mais uns kilitos de RV, vamos ver como andam os €€ ....

 

Vou tentar colocar umas fotos para vocês verem, queria umas macros da rocha, mas não me consigo entender com a máquina e não sempre uma bodega de fotografias....

 

Por enquanto é isto...

 

Obrigado desde já a todos...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

mete fotos, mete, porque isso deve estar brutal.

 

no que diz respeito ao problema, sendo algas castanhas ou cianobacterias, é perfeitamente normal.

Alias, prepara-te para pelo menos 1 mes de algas e companhia.`É o ciclo e é normal.

Alias, com essa quantidade de rocha, muito pouca, como sabes, é provavel que o ciclo de prolongue um bocado.

Vai fazendo tpa´s, 10% pelo menos por semana e começa a adicionar o kalk.

Para peixes e corais, vais ter de aguentar e bastante. Tens de por mais rocha primeiro.

No minimo é aconselhavel meteres mais 100kg de rocha viva ou morta(a morta demora mais tempo a ciclar, mas o preço....), mas para fazeres os tais 20% ainda vais penar €€€€€ :D .

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, conforme prometido, vou colocar umas fotozitas para vocês verem, ainda não há assim nada digno de registo, mas é sempre um orgulho mostrar a nossa "obra" :

 

04-11-2006

 

Aquário e calha ATI, ja colocados no seu lugar, com 3 marmanjos colocaram-no lá, agradeço a eles....

 

Pic_10251_7.jpg

 

20-11-2006

 

Dia "E" encher o bicho... alguns litros de água 850L e uns kilitos de sal (29kg)

Tava tudo muito branco, era o salito a dissolver.

 

Pic_10251_10.jpg

 

24-11-2006

 

Já com areão, e os mísero 15kg de RV quem comprei ao Cotter! T5 10000ºk e as Actinicas a bombar! Calha é brutal! Paulo Bravo, .

 

Pic_10251_11.jpg

 

25-11-2006

 

Agora só com as actinicas ligadas... até que fica bonito!!

 

Pic_10251_12.jpg

 

25-11-2006

 

Dia da entrada dos Seticaudatas, este é um dos meninos, que até agora não querem papar nada!!

 

Pic_10251_13.jpg

 

28-11-2006

 

Rocha começou a ganhar a alguita, feito parvo andava a dar luz ao areão , já está tudo "off"

 

Pic_10251_14.jpg

 

Escumador 3000L made by redfish já a "bulir"... até agora nada a dizer, foi só atinar com a regulação e lá está ele a trabuquir!!

 

Pic_10251_15.jpg

 

30-11-2006

 

A sala das máquinas, ainda falta organizar aqui uns fios de maneira que fique tudo no seu sítio, este fim de semana tenho tempo para isso.

 

Pic_10251_16.jpg

 

e mais esta

 

Pic_10251_17.jpg

 

Companheiros, por agora é o que há para mostrar, é pouquinho eu sei, mas com tempo €€ as evoluções vão aparecer[/img]

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

Passados 20 dias de áqua a funcionar, fiz o meus primeiros testes depois da aquisição dos mesmos (JBL) e de um Refractometro (Aquamedic). Gostava de saber as vossas opiniões sobre o resultado das medições.

 

TEMP: 25º

PH : 8,2 (JBL) 8,65(Medidor digital)

NH4 : 0,1 Mg/l (JBL)

NO2 : 0,025 Mg/l (JBL)

NO3 : 1 Mg/l (JBL)

PO4 : 0 Mg/l (JBL)

CA : 460 Mg/l (JBL

MG : 1540 Mg/l (JBL)

Densidade : 1026

 

Que tal?

 

Quero tambem acrescentar que adicionei 41kg de RM aos 15kg de RV que tinha no início. Estou a preparar um layout ao meu gosto, mais tarde revelarei, até para saber o que posso melhorar.

Obrigado a todos e peço opiniões para os resultados dos testes.

 

Luis, ainda não estou a adicionar kalk. Aliás, tenho de ler ainda bem para saber como fazer e quais são as vantagens que vou ter em adicionar já. Se quiseres podes dar-me uma achega, era muito bem vinda!

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Quantos ao valores dos testes, nada de anormal

 

Quanto ao Kalk, penso que adicionar permite ajudar a establizar os parametros de dureza e calcio no aquario. Para alem de ajudar no controlo de algas, atravez da percepitação dos fosfatos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais