Helder Silvestre Publicado Novembro 25, 2006 Publicado Novembro 25, 2006 Boa noite . Estou com uma dúvida espero que me ajudem . Vou fazer uma TPA ao meu áqua, mas preciso também remover esponjas do filtro . A minha pergunta é a seguinte, Será que posso mudar a água e logo as esponjas do filtro ou devo aguardar mais uns dias e mudar mais tarde as esponjas . Desde já agradeço a atenção Citar Hélder Silvestre
spranto Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 O meu filtro é externo. O que eu faço é lavar as esponjas no "balde" do filtro com a água que lá está sem nunca passar água da torneira. Penso que ao fazer assim se preserva uma grande quantidade de bactérias nitrificantes. Nunca tive problemas, mas é só o meu "bitaite". Abraço! Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
Carlos Leitão Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Boas Hélder Quanto a tua pergunta podes fazer tudo ao mesmo tempo. O que o spranto disse para lavagem está correcto as esponjas sempre teem alguma parte bacteriológica, mas eu não faço assim. Eu lavo as esponjas e o algodão (enquanto der para lavar) em água corrente depois deixo a escorrer e sacudo muito bem, ficam mais bem lavadas. A ideia que tenho é que a esmagadora maioria da colónia bacteriológica está 1º nas cerâmicas 2º no areão 3º nas rochas e depois um pouco por todo o lado nas esponjas está uma ínfima parte da colonia. Atenção as cerâmicas nunca lavar com água da torneira sempre com água do aquário, esta é a parte mais importante da colónia. Isto vai tudo parar ao mesmo é só mais uma opinião. Um abraço Carlos Leitão Citar
Helder Silvestre Publicado: Novembro 26, 2006 Autor Publicado: Novembro 26, 2006 ok . Obrigados então pelas explicações . Citar Hélder Silvestre
spranto Publicado: Novembro 26, 2006 Publicado: Novembro 26, 2006 Carlos Leitão disse: Boas HélderAtenção as cerâmicas nunca lavar com água da torneira sempre com água do aquário, esta é a parte mais importante da colónia. Relativamente a essas nem lhes mexo Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
nemo Publicado: Novembro 28, 2006 Publicado: Novembro 28, 2006 Estão todos correctos. As cerâmicas e bolas porosas, são filtragem biologica, devem ser lavadas com agua do aquario num periodo de +/- 6 em 6 meses As esponjas servem para filtragem mecânica. devem ser lavadas com mais regularidade, mas nunca com agua fria sempre com agua ligeiramente aquecida, mas pode ser com o chuveiro. No meu caso eu tenho dois filtros dedicados, um só com bioballs e ceramicas e outro cheio de esponjas. Abraços João Citar [url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Recommended Posts