Recommended Posts

Publicado

Olá,

Estou a adicionar agua de RO na reposição de agua no meu aqua salgado, mas reparei que a agua tem um pH bastantebaixo em relação ao 8.1-8.3 desejavel. Tenho receio que o ph baixe muito.

Será que posso adicionar essa agua sem mais nenhum aditivo ou deverei juntar dkh pro buffer para promover o efeito tampao do ph ? Isso tambem acontece com as trocas de agua, ou seja quando adiciono mais quantidades de agua ?

Neste momento penso que o mais correcto é adicionar 1,5 l de agua por dia, sendo 2x com kalwasser e as restantes com dh probuffer. O que acham ?

Obrigado

Publicado:

Olá,

Eu acho que deves adicionar apenas o kalk sempre que colocas água para reposição - nunca usei tampões e não tenho tido problemas - a curto prazo vais ter o teu problema resolvido - o Kalk vai promover a subida do Kh e consequente estabilização do Ph

Publicado:

Alô aka_lal,

Se usares os dois produtos em água doce, um irá anular o outro.

Ficando assim ambos sem qualquer efeito desejado.

O Dlopes é otimo conselheiro, eu partilho da mesma opinião dele.

Tenho aquários com PH de 8.4 onde só uso Kalkwasser.

1 abraço

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Publicado:

E vão 3!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Os buffers devem ser utilizados apenas em situações de desiquilibrio, em que o KH encontra-se baixo em relação ao nível de cálcio. A não ser que se utilize em conjunto com produtos à base de cloreto de cálcio, mas isto tem de ser feito de forma muito controlada.

Se adicionares buffer à kalkwasser vais ter água a nevar (precipitação dos elementos) e essa água não deverá ser adicionada ao aquário.

Usa apenas kalkwasser (como dizem os nossos amigos Diogo e Luís Simões).

A não ser que tenhas uma evaporação da água muito fraca e muitos corais duros... caso em que a kalkwasser deixa de ser completamente eficaz. Nesse caso outras medidas devem ser tomadas...

Um abraço a todos,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Pois mas eu também não adiciono os 2 elementos juntos :D

O que eu quero dizer é que uso alternadamente nas aguas de adição.

Kalkwasser para introduzir calcio necessario aos habitantes do aquario e dkh pro buffer para manter a alcalinidade na agua.

Assim espero manter os dois valores calcio e alcalinidade nos valores exigidos, visto que estes elemento andam sempre de mão dada.

Concordas ?

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Acho preferível usares apenas hc. É o que faço há anos com excelentes resultados.

Podes tentar aumentar a evaporação colocando uma ventoínha a soprar ao longo da superfície do aquário para assim poderes dosear mais e compensar a alcalinidade.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Kalkwasser para introduzir calcio necessario aos habitantes do aquario e dkh pro buffer para manter a alcalinidade na agua.  

Assim espero manter os dois valores calcio e alcalinidade nos valores exigidos, visto que estes elemento andam sempre de mão dada.  

Concordas ?

Desculpa-me a minha frontalidade mas não posso concordar contigo. :D

Com a kalkwasser estás a adicionar cálcio e alcalinidade de forma equilibrada.

Ao adicionares buffer (sem qualquer contrapartida em termos de cloreto de cálcio) estás a elevar a alcalinidade e, aos poucos a precipitar o cálcio do aquário, ou seja, a provocar um desequilibrio iónico, em que a alcalinidade é elevada e o cálcio baixo.

Não te esqueças que o cálcio e a alcalinidade são elementos concorrentes na química de um aquário. Ao tentares elevar apenas um deles estás e reduzir o outro. Por isso é que existe a kalkwasser, os produtos bi-iónicos e os reactores de cálcio, para elevar os 2 elementos de forma equilibrada.

Espero ter ajudado

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria