caminhante Publicado Março 11, 2004 Publicado Março 11, 2004 Olá a todos, depois de estar uma manhã a ler/devorar vários tópicos surgiram algumas dúvidas, certamente muito básicas... Quero voltar à aquarofilia e pensei em começar com Guppy's, mas depois de ler alguns topicos e ver as fotos aqui postadas... fiquei com dúvidas O que gostava de saber era, 1- Que plantas usar para os Guppy's, que areão ou substrato devo usar para o crescimento e manutenção saudável das mesmas? Devo por camadas de areão e substrato ou só substrato? 2- Que filtro será melhor? Um interior ou um exterior? Com que matérias filtrantes? Já agora umas dicas e marcas 3- Bactérias.... como é que as introduzo ou como se criam dentro do aquário?... 4- Há comida especial para Guppy's? 5- Devo introduzir outros peixes? (i.e. Limpa fundos) Vi um topico que falava na introdução de uma espécie para evitar as algas... qual será a melhor espécie? 6- Luzes, vi que comprar uma numa loja da especialidade é o melhor. 15w? 7- Comprar aquários em Kit não me parece boa opção pois algum do material pode não ser bom... que aconselham comprar? 8- Termostato, qual a potência indicada para uma determinada capacidade (w/lt)? Li num site o aconselhamento de o colocar por debaixo do areão???? Será que li bem?... Acho que já fui chaga o suficiente... Um abraço César Citar
Visitante Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Viva, Não percebo nada de Guppys mas algumas coisas posso responder. 1-Qualquer. Quanto ao areão fertil depende da planta. 2-Filtro exterior. Fluval ou Eheim. 3-Não introduzes, elas já lá estão. Procura na net por ciclo do azoto ou ciclo do nitrogeneo. 4-não sei, mas qualquer uma dá. 5-sim. Otocinclus affinis, caracois , camarões. 6-A luz depende da quantidade e especie de plantas. 7-Correcto. Compra tudo à parte. 8-1,5w/L ou 2w/L. Debaixo do areão é outro tipo de aquecedor para plantas...esquece. Citar
caminhante Publicado: Março 11, 2004 Autor Publicado: Março 11, 2004 obrigado pela resposta lesta joão. o Otocinclus affinis é aquele "peixe gato" preto que fica até bastante grande? Adoro esses peixes pesquisei na net e vi algumas fotos desse que estou a falar e doutros brancos com uma lista preta de lado. Existem variantes? Um abraço César Citar
Duarte Conceição Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Boas caminhante Os ottos não crescem muito atingem cerca de 5-6 cm Deves estar a referir-te aos plecostumus que pertencem à grande e variada familia dos Loricariidae A titulo de referência aconselho-te o seguinte site : http://www.planetcatfish.com/core/ Cumps Citar
caminhante Publicado: Março 11, 2004 Autor Publicado: Março 11, 2004 thnx shiva espectacular site gostei dos peixes, pequenos e activos. Muito bom. Um abraço César Citar
p.moreno Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 boas só para acrescentar que em relaçao a luz nao depende só das plantas quer em quantidade quer em relaçao as especies,mas tb e muito importante ao volume do aquario.0,5/1w por litro abraço Citar
minidiogo Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá! 1- Que plantas usar para os Guppy's, que areão ou substrato devo usar para o crescimento e manutenção saudável das mesmas? Devo por camadas de areão e substrato ou só substrato?O areão convém ser misto a nivel de cores. As plantas podes utilizar as que quizeres... Só substracto não, se queres colcoar subtracto colocas-o por baixo do areão de maenira de os dois ficarem com uma altura de 7/10 cm! Há quem não utilize substracto e tenha as plantas espectaculares...como eu!! :D 2- Que filtro será melhor? Um interior ou um exterior? Com que matérias filtrantes? Já agora umas dicas e marcas Por experiencia própria Fluval é excelente... Interno ou externo tudo depende da capacidade do teu aquário! 3- Bactérias.... como é que as introduzo ou como se criam dentro do aquário?... Deixas o aquário a cilcar pelo menos durante 2/3 semanas, quanto mais melhor, mas também não muito, pronto 1 mês :D 4- Há comida especial para Guppy's? Não há comida especial para guppys, mas há comida muito boa para todos os peixes que é da marca Sera! 5- Devo introduzir outros peixes? (i.e. Limpa fundos) Vi um topico que falava na introdução de uma espécie para evitar as algas... qual será a melhor espécie?Se queres um aquário somente de guppys (o que fica giro), aconselho-te a colocares mediante a capacidade do aquário. Para além de guppys tens que colocar peixes para a ajuda da manutenção. Ex.: Oto. Affinis e Corydoras! 6- Luzes, vi que comprar uma numa loja da especialidade é o melhor. 15w? Depende da capacidade. 15W não existe em lampadas flurescentes mas sim 8W, 14W.... 14W é bom para aquários de 20 litros Regras gerar 0.5 W por cada litro de água... 7- Comprar aquários em Kit não me parece boa opção pois algum do material pode não ser bom... que aconselham comprar? O barato sai caro. Eu aconselho o aquário, depois o termostato, depois o filtro por aí fora...tudo separado nada de kits! 8- Termostato, qual a potência indicada para uma determinada capacidade (w/lt)? Li num site o aconselhamento de o colocar por debaixo do areão???? Será que li bem?... 1.5W/L! Isso de colocar debaixo do areão é um aquecimento para plantas. Não ligues! Os termostatos colocam-se na vertical têm umas ventosas e colam-se ao vidro. Dica: Coloca sempre nas costas do aquário nunca á frente nem no meio... Se conseguires tapá-lo com plantas ainda melhor! Agora, tens é que ver qual a capacidade do aquário que pretendes! Adeus mini Citar Diogo Oliveira
s|n Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Bem acho que já foi quase tudo dito, queria só salientar a importância de uma "boa equipa de limpeza", eu pessoalmente sou fã das corydoras que são pacíficas, não fazem mal a ninguém e andam sempre de um lado para o outro a comer os restos que se acumulam no areão. Quanto a comedores de algas, os plecos são excelentes, só que crescem imenso (facilmente chegam aos 35Cm, podem mesmo chegar aos 50) por isso ao fim de algum tempo se não tiveres um aqua muito grande acabas por ter de o trocar. Boa Sorte Citar Fiquem Bem
lmvt Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 So um pequeno aparte - existem lampadas fluorescentes de 15w, das de tubo normais (talvez nao existam das compactas fluorescentes) Mas se queres ou nao de 15w depende to tamanho do teu aquario. Em principio compras a lampada fluorescente maior que couber no topo do aquario. Aconselhava-te 0.5w/L para um aquario normal. Da para crescer bastante tipos de plantas. Se queres um aquario densamente plantado ou que especies mais exigentes entao tens que ter mais w/L. abracos luis Citar
minidiogo Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá Imvt! Eu só tenho conhecimento das de 14W... Adeus mini Citar Diogo Oliveira
caminhante Publicado: Março 12, 2004 Autor Publicado: Março 12, 2004 olá a todos obrigado pelas respostas estou a pensar num aquario "pequeno" ai com uns 60/80 cm para ter alguns peixes também eles pequenos (adorei o Otocinclus affinis) e bastantes plantas, não necessariamente de crescimento rapido. gosto dakelas que cobrem o areão e parecem fetos pequenos. Estava a pensar em colocar no aquário: 2 - Guppys macho e 4 femea 2 - Otocinclus affinis 1 - casal de Killies 2 - Corydora Um abraço César P.S. tamanho do aquario ainda a decidir... Citar
minidiogo Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá! Para o tamanho desse aquário aconselho: 4 corydoras :D 4 Oto affinis os guppys como vao criar deixa estar ocmo está... Adeus mini Citar Diogo Oliveira
caminhante Publicado: Março 12, 2004 Autor Publicado: Março 12, 2004 hmmm e em relação aos killies? não pode ser? e eu a pensar que dois corydoras e 2 otto já erma d+ hehehe hj vou comprar um corydora po akuario de agua fria (que neste momento esta a akecer lol) e talvez um otto? que dizem? Um abraço César Citar
minidiogo Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá! Eu retirava os killies! com a regra de 1 cm por cada L de água, ainda te sobram alguns litros. Os Affinis e os corydoras não ocupam grande espaço Aquário de água fria com corydoras e affinis? A corydora albina exige uma temp de 25 graus e o Oto affinis entre 20-26! O affinis talvez o consigas permanecer no aqua de água fria. Agora a corydora... Depende da temperatura desse aquário! Adeus mini Citar Diogo Oliveira
caminhante Publicado: Março 12, 2004 Autor Publicado: Março 12, 2004 ele era de agua fria, pq desde hj as 12 que lá tem o aquecimento ligado. Mas acho que vou comprar outro... já a pensar no aquário que vou montar.... aquele não me entendo com ele, vinha num Kit da Aquapor que comprei ai ha uns 8 anos... ele akece bem... mas nao vou muito a bola com ele... vou comprar um! O que aconselham? Eu queria um que não funcionasse por controlode intervalos (como este) mas sim que nos apenas colocassemos a temp que pretendiamos e ele la se entendia sozinho... Um abraço César Citar
minidiogo Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá! Eu não vou muito com os kits. Eu compro tudo separado. O barato sai caro! Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Visitante Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Eu queria um que não funcionasse por controlode intervalos (como este) mas sim que nos apenas colocassemos a temp que pretendiamos e ele la se entendia sozinho... O que é isso de controle de intervalos? Tenho aquecedores Tetra, são muito bons. Dizem que os melhores são Jager. Nunca experimentei. Citar
lmvt Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Cesar, Pelo que percebi acabaste de montar um aquario e queres ir ja comprar peixes. Nao facas isso porque os peixes acabam por morrer ou adoecer. Procura aqui no forum e na net paginas sobre o ciclo do azoto ou nitrogen cycle. Um aquario tem que estar montado sem peixes ou com poucos peixes resistentes antes de poder receber os peixes todos. Pode ser que o corydora seja um desses peixes resistentes, nao sei. Monta o teu setup final, poe algumas plantas e depois poe peixes, com calma. Abraco Luis Citar
caminhante Publicado: Março 12, 2004 Autor Publicado: Março 12, 2004 obrigado pelas respostas joao_m_gil, o que eu pretendia dizer com intervalos de temperatura é o seguinte, este termostato que eu tenho começa normalmente a aquecer a agua até tu lhe indicares que essa é a temperatura máxima que pretendes, depois vais tomando atenção até a agura chegar a temperatura minima e indicas-lhe também. Ora isto é tudo muito simples... se o funcionamento fosse bom...mas para indicar todos estes valores tens de rodar uma especie de borracha que muito dificilmente aceita... o que eu pretendia era um totalmente submergivel com indicador exacto de temperatura, sem teres que ser tu a "introduzir" os valores. lmvt realmente pretendo montar um aquário com peixes tropicais, mas é para ir fazendo devagar e seguindo todas as "normas". Deste que estou a falar agora é um aquario de agua fria em que pretendo colocar alguns outros peixes apenas para o tornar mais aprazivel, assim como algumas plantas. Este aquario está em funcionamento há bastante tempo Um abraço César Citar
nplima Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 ola os guppies costumam nadar junto a superficie da agua. se so povoares o teu aquario com eles e com corydoras, vais ter o meio do aquario um bocado para o... deserto .. naturalmente isso e mais evidente se o aquario for grande! quanto as plantas, acho que é simpatico plantares especies da mesma regiao dos peixes que queres ter. no caso dos guppies... errrrm.. nao sei bem. mas sei que os guppies foram levados para os Sul dos EUA para comerem os mosquitos.. onde devem ter encontrado cabombas carolinianas (tipo, da Carolina do Sul), bacopa caroliniana e outras assim. os guppies sao famosos por se reproduzirem como coelhos, e parece que aqueles cérebros com 4 neuronios deles nao tem espaço para instinto maternal.. logo que a criatura nasce, a mãe olha pra trás e pensa "olha, uma coisa a mexer-se! é comida! nham nham" por mais essa razao, é optima ideia haver plantas no aquario, com uma configuração semelhante àquela que o pessoal que cria Killies tem - tipo pompom pendurado da superficie da agua para baixo. uns nenufares ate faziam bem esse papel, mas isso implicava ter o aquario sem tampa, o que nao e compativel com peixes saltitantes como os guppies inté Nuno Lima Citar
Recommended Posts