Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Antes que alguém me diga para fazer uma pesquisa, devo adiantar que já a fiz e daí resultou que fiquei ainda mais baralhado.

A minha dúvida prende-se com o facto de eu estar a construir um filtro exterior que, modéstia à parte, é um mimo. Digo isto porque acho que depois de colar os vidros vou ter como resultado exactamente aquilo que desenhei.

Até aqui tudo bem! Mas é aqui que a porca começa a "torcer o rabo"...

Devo, ou não, utilizar carvão activado num dos compartimentos? Estou a projectar um primeiro compartimento (de recepção da a´gua que vem do akua) com esponja e perlon, seguindo-se o compartimento para o carvão, a seguir um compartimento para bio balls e, por fim, um último compartimento onde se encontra a bomba a manda a água de volta para o akua.

As filtragem mecânica(esponja e perlon) e bacteriológica, são obrigatórias, mas devo usar carvão?????

Agradeço desde já a ajuda

:shock:

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Olá

Discordo do João.

Mesmo sem ser plantado não vejo necessidsade nenhuma de se usar carvão. Deves sim pôr cerâmicas para arranjares uma boa colónia de bacérias que façam a filtragem biológica. O carvão deves usar apenas como filtragem quimica para eleliminar produtos quimicos introduzidos no aqua (por exemplo medicamentos).

Brotas

Publicado:

ok, mas o carvão está esclarecido e então as cerâmicas?

A cerâmica aloja bactérias que consomem a amonia = Plantas necessitam deste composto, muita cerâmica menos amónia.

O taslixado deu-me esta dica, qualquer dia vou retirar a cerâmica do meu aqua, as plantas fazem esse trabalho. Coloco só filtragem mecânica.

26675160.img.jpg

Publicado:

pera sergioveterano, tás a fazer confusão...as batérias transformam a amónio em matério inorgânica que essa sim as plantas consomem... ou seja precisas sempre de filtragem biologica e só depois é que as plantas eliminam o restante. :D

Tiago Pereira... O meu aquário!

Publicado:

nop, não estou, um dos compostos que as plantas mais usam é o azoto sob a forma de amonio que é formado em ambientes de águas ácidas, o que as bacterias decompositoras fazem é transformá-lo em nitrato tb um composto azotado usado pelas plantas. Mas as plantas preferem-no sob a forma de amonio.

O que eu quero dizer é que a cerâmica pode eventualmente entrar em competição com as plantas por este elemento. Mas isto eu ainda não puz em prática não sei se resulta, ou se estou provavelmente errado.

26675160.img.jpg

Publicado:
nop, não estou, um dos compostos que as plantas mais usam é o azoto sob a forma de amonio que é formado em ambientes de águas ácidas, o que as bacterias decompositoras fazem é transformá-lo em nitrato tb um composto azotado usado pelas plantas. Mas as plantas preferem-no sob a forma de amonio.

O que eu quero dizer é que a cerâmica pode eventualmente entrar em competição com as plantas por este elemento. Mas isto eu ainda não puz em prática não sei se resulta, ou se estou provavelmente errado.

Correcto. As bacterias na filtragem biologica entram em competição com as plantas pelos compostos azotados.

As plantas preferem a Amonia aos Nitratos (dá menos trabalho a assimilar).

Provavelmente num aqua bem plantado não será necessário nenhum filtro, apenas uma ligeira movimentação de agua.

Publicado:

Olá

Na minha opinião, o svet tem razão mas é preciso que fique claro que podemos fazer isso apenas em aquários muito bem plantados. Não comece o pessoal aí a montar aquarios apenas com filtragem mecânica.

Cumps

Brotas

Publicado:

Xiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que me deram mais do que aquilo que encomendei. Todavia, e com a modéstia de um zero à esquerda nisto dos plantados, quero dizer-vos, a título meramente informativo, que tive ontem oportunidade de ler um artigo que defendia a utlização de carvão em todos os sistemas.

Peço que me perdoem, mas não consigo descobrir o desgraçado do URL do tal artigo, no qual o autor referia que havia, isso sim, a necessidade de utilizar o tipo de carvão activado mais adequado a cada situação.

Segundo o mesmo, a quantidade de minerais, vitaminas e demais elementos que o carvão retira da água é tão baixa que não compete com as necessidades das plantas ou dos peixes.

O que me dizem????

:)

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Olá

Eu já disse quase tudo o que sabia. Não disse que não podias usar carvão, disse apenas que não via necessidade. É que depois tens de "passar a vida" a retirar o carvão para colocares novo (no máximo de mês a mês). Se não o fizeres é o fim. Com as cerâmicas ficas descansado por muito tempo (2 a 3 anos).

No meio desta história toda, espero ter ajudado nalguma coisa.

Brotas

Publicado:

Se não estou enganado a filtragem mecánica faz-se com as massas (espuma, lã de vidro, etc.) mas, por sua vez as bactérias ao fixarem-se nestas massas também efectuam a filtragem biologica. Não tanto com as ceramicas, pois estas teem mais condições para as mesmas se fixarem. Por exemplo o meu filtro biologico é efectuado por biobolas. A água cai numa espuma e depois atravessa as biobolas e é elevada para os aqs. No entanto cada aq. tem o seu filtro de espuma ou lã de vidro.

Também uso umas bolas pequenas de barro, aquelas que são usadas nos vasos das flores para manter a humidade.

Não quero ser muito preciso mas" penso eu de que" que a amónia se transforma em nitrites e estes pela acção das bactérias passa a nitratos. Se estiver errado agradeço que me corrijam. É certo que as plantas necessitam dos nitratos mas não ao ponto de se não efectuar a filtragem biologica

Até sempre

Rui

Publicado:

Quanto ao carvão:

Este elemento é essencial para tirar as impurezas e purificar as águas. Por exemplo depois de se efectuar um tratamento com antibioticos, e outros remédios.

Mas temos de ter cuidado que depois de certo tempo a actuar e quando fica saturado começa a deitar cá para fora tudo o que até aí esteve a reter.

Há muitos entendidos na manutenção dos discus que atribuem a doença dos buracos na cabeça a este factor.

Resumindo:

Penso eu de que" que o carvão é util quando sabemos tirar partido dele.

Torna-se perigoso quando o metemos num filtro e o deixamos lá ficar muito tempo.

Até sempre

Rui

• 5 meses depois...
Publicado:

O Carvão é ideal em aquários muito pequenos, tipo 80 L; em Aquários grandes normalmente não é usado pelo preço e porque se vive muito bem sem ele. É que por muitas voltas que demos umas mudas de água valentes são sempre bem vindas, e quando assim é o CA deixa de ter utilidade, pelo preço. SIM, é um excelente meio de filtragem, pois retem tantas coisas que observando de perto nem deveríamos viver sem ele. O Efeito de saturação é realmente uma bomba relógio. A prática pelo menos por aqui em Portugal indica-me o que já foi dito: nunca vi CA em permanencia em nenhum tipo de aquário, desde o vulgar comunitario tropical aos ciclideos africanos e até nos salgados....

vejam a FAQ filtragem, parágrafo filtragem quimica:

""Filtragem química

Em poucas palavras, a filtragem química é a remoção de poluentes dissolvidos na água. Esses poluentes existem a nível molecular e podem dividir-se em duas categorias: polares e não polares. O método mais comum de filtragem química é a utilização de carvão activado, que é mais eficiente com os poluentes não polares (embora retenha também os polares).Outro método eficiente é o da utilização de escumadores, os quais removem os poluentes polares, tais como produtos orgânicos dissolvidos.

O carvão activado granulado (GAC) é fabricado a partir de carvão vegetal aquecido na presença de vapor a alta temperatura. Este processo provoca a formação de inúmeros pequenos poros, os quais retêm poluentes não polares a nível molecular por adsorsão e troca de iões e removem metais pesados e/ou moléculas orgânicas, as quais são fonte de cores e odores indesejáveis.

O melhor carvão activado para filtragem de água é o vegetal com macroporos (poros grandes). Um bom carvão desse tipo é menos denso e "sibila" e flutua quando em contacto com a água pela primeira vez. O carvão activado para remover os odores da poluição atmosférica, é feito com casca de coco e é microporoso (poros microscópicos). É um carvão mais denso.

Alguns aquariofilistas (especialmente os dedicados aos aquários de recife) preocupam-se com a libertação de fosfatos pelo carvão activado. Recomendamos a compra de carvão produzido por reputados fornecedores de produtos para aquário, que durante o fabrico minimizam o conteúdo de cinzas pela lavagem do carvão com soluções ácidas. Os carvões com baixo teor de cinzas também têm menos possibilidade de alterarem o pH, além da menor libertação de fosfatos.

Os fosfatos existem no carvão activado pela simples razão de esse carvão ter sido originalmente matéria vegetal viva. Toda a matéria viva é rica em fosfatos. A sua libertação é mais elevada inicialmente e tende a diminuir com o tempo. Portanto o problema pode ser significativamente minimizado se o carvão for posto em água durante umas semanas, antes de ser usado no aquário.

Outros aquariofilistas preocupam-se com a remoção de elementos raros feita pelo carvão e que são necessários ao crescimento de plantas e de invertebrados. Esses elementos raros são um problema em aquários com plantas e em mini-recifes, com ou sem uso do carvão. Mas os benefícios potenciais do uso do carvão no seu conjunto superam as desvantagens. Se o problema da diminuição de elementos raros for uma preocupação deve ser usado um suplemento desses elementos em conjunção com o carvão.

O carvão activado só pode ser recuperado em laboratório mas, felizmente, é suficientemente barato para poder ser usado sem a preocupação de reutilização. Deve ser sempre lavado antes da utilização para remover poeiras acumuladas durante a operação de embalagem e transporte. Chama-se a atenção sobre as quantidades a usar, mas pequenas porções mudadas com maior frequência parecem dar melhores resultados. Como experiência, meia chávena por cada 75 l de água é o ponto de começo recomendado. Em resumo, o carvão é uma excelente e barata matéria filtrante, vivamente recomendada para todos os aquários.

Existe uma variedade de produtos para a filtragem química especialmente criados para remover determinados produtos. Um dos mais comuns é obtido da argila zeolite (também usada em gravilhas para caixotes dos gatos). Existem vários nomes desse produto no mercado como "Amo-Carb". Estes produtos removem a amónia da água e são bons para uso em curtos períodos. O aquariofilista deve saber que se usar zeolite, especialmente no ciclo de um novo aquário, o estabelecimento da filtragem biológica pode ser atrasado ou mesmo interrompido.

Os escumadores de proteínas são fundamentalmente usados em aquários de água salgada, particularmente nos de recife. Têm uma especial e notável capacidade de remover matéria orgânica dissolvida antes que se decomponha. O processo baseia-se em tirar vantagem da natureza polar das moléculas orgânicas causar a sua atracção para a superfície das bolhas de ar injectadas numa coluna de água. A espuma resultante é retirada mecanicamente e eliminada.

""""

O link:

http://faq.thekrib.com/pt/filters.html

Publicado:

O Carvão é ideal em aquários muito pequenos, tipo 80 L; em Aquários grandes normalmente não é usado pelo preço e porque se vive muito bem sem ele. É que por muitas voltas que demos umas mudas de água valentes são sempre bem vindas, e quando assim é o CA deixa de ter utilidade, pelo preço. SIM, é um excelente meio de filtragem, pois retem tantas coisas que observando de perto nem deveríamos viver sem ele. O Efeito de saturação é realmente uma bomba relógio. A prática pelo menos por aqui em Portugal indica-me o que já foi dito: nunca vi CA em permanencia em nenhum tipo de aquário, desde o vulgar comunitario tropical aos ciclideos africanos e até nos salgados....

vejam a FAQ filtragem, parágrafo filtragem quimica:

""Filtragem química

Em poucas palavras, a filtragem química é a remoção de poluentes dissolvidos na água. Esses poluentes existem a nível molecular e podem dividir-se em duas categorias: polares e não polares. O método mais comum de filtragem química é a utilização de carvão activado, que é mais eficiente com os poluentes não polares (embora retenha também os polares).Outro método eficiente é o da utilização de escumadores, os quais removem os poluentes polares, tais como produtos orgânicos dissolvidos.

O carvão activado granulado (GAC) é fabricado a partir de carvão vegetal aquecido na presença de vapor a alta temperatura. Este processo provoca a formação de inúmeros pequenos poros, os quais retêm poluentes não polares a nível molecular por adsorsão e troca de iões e removem metais pesados e/ou moléculas orgânicas, as quais são fonte de cores e odores indesejáveis.

O melhor carvão activado para filtragem de água é o vegetal com macroporos (poros grandes). Um bom carvão desse tipo é menos denso e "sibila" e flutua quando em contacto com a água pela primeira vez. O carvão activado para remover os odores da poluição atmosférica, é feito com casca de coco e é microporoso (poros microscópicos). É um carvão mais denso.

Alguns aquariofilistas (especialmente os dedicados aos aquários de recife) preocupam-se com a libertação de fosfatos pelo carvão activado. Recomendamos a compra de carvão produzido por reputados fornecedores de produtos para aquário, que durante o fabrico minimizam o conteúdo de cinzas pela lavagem do carvão com soluções ácidas. Os carvões com baixo teor de cinzas também têm menos possibilidade de alterarem o pH, além da menor libertação de fosfatos.

Os fosfatos existem no carvão activado pela simples razão de esse carvão ter sido originalmente matéria vegetal viva. Toda a matéria viva é rica em fosfatos. A sua libertação é mais elevada inicialmente e tende a diminuir com o tempo. Portanto o problema pode ser significativamente minimizado se o carvão for posto em água durante umas semanas, antes de ser usado no aquário.

Outros aquariofilistas preocupam-se com a remoção de elementos raros feita pelo carvão e que são necessários ao crescimento de plantas e de invertebrados. Esses elementos raros são um problema em aquários com plantas e em mini-recifes, com ou sem uso do carvão. Mas os benefícios potenciais do uso do carvão no seu conjunto superam as desvantagens. Se o problema da diminuição de elementos raros for uma preocupação deve ser usado um suplemento desses elementos em conjunção com o carvão.

O carvão activado só pode ser recuperado em laboratório mas, felizmente, é suficientemente barato para poder ser usado sem a preocupação de reutilização. Deve ser sempre lavado antes da utilização para remover poeiras acumuladas durante a operação de embalagem e transporte. Chama-se a atenção sobre as quantidades a usar, mas pequenas porções mudadas com maior frequência parecem dar melhores resultados. Como experiência, meia chávena por cada 75 l de água é o ponto de começo recomendado. Em resumo, o carvão é uma excelente e barata matéria filtrante, vivamente recomendada para todos os aquários.

Existe uma variedade de produtos para a filtragem química especialmente criados para remover determinados produtos. Um dos mais comuns é obtido da argila zeolite (também usada em gravilhas para caixotes dos gatos). Existem vários nomes desse produto no mercado como "Amo-Carb". Estes produtos removem a amónia da água e são bons para uso em curtos períodos. O aquariofilista deve saber que se usar zeolite, especialmente no ciclo de um novo aquário, o estabelecimento da filtragem biológica pode ser atrasado ou mesmo interrompido.

Os escumadores de proteínas são fundamentalmente usados em aquários de água salgada, particularmente nos de recife. Têm uma especial e notável capacidade de remover matéria orgânica dissolvida antes que se decomponha. O processo baseia-se em tirar vantagem da natureza polar das moléculas orgânicas causar a sua atracção para a superfície das bolhas de ar injectadas numa coluna de água. A espuma resultante é retirada mecanicamente e eliminada.

""""

O link:

http://faq.thekrib.com/pt/filters.html

Publicado:

LMAlves, boas dicas sobre o carvão :!:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!