Hugo A Silva Publicado Novembro 28, 2006 Share Publicado Novembro 28, 2006 Bom... só para vos enquadrar na história, vou recomeçar no hobby e desta é de vez. Vou voltar à minha paixão... os Discus. Ontem tive também uma pequena desilusão. O aquário que eu tinha pedido para fazerem, não foi feito nas medidas certas. Por algum motivo, fizeram-no com 100Cx50Lx46A (eu tinha pedido 100x50x60)... Sorte é que foi um trabalho feito por fora (não paguei nada Bom... Como o aquário estava na rua (na horta da minha avó), cheio de água da chuva e directamente no chão, sobre pedras e troncos, tive medo que estivesse partido. Lavei-o todo por dentro e por fora, tentei secá-lo o melhor possível e enchi-o. Durante cerca de 20 minutos não detectei qualquer fuga. Agora, já está em minha casa e hoje vou enchê-lo novamente e vou deixá-lo cheio durante 3 dias a fim de detectar com certeza se existe ou não fuga. Este aquário vai ser um aquário provisório... tenho outro 120x50x60 que precisa de ser descolado e colado novamente e colocar travessas para que fique seguro. este aguarda também a construção do movel para que fique no seu lugar definitivo. bom... por agora, vou aguardar para ver as condições dos aquários para depois poder começar sem sobressaltos. Já agora, gostaria que me indicassem como devo fazer os layers do substrato para que as plantas sejam também felizes. pelo que vi, os substratos no mercado não são nada acessiveis pelo que, se existirem alternativas viáveis, estejam à vontade para me aconselharem visto isto, tenho também facilidade de acesso a temporizadores. Gostaria também do vosso conselho em relação a Iluminação, por forma a ter um bom equilibrio entre plantas e peixes. A minha ideia seria criar condições para uma boa simulação Night/Day e Day/Night. Estava a pensar utilizar os temporizadores para sequenciar iluminação (ligando uma luz mais fraca primeiro- simulando o amanhecer- depois a luz normal, passando depois para outra luz mais fraca e por fim para uma moonlight. Isto é viável? se sim, alguns conselhos em termos de marcas e tipos de lampadas? Obrigado desde já pela ajuda Abraços ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Novembro 28, 2006 Share Publicado: Novembro 28, 2006 eu acho que o pessoal dos salgados consegue fazer isso com as HQI Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo A Silva Publicado: Novembro 29, 2006 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2006 bom... descobri também lá por casa um filtro antigo que vai dar para já para fazer o Ciclo. a minha questão agora é a seguinte: este filtro está parado à cerca de 2 anos e estava num armazém em condições deprimentes. Gostaria de desinfectá-lo (tal como o aquário) e as massas filtrantes, bem como as mangueiras e os tubos... qual a melhor maneira? será que uma solução de àgual com alcool é suficiente? Estou a pensar comprar um Eheim Professional II 2028... pelo que deu para ver é um bom filtro e é suficiente para o aquário final. Vi também um Sera 1100 a marca não me diz muito... será que alguém pode comentar as duas hipóteses? Quando o colocar, devo deixar ambos os filtros a funcionar até que o novo crie a colónia de bactérias, certo? ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao costa Publicado: Novembro 29, 2006 Share Publicado: Novembro 29, 2006 opta pelo eheim, pois sao bem melhores e tens peças no mercado caso algo se parta.......... para desinfectares isso dálhe com um banho de águ com sal, e depois exagua bem...... Obrigado Joao Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARTART Publicado: Novembro 29, 2006 Share Publicado: Novembro 29, 2006 Boas, em relação ao filtro, é melhor teres 2 filtros do que 1 só, ou seja, 2 filtros de +- 700 a 800L/h do que 1 com +- 1200L/h. A iluminação, depende se queres ter um aqua com muitas ou poucas plantas e que tipo de plantas queres ter. Outra coisa que te pode dar jeito é um filtro UV-C, para eliminar "bichos" que te podem ser prejudiciais aos discus. Eu tambem sou da tua zona, se precisares de mais ajuda envia PM. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrejnr Publicado: Novembro 30, 2006 Share Publicado: Novembro 30, 2006 Quando o colocar, devo deixar ambos os filtros a funcionar até que o novo crie a colónia de bactérias, certo? Então é assim: Com o aquario cheio e agua "em condições", leia-se repousada durante pelo menos 1 dia (se bem que ao fim de 6h mais de 90% do cloro já não se encontra na agua) pôes o liquido CYCLE por exemplo da nutrafin se tiveres, se não tieres também não vale a pena ires gastar 5 ou 10€ nele. Entetanto medes o pH da agua e escolhes algum peixe resistente que se dê nesse pH e cujo crescimento seja adequado ao aquario em questão. Pessoalmente costumo optar por algum "pleco"... Teres um peixe no aquario é VITAL visto que mesmo que adiciones as bacterias do produto CYCLE estas alimentam-se de NH3 e NH4 e estes compostos são produzidos directa e indirectamente plos peixes e seus dejectos e desperdícios de comida, se meteres só as bacterias e estas não tiverem comida vão obviamente morrer. Podes também usar caracois pra fazer o ciclo se preferires e te forem masi acessiveis mas tens de ter algo do reino animal... Conclusão: O filtro só por sí a trabalhar não "cria" as bacterias nem mesmo as sustenta sozinho sem "fazedores de amonia", vulgo peixarada. Depois é uma questão de te informares acerca do ciclo do azoto e teres testes de pH, NH3 e NH4 pelo menos. Neste link podes encontrar alguma informação acerca dos starters de CYCLE: http://www.thekrib.com/Chemistry/jump-starts.html Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo A Silva Publicado: Novembro 30, 2006 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2006 obrigado pelas respostas em relação ao ciclo do azoto, tenho perfeita consciencia que ele não começa "do nada". a questão era se quando optar por outro filtro deveria ou não tirar um, pôr o outro ou deixar ambos a funcionar até que a colónia de bactérias se estabelecesse também no filtro novo. parece-me óbvia a segunda escolha mas queria apenas certificar-me. em relação ao aquário, está cheio à 48 horas e não se notam fugas... em relação a algum material antigo que tinha, vou mergulhá-lo então na solução de água e sal. hoje quando chegar a casa vou tirar metade daquela agua e vou pôr lá uns punhados de sal e de seguida mergulho lá o material a desinfectar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joao costa Publicado: Novembro 30, 2006 Share Publicado: Novembro 30, 2006 Boa , é assim é que é....... continua e vai postando novidades...... Obrigado Joao Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts