jotil Publicado Novembro 27, 2006 Share Publicado Novembro 27, 2006 Tenho 3 ampulárias num aquário de 20L a tentar reprodução a 3 semanas. Tem luz natural mas fraca, 5cm sem água e temperatura a 25º. Não consigo distinguir machos e fêmeas, ainda não tive nenhuma postura. Pensei que ou tenho só femeas ou machos ou o fotoperiodo tem tido influência, tenho lido que as posturas seriam constantes e que não seria preciso esprerar muito tempo ou tenho de ter mais paciencia? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Novembro 27, 2006 Share Publicado: Novembro 27, 2006 Aconselho: 1º- Boa dose de paciência 2º- Movê los para um aquário maior, pois 20 litros para três ampulárias é pouquissimo, 20 litros já é pouquito para uma ampulária adulta, quanto mais para três. 3º-Talvez elevar a temperatura mais um grau ou dois. 4º-Comida em ambundância. 5º-Se ao fim de um mês ou dois não ocorrer a reprodução, deve ser porque são todas do mesmo sexo. Já agora, as ampulárias tem que tamanho? Tens a certeza que já são adultas? Quanto ao espaço sem água no aqua, 5cm é bom. Se puderes, experimenta por um pouco de esferovite agarrada a um dos vidros do aqua, fora de água. As minhas ampulárias preferiam sempre mais por os ovos ai, do que nos vidros. Em relação à luz, as minhas apenas recebiam luz natural. Não acho que seja importante a quantidade de luz para elas porem ovos. Abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jotil Publicado: Novembro 27, 2006 Autor Share Publicado: Novembro 27, 2006 Egnom obrigado pela resposta. Já são adultas de certeza, vou esperar mais um pouco...por acaso não sabes de quanto em quanto tempo ocorem essas posturas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Egnom Publicado: Novembro 27, 2006 Share Publicado: Novembro 27, 2006 Vou te contar o meu caso: Tinha um plantado com guppys e néons. Um dia resolvi comprar dois caracóis amarelados muito bonitos(não sabia nada sobre eles). O meu aqua tinha cerca de 60 litros, tinha apenas luz directa do sol de manhâ e apenas uns dois ou três centimetros entre a superficie da água e a tampa. Fazia TPAS com 5 litros todas as semanas. Passaram-se dois ou três meses e os caracóis foram crescendo, crescendo e certo dia de manhâ, quando ia alimentar a bicharada vejo um monte de ovinhos pegados à lateral do aqua. Fiquei contente. Passados uns dias, nova postura dos caracóis. Muito bem. A partir dai era quase todos os dias, ou dia sim, dia não eles a encherem-me o aqua de posturas. Ai passei de contente a em pânico. Não devo estar a exagerar se disser que eles chegaram a por mais de vinte posturas de ovos em pouco tempo. De cada montinho de ovos nascem cerca de 100-200 caracóis bébes. A solução: destrui todas as posturas, menos uma, a primeira. Passado cerca de três semanas, os ovos eclodiram e tive uma enchente de caracóis (cerca de 150) no aqua, o que me levou a tentar vendê-las. Ninguém as queria comprar. Então pus um anuncio de grátis e ai eram montes de pedidos de pessoas. Cheguei a dar 30 ampulárias de cada vez a apenas uma pessoa. Quando consegui dar todas as ampulárias(levei semanas), fiquei apenas com um dois dos bébes. Passado algum tempo dei as minhas ampulárias ao meu irmão, ficando sem nenhuma. Já agora, uma nota, 100 ampulárias bébés fazem uma poluição considerável no aqua. Aqui fica o link do tópico que escrevi na altura em que isto se passou: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0379&highlight= Espero ter ajudado. Abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts