CO2 & Oxigenação da água

JPN

Recommended Posts

Bom dia a todos:

Num aquário plantado, qual é a relação da injecção do CO2 com a oxigenação da água.

Estou a ponto de montar um plantado e não sei absolutamente nada sobre esta relação, e claro gostava de umas dicas.

Partilhar nas redes sociais

A injeção de co2 se for de garrafa só deve ser feita durante o tempo em que as luzes estão ligadas...

tem que se ver o PH...pois vai baixá-lo....

tem que fertilizar com micro nutrientes...

Se tiver possibilidades é colocar um teste permanente de ph ligado à garrafa...

Senão tem que ir controlando a injecção, medindo ph, medindo o O2...

Pesquise no forum que existe uma tonelada de informação sobre CO2 e afins,

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg

Sendo mais especifico vai ser um plantado com peixes, em relação ao CO2 eu sei como tem de actuar.

A minha duvida está na injecção do oxigéno, pergunto é igual como o aqua não fosse um plantado.

Dequalquer das maneiras obrigado.

Em relação ao oxigenio não se tem que fazer nada, ou seja, desde que exista agitação na superficie as trocas serão feitas...

se quiser ter certezas é comprar medidos de O2,

Eu nos aquários que tenho pressurizados(co2) não faço nada a não ser jogar com o pente de entrada de água, ficando este desde submerso até fazer de cascata, consoante o que quero...

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg

a oxigenação da é promovida atravez das trocas com o meio sendo estás promovidas através da agitação superficial. Como de certo sabes se esta agitação for muita o CO2 irá-se dissipar, assim sendo se o aquário for de facto plantado o O2 resultante da fotossintese será o suficiente para os animais. Se tiveres o injector a injectar CO2 todo o dia, podes durante o periodo nocturno promover a agitação da àgua (uma vez que as plantas produzem CO2 de noite, o que aliado ao da respiração dos peixes e do injector pode ser problematico)

espero ter ajudado,

Pedro Pinheiro