gpreto Publicado Novembro 26, 2006 Publicado Novembro 26, 2006 Olá a todos. Hoje, enquanto olhava orgulhoso o meu aqua, notei que pousado numa planta se encontrava o que me pareceu ser um insecto. Alguem saberá dizer-me o que é e se fará mal aos peixes? Peixes esses que ainda não tenho, era meu plano comprar os primeiros amanhã. Agora, estou na dúvida. Obrigado. Citar
paulo pereira Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Boas, Pela foto parece-me ser uma larva de um insecto, pelo sim pelo não tentava retirar o bicho de dentro do aqua. Pode ser que alguém no forum te possa dar mais alguma ajuda. MEU AQUA - ENDEREÇO http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0745&highlight= Abraço Paulo Citar
Bangai Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Boas Apanha essa larva e mete num recipiente à parte, pa depois dizers ao pessoal o que saiu daí :D . Mas como disse o paulo tira-o daí pelo sim pelo não! Cumps Citar
Egnom Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Se não me engano isso é a forma larvar de um cavalinho-do-diabo ou libelinha ou uma coisa dessas. Cuidado que acho que isso ataca os peixes pequenos ou os alevins. Citar
João Abóbora Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Também acho que é uma larva de libélula. Retira-a porque não faz falta nenhuma no aquario Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
gpreto Publicado: Novembro 26, 2006 Autor Publicado: Novembro 26, 2006 Obrigado pelas dicas. Deu luta mas consegui retira-la do áquario. O raio do bicho foge que se farta. Não vai dar para deixar crescer e ver o que saía dali. Durante a nossa luta, ele ... aleijou-se muito. Só espero é que não apareçam mais... Citar
gpreto Publicado: Novembro 27, 2006 Autor Publicado: Novembro 27, 2006 Olá! Afinal não era o único exemplar. Há mais, não sei quantos. Até agora consegui contar mais 3. São praticamente impossiveis de apanhar. Uma vez no musgo ou no areão junto à base das plantas ficam invisiveis. Alguém tem alguma ideia? É que agora já tenho peixes... Fizemos algumas pesquisas e o mais parecido com aquilo que encontrámos foi isto: Na imagem é uma larva de libelula. Não faço ideia se é a mesma coisa que tenho no aquario, uma vez que nesta foto o bicho é escuro e não é mencionada em parte nenhuma a sua dimensão. Obrigado. Citar
paulo0001 Publicado: Novembro 27, 2006 Publicado: Novembro 27, 2006 pela tua foto parece ser uma larva de libelula, e acho que vais ter alguns problemas porque não costuma haver so uma! Citar
Egnom Publicado: Novembro 27, 2006 Publicado: Novembro 27, 2006 Exacto. No meu aquário não eram um, eram bastantes. Eu sei que parece cruel, mas a maneira que eu tinha de me livrar deles era cortá-los ao meio com uma tesoura, porque nao conseguia apanhá-los com a rede. Lembro me que alguns conseguiram ecludir, pois apareciam libelinhas na minha varanda e a casca da larvas na borda do aqua. No meu aqua eles eram claros e não escuros como na foto. Ao fim de algum tempo consegui eliminálos a todos. Citar
gpreto Publicado: Novembro 27, 2006 Autor Publicado: Novembro 27, 2006 Egnom, Chegaste a saber o que raio era aquilo? Acho que vou tentar seguir a tua sugestão, mas vai ser muito difícil. Tenho muitas plantas, e muitos sítios onde eles se esconderem. Só mais uma coisa. A última foto que coloquei é mesmo de uma larva de libelula, foto essa que encontrei na net. O que tenho no aquário é o que está na primeira foto que coloquei. Citar
Egnom Publicado: Novembro 27, 2006 Publicado: Novembro 27, 2006 Exacto. Tal como no meu caso, eram claros e não escuros. Penso que não são libélulas, mas sim cavalinhos-do-diabo. Se não os conseguires apanhar, não te preocupes, porque dentro de alguns dias ou poucas semanas eles saem do aqua e tens uns bichinhos alados muito bonitos, de cores azul e vermelha a voarem te pela casa . No meu caso, não dei por terem morto nenhum peixe, nenhum camarão, nem nehum caracol(a população do meu aqua). Citar
Egnom Publicado: Novembro 27, 2006 Publicado: Novembro 27, 2006 www.msdb.com.ar/sierra2.htm Cavalinhos-do-diabo: Zigópteros. Procura no google este nome. Citar
gpreto Publicado: Novembro 27, 2006 Autor Publicado: Novembro 27, 2006 Ah! Bichos a voar. Vai ser tão lindo. Entretanto encontrei isto noutro forum. Acho que não me vou preocupar mais. Obrigado! Citar
Filipe Bernardo Publicado: Outubro 8, 2014 Publicado: Outubro 8, 2014 boa tarde , comecei a fazer o meu aquário também e só agora reparei que também tenho um bichinho desses dentro . ainda não tenho peixes, tenho umas plantas, e queria por os primeiros este fim de semana, mas não queria que essas larvas andassem a eclodir dentro de minha casa. há maneira de controlar isto ? sem ser a exterminação manual ? Citar
Recommended Posts