Visitante Publicado Março 10, 2004 Publicado Março 10, 2004 Olá, Estou a adicionar agua de RO na reposição de agua no meu aqua salgado, mas reparei que a agua tem um pH bastantebaixo em relação ao 8.1-8.3 desejavel. Tenho receio que o ph baixe muito. Será que posso adicionar essa agua sem mais nenhum aditivo ou deverei juntar dkh pro buffer para promover o efeito tampao do ph ? Isso tambem acontece com as trocas de agua, ou seja quando adiciono mais quantidades de agua ? Neste momento penso que o mais correcto é adicionar 1,5 l de agua por dia, sendo 2x com kalwasser e as restantes com dh probuffer. O que acham ? Obrigado
Diogo Lopes Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Olá, Eu acho que deves adicionar apenas o kalk sempre que colocas água para reposição - nunca usei tampões e não tenho tido problemas - a curto prazo vais ter o teu problema resolvido - o Kalk vai promover a subida do Kh e consequente estabilização do Ph
Luís Simões Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Alô aka_lal, Se usares os dois produtos em água doce, um irá anular o outro. Ficando assim ambos sem qualquer efeito desejado. O Dlopes é otimo conselheiro, eu partilho da mesma opinião dele. Tenho aquários com PH de 8.4 onde só uso Kalkwasser. 1 abraço Luís Simões Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.
Hugo RSF Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 E vão 3! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João Cotter Publicado: Março 18, 2004 Publicado: Março 18, 2004 Os buffers devem ser utilizados apenas em situações de desiquilibrio, em que o KH encontra-se baixo em relação ao nível de cálcio. A não ser que se utilize em conjunto com produtos à base de cloreto de cálcio, mas isto tem de ser feito de forma muito controlada. Se adicionares buffer à kalkwasser vais ter água a nevar (precipitação dos elementos) e essa água não deverá ser adicionada ao aquário. Usa apenas kalkwasser (como dizem os nossos amigos Diogo e Luís Simões). A não ser que tenhas uma evaporação da água muito fraca e muitos corais duros... caso em que a kalkwasser deixa de ser completamente eficaz. Nesse caso outras medidas devem ser tomadas... Um abraço a todos, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Luis C Lopes Publicado: Março 18, 2004 Publicado: Março 18, 2004 Pois mas eu também não adiciono os 2 elementos juntos :D O que eu quero dizer é que uso alternadamente nas aguas de adição. Kalkwasser para introduzir calcio necessario aos habitantes do aquario e dkh pro buffer para manter a alcalinidade na agua. Assim espero manter os dois valores calcio e alcalinidade nos valores exigidos, visto que estes elemento andam sempre de mão dada. Concordas ? Abraço, Luis Lopes
A l e x a n d r e Publicado: Março 18, 2004 Publicado: Março 18, 2004 Acho preferível usares apenas hc. É o que faço há anos com excelentes resultados. Podes tentar aumentar a evaporação colocando uma ventoínha a soprar ao longo da superfície do aquário para assim poderes dosear mais e compensar a alcalinidade. m a n k l i t Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Março 18, 2004 Publicado: Março 18, 2004 Kalkwasser para introduzir calcio necessario aos habitantes do aquario e dkh pro buffer para manter a alcalinidade na agua. Assim espero manter os dois valores calcio e alcalinidade nos valores exigidos, visto que estes elemento andam sempre de mão dada. Concordas ? Desculpa-me a minha frontalidade mas não posso concordar contigo. :D Com a kalkwasser estás a adicionar cálcio e alcalinidade de forma equilibrada. Ao adicionares buffer (sem qualquer contrapartida em termos de cloreto de cálcio) estás a elevar a alcalinidade e, aos poucos a precipitar o cálcio do aquário, ou seja, a provocar um desequilibrio iónico, em que a alcalinidade é elevada e o cálcio baixo. Não te esqueças que o cálcio e a alcalinidade são elementos concorrentes na química de um aquário. Ao tentares elevar apenas um deles estás e reduzir o outro. Por isso é que existe a kalkwasser, os produtos bi-iónicos e os reactores de cálcio, para elevar os 2 elementos de forma equilibrada. Espero ter ajudado João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts