Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal,

finalmente tenho o meu movel para o aquario pronto. Infelizmente as fotos que tinhas tirado foram todas po galheiro, pq quase no fim da montagem encostei o berbequim que tem íman à maquina fotografica e nem preciso dizer o que aconteceu aos dados que estavam no memory stick. Enfim... mas depois ponho aqui uma foto do aspecto final do movel.

Agora chegou a hora de "remontar" o meu aquario e hoje tive a juntar tudo o que tinha prali e cheguei a conclusao que tenho um armazem da JBL em casa. lol

entao é assim neste momento eu tenho:

Aquario:

- 120x40x50 (240 litros)

- Filtro Interno com 3 compartimentos

- PowerHead 1022 l/h da Hagen

- Termostato: Rena Basic 200W

- Bomba de Oxigenação Rena Air 300

- Lampadas 2 x 30W

- 45 kilos areao de rio

Materiais do Filtro:

- BioBalls umas 12

-Symec da JBL (lã de vidro)

- Biomec da JBL (ceramicas)

depois tenho uma carregada de testes e produtos da JBl:

- Teste de PH

- Teste de nitratos

- Teste de nitritos

- Bolinhas de Adubo

e umas pastilhas TankSafe, que me lembro o homem da loja onde comprei o aquario me ter dito que era pa por sempre que houvesse uma remodelacao destas penso que é para acelerar o ciclo de azoto.

Bom e é aqui que surgem as minhas duvidas.

1º- Pessoal que acham deste setup? ta tudo ok? preciso de mais alguma coisa tenho algo a mais?

2º - As bioballs devem ser a camada mais baixa ou mais alta? tendo em conta que a agua entra por cima ?

3º - Eu estava a pensar comprar Akadama para o substrato e depois por areao de rio. deve a akadama cobrir toda a area do aquario. é que se assim for vou gastar um dinheirao. Ou posso cobrir com akadama apenas a area onde quero que existam plantas?! Quantos sacos devo comprar?

penso que por agora é so!

um grande abraco

Publicado:

nao sei se houve algum problema com o meu topico, conseguiram le-lo? tou a estranhar n ter obtido resposta nenhuma ainda, nunca me tinha acontecido. Desculpem a insistencia.

abraco

Publicado:

Boas!

Para começar queria dizer, que curti a organizaçao do post, e deu pa notar algum etusiasmo pelos pormenores.

Em relaçao ao setup, do pouco conhecimento que tenho, pens oque teras alguns problemas de aquecimento visto que nao tas a respeitar a relaçao de 1W/L de agua, assim teras sempre o termostato ligado, e a temp exterioir for baixa deve influenciar a temp do aqua.

Se quiseres fazer um plantado, a iluminaçao e um pouco baixa uma relaçao de 0.25 w/l, se nao for deve ser suficiente para ver o peixes..:).

E em relaçao ao Akadama, pelo que tenho lido nao se deve cobrir, pois ele é o bastante, e aconcelham uma altura de pelo menos 5cm (120*40*5) precisarias de 24 litros, mas acho que se quizeres so por akadama onde poes plantas tb deve dar ter a sua graça...

espero ter ajudado, e boa sorte com o Aqua, e mostranos algumas fotos qd montares isso.

cumps

:)

Publicado:

Boas João

Quanto as tuas dúvidas vou-te tentar ajudar no que posso.

O termóstato está ligeiramente abaixo da regra 1Lt / 1W mas também depende da temperatura ambiente onde está inserido (dá para aguentar e logo se vê).

A sequência das matérias filtrantes é: 1º mecânica (esponjas e lã) 2º biológica a seguir há várias opiniões (mas vai tudo -+ parar ao mesmo) :) .As bioballs é uma componente biológica logo no 2º andar assim como a Biomec.

Quanto ao teu terceiro ponto não me meto nessa guerra espera que apareça algum cromo.

TankSafe não me diz nada, já leste a caixa?

Um abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Publicado:

Bom desde já obrigado pelas respostas que já me puderam adiantar e diluir algumas duvidas.

De facto andava mesmo enganado no que diz respeito a colocação das bioballs, era a minha camada mais superficial. :) sendo assim o filtro deve ficar de baixo para cima:

-Biomec

- BioBalls

- Lã de Vidro

- Espuma

é isto?

quanto ao termostato acho que vou arriscar e continuar com este, estamos em contanção de custos. :| quanto à akadama, tou farto ja de ler sobre este substrato e n chego a conclusao nenhuma. É bom não é? que quantidade por?! Cobrir todo o fundo do aquario? so a zona onde queremos por plantas? nao consigo mesmo responder a estas perguntas. De qualquer forma quanto a luz que tenho no aquario parece-vos pouco para iniciar um plantado?

mais uma vez obrigado

abraco

Publicado:

Boas

Podias colocar o modelo / especificações do filtro. É que não sei se será suficiente. Para um aquario dessa litragem deves ter 720/1000 l/h.

Essa powerhead para mim é desnecessária e dinheiro mal gasto pois não te dá capacidade de filtragem, mas já que a tens utiliza, se não tiveres não compres. Compra antes um filtro externo que é bem melhor.

Abraços

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

Nemo posso não ter percebido a tua pergunta mas o meu filtro já vinha incorporado no aquario, é tipo uma caixa preta colado numa das faces do aquario com 3 compartimentos, num coloco o termostato, noutro faco "a filtragem" e no outro tenho a powerhead.

thanks

abraco

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!