Recommended Posts

Publicado

quando vim aqui ao forum pela primera vez vinha com a ideia de nao fazer trocas de agua, hoje faço-as e ja vi bons resultados com isso.

o problema é o seguinte: quando nao fazia as ditas trocas tinha algas verdes agarradas ao vidro e a algumas folhas de plantas, esse problema quase que desapareceu. agora o problema é outro, apareceram-me umas algas filamentosas castanhas agarradas as folhas das valisnerias, que devo fazer, qual é o prob agora?

um aparte, começei a usar aquele fertelizante feito em casa ( KCl , 100gramas em 1 litro de agua e ponho 4 tampinhas da propria garrafa todos os dias) as minhas trocas sao: 100 litros por semana num aquario de 600litros brutos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Publicado:

ninguem respondia e pus-me a tentar: tirei a corrente do filtro, pus a entrada em chuveiro. as filamentosas ja la vao, ja nao tenho. é verdade, as filamentosas eram verdes e nao castanhas como tinha dito. fiz isso porque reparei que as algas so apareciam no sitio da corrente, formavam longos fios apartir de ai, fios com 2 metros, toda a extensao do aquario.

agora gostava de saber se ao perder a corrente vou perder alguma coisa?

em oxigenaçao ja vi que ja perdi, os peixes ja me mostraram isso.

Publicado:

Boas...

Já tive dessas algas filamentosas, mas não desse tamanho, onde inicialmente as arrancava sem sucesso, porque voltavam a crescer.

Aconselharam-me a reduzir as horas de luz, até porque algumas plantas ficavam verde escuras, quase negras!! Excesso de fotossíntese disseram-me :?

Diminui gradualmente a luz e, inclusive, colocava um pano opaco para não deixar passar luz alguma.

Moral da história: fui bem sucedido... :D

Abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Publicado:

Ruymar algas aparecem por desequilíbrio de nutrientes ou seja em carência ou em excesso, tu só vais solucionar esse problema quando detectares a sua causa ou seja esse fertilizante que falaste que não sei a composição do mesmo mas deve ser a causa dessas algas, podes estar a adicionar nutrientes a mais se as plantas não os consomem na totalidade resta para as algas.

Faz uns testes de macros á agua e reduz a quantidade de fertilizante que estas a usar, acho que por aí tens o problema resolvido!

Espero ter ajudado

Banner-1.png
Publicado:

eu ja tinha resolvido o problema, tirei a corrente de agua que vem do filtro e pus a entrada em forma de chuveiro, bastou fazer isso e resolvi o problema, por agora (lol)!!! deu-me ideia que as filamentosas so aparecem no sitio onde ha corrente ( pelo menos no meu caso).

de qualquer forma, obrigado. fica aqui a minha experiencia.

Publicado:
Aconselharam-me a reduzir as horas de luz, até porque algumas plantas ficavam verde escuras, quase negras!! Excesso de fotossíntese disseram-me Confused

excesso de fotossintese nao faz isso...isso é no máximo excesso de produtos azotados.

E quanto ás filamentosas, apesar de beneficiarem de corrente para se desenvolverem...a corrente nao provoca algas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me