Penedo Publicado Julho 31, 2003 Publicado Julho 31, 2003 Li num forum da Era dos Aquarios k havia uma pessoa k tinha lido num livro de aquariofilia k para baixar a temperatura da agua podia-se por cubos de gelo dentro dum saco de plastico e colocar na água, fazendo-a baixar.É claro k tem-se k se ter cuidado com os chokes de temperatura. Isto é viavel ou é um suicidio p/ os peixes?é a com o calorão de ontem e hj tou desconfiado k vou ter peixe cosido pro jantar ! Citar Bué da Fish's!
Visitante Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 Boas :D Eu aqui em Portalegre (Alentejo) também tinha o mesmo problema. Resolvi usando: - sacos de gelo (aqueles sacos plásticos de cubos pequenos que compramos para por no congelador) - Desligar as lâmpadas (trocando a hora da luz) - Retirar a tampa do aquário (caso dê) Espero ter ajudado Abraços Neves Citar
Marco Madeira Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 Pessoal... não é mais facil usar ventuinhas de computador ?? são bastante baratas e muito eficazes... Citar Abraço...
Penedo Publicado: Julho 31, 2003 Autor Publicado: Julho 31, 2003 Oh Neves entao tu fazes cara de envergonhado por seres do alentejo!??!mau!!!!!Eu sou de Setubal mas nasci em Beja porra! Qt ao topico:acabei agora mesmo de por uma caixa de gelo inteira pra dentro dum saco de plastico e so baixou 0,5º ! Qt as ventoinhas de PC, eu ja ouvi falar,mas num sei como se monta.Se o Marco Madeira n se importa-se de explicar tim-tim por tim-tim...era fixe! Citar Bué da Fish's!
Visitante Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 Boas Eu não estou envergonhado estou é vermelho de calor. Nasci em Coimbra vim foi para Portalegre. Mas se cá está quente o que será em Beja. Abraços Neves Citar
Marco Madeira Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 Oi... é muito facil... arranjem ventuinhas das fontes de alimentação de Pc´s. ou então comprem em lojas de electricidade/electronica. Tem cerca de 10cm de diametro. A seguir comprem um transformador daqueles que se ligam aos walkmans, que fazem 3,6,9, e 12 volts e liguem a ventuinha a este transformador... Para completar, comprem um timer e regulem-no em intervalos do tipo 30 minutos ligados e 15 desligado. Projectando a ventuinha para o aquario e com estes interva-los conseguem manter a água a 26º sem problemas.... Se os aquarios forem muito grandes, podem montar 2 ou 3 ou então comprar uma de maior diametro. Fica aqui uma foto de uma das minhas ventuinhas.... Citar Abraço...
danielcvieira Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 outra solucao viavel é o uso dessas ventoinhas ligadas a um termostacto onde se ligam os fios ao contrario...ou seja quando a temperatura sobe a ventoinha comeca a trabalhar e quando desce para. ja foi falado esses termostatos noutro topico... http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=268 espero ter ajudado.abraços! Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Penedo Publicado: Julho 31, 2003 Autor Publicado: Julho 31, 2003 Obrigado pela ajuda e principlamente pela foto,mas so uma coisa:obtem-se resultados a olhos so com a ventoinha?ou seja num dia como o de hj e ontem consegui por a agua de 30 pra 26-27? Citar Bué da Fish's!
danielcvieira Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 comiga a agua baixa entre um a dois graus por hora mas como está com o termostacto nem me preocupa ela funciona sozinha:D Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Visitante Publicado: Julho 31, 2003 Publicado: Julho 31, 2003 Há já cerca de duas semanas que o meu termómetro marca 30 graus no aquário (mesmo de noite) mas não parece haver qualquer problema... O temóstato está regulado para 27º C mas, mesmo com este calor, de vez em quando lá dispara 1 ou 2 minutos durante cada período de meia hora. Deduzo que, se o termostato dispara, é porque a água dentro do aquário desceu abaixo de 27º C, logo a temperatura indicada pelo termómetro é um pouco falaciosa, não? Só uma nota: O termómetro é daqueles autocolantes talvez não seja muito preciso, o que acham Citar
Marco Madeira Publicado: Agosto 1, 2003 Publicado: Agosto 1, 2003 Oi... Daniel... no outro tópico não me chegaste a dizer onde compraste o termostato. António, esses termometros são imprecisos já que a temperatura exterior afeta a sua leitura. Compra um daqueles de boiar na água, ou se quiseres ser rigoroso tens os digitais. Citar Abraço...
João Branquinho Publicado: Agosto 1, 2003 Publicado: Agosto 1, 2003 O temóstato está regulado para 27º C mas, mesmo com este calor, de vez em quando lá dispara 1 ou 2 minutos durante cada período de meia hora. Deduzo que, se o termostato dispara, é porque a água dentro do aquário desceu abaixo de 27º C, logo a temperatura indicada pelo termómetro é um pouco falaciosa, não? Boas! Não me recordo onde mas aqui há uns tempos li que os termóstatos, por uma questão de segurança, ligam-se de tempos a tempos. É por isso que, apesar de a temperatura da água ser superior ao que está marcado no termóstato, ele por vezes se liga, mesmo que por pouco tempo. Tenho o meu termóstato desligado há já 5 dias , pois a temperatura ronda os 33º Vou de férias daqui a dois e vou ter que ligá-lo, pois como já uma vez apanhei um valente susto pois esqueci-me de controlar a temperatura durante um dia, ela acabou por descer mais do que o recomendado... Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
danielcvieira Publicado: Agosto 2, 2003 Publicado: Agosto 2, 2003 Oi...Daniel... no outro tópico não me chegaste a dizer onde compraste o termostato. o termostacto comprei numa loja na casal ribeiro ao pé do saldanho...a casa não é especializade tem montes de porcaria e o termostacto também não é da melhor qualidade mas foi o unicvo sitio onde encontrei. Agora as más noticias acho que vou desistir de aquarios :D ontem o meu aqua atingui a tmp de 41º de tarde pelo que marcava no termometro dentro de agua...termostacto desligado o sistema de ventoinha tava desligado porque partiu um fio e não tive tmp de arranjar. resultado 90% dos peixes morrerem 5 tetras,1ra (que pulou fora devia ter calor e saltou para fora do aqua),1limpa vidros(o que tava a dar), uma guppy femea,1 plati(sorry jedi n tive culpa ),1cory albina, o killi macho e os 3 camaroes de amono( ) devo ter ficado com prai 3/4 peixes nem com a tampa aberta escaparam do calor. as plantas tb perdi quase tudo...até as anubias apodreceram.so sobraram elodeas(algumas), feto de sumatra e as cabombas...até o musgo acho k vai morrer ta mesmo fraco pus lo em agua fria ver se recupera...fria+/- ) já nem sei o que fazer bue gita gasta e ag fiquei quase sem nd...acho que tenho que desistir...não da pa tar a sustentar os aqua assim bem vou dando noticias.té + Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Visitante Publicado: Agosto 2, 2003 Publicado: Agosto 2, 2003 Daniel, antes de mais lamento o sucedido , azares qualquer um pode ter, mas acho que seria útil tentar perceber o que aconteceu. Se a temperatura ontem em Lisboa foi 41º C, como é que dentro de casa e dentro do aquário estavam também 41º C Deveriam estar menos... Tens o aquário exposto ao sol ou na varanda Bem, fora de ironias que, no actual momento, até poderão ser de mau gosto, não sei se já tinhas dado o teu setup aqui no fórum mas, pelo que contas, talvez o problema tenha sido mesmo um termóstato mediocre- depende da potência mas um bom termóstato (da jaeger ou da hidromatic) custa á volta de 30 Euros. Bom, acho que podias, pelo menos, cuidar do que sobreviveu e, conforme a coisa fosse correndo, logo vias se valeria a pena continuar a apostar ou não na actividade - digo isto porque o teu nome foi dos que me fui habituando a ler no fórum e irias sempre cá fazer alguma falta :D Estou convencido que o pessoal do fórum te dará umas mudas de plantas e talvez peixes excedentes, força nisso e boa sorte Citar
danielcvieira Publicado: Agosto 2, 2003 Publicado: Agosto 2, 2003 a tmp aqui em lisboa pelo menos nos mostradores da rua teve em 44º o aqua não está exposto ao sol,mas o quarto leva com sol todo o dia. nem sei o que fazer.acho mesmo que apenas vou ficar com os sobreviventes e lg se ve no que da. em relacao ao termostacto tenho um da jager e tava desligado por isso não foi dai. a temperatura é que foi mesmmo um absurdo. :D Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Visitante Publicado: Agosto 4, 2003 Publicado: Agosto 4, 2003 Boas Danielcvieira Lamento o que aconteceu aos teu aquário. Se passares por Portalegre ( Castelo de Vide) diz pois sempre se arranjão uns gupis (ainda são pequenos). :D Abraços e não desistas. Neves Citar
Marco Madeira Publicado: Agosto 4, 2003 Publicado: Agosto 4, 2003 Oi Daniel... Lamento mesmo muito o que aconteceu :D ... É muito triste. E quando existe dedicação ainda é pior. Sei do que falas. Nunca me aconteceu algo assim, mas sei o que é dedicação ao nosso hobby e sei a frustração que deve ser. Durante um ano e meio tive um peixe magnifico que é o Fox-face. Ele tem um comportamento muito bonito porque muda de cor tiipo camaleão para se esconder, comer, ou quando esta stressado. Estava muito bonito e bem gordo. Era o meu peixe preferido e tinha-me custado muito caro (35 euros). Um dia ao acordar fui ver o aquario, e o meu fox estava bem sequinho a frente do aquario... até me passei !!! Saltou, e até hoje não sei porque. Foi uma decepção e tanto já para não falar da perda financeira. Bem, isto para te dizer para teres força e também um pouco de calma. Deves gostar bastante do hobby assim como todo o pessoal, e agora só tens é de retomar, mesmo que seja aos poucos e caprichar ainda mais e acima de tudo como a António disse apurares o que aconteceu de modo a evitares esse problema de novo. Se não confias nos termostatos, implementa timers, são mais chatos mas é uma outra maneira de resolveres o problema da temperatura. Vá, não desistas... Força, e se quiseres desistir, desiste mas é da água doce e monta logo um marinho he he he. :D :D Força !!! Citar Abraço...
Visitante Publicado: Agosto 4, 2003 Publicado: Agosto 4, 2003 :D Hoje aconteceu comigo também... Quando acordei dei com o meu Tubarão Bala na chão, sequinho q nem um carapau Era um dos meus peixes preferidos, andava sempre na frente do aquario de um lado pro outro... Citar
El Pacheco Publicado: Agosto 4, 2003 Publicado: Agosto 4, 2003 Oi pessoal! Infelizmente parece que crise é geral! :D Sábado à tarde levantei a tampa do aquário para tentar diminuir a temperatura, passadas algumas horas encontrei a minha cadela a olhar para uma Zebra que tinha saltado para fora do aquário!! A partir de agora, tampa levantada nem pensar.... Citar
Penedo Publicado: Agosto 4, 2003 Autor Publicado: Agosto 4, 2003 Eu nestes ultimos dias tenho deixado quase sempre a tampa aberta por causa do calor, é que nao se pode ter a luz ligada com a tampa fechada se n a temperatura sobe logo pros 30º! Tenho um danio zebra e outro Leopardo e n tenho tinho tentivas de salto...por enqto! :D ELes sao a alegria do aqua,sempre de um lado pro outro! Citar Bué da Fish's!
Ricardo Roque Publicado: Agosto 5, 2003 Publicado: Agosto 5, 2003 Também me vi obrigado a retirar a tampa do aquário, que já tinha a água a 31º, e também estava com receio de que o meu zebra resolvesse dar um dos seus saltos... mas pelos vistos ele só gosta mesmo é de saltar para a divisão da bomba de água e do aquecedor. ainda no ultimo sábado tive de andar a pesca-lo da parte do aquecedor. (Aquário com compartimento interno para aquecedor, matérias filtrantes e bomba) Abraços Ricardo Citar Ricardo Roque Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Luis Queiroga Publicado: Agosto 6, 2003 Publicado: Agosto 6, 2003 Com a devida vénia ao autor (Nuno Prazeres) no site da APC ( http://br.groups.yahoo.com/group/Cichlidae...ae/message/3271 ) 1 – iluminação – deve ser reduzida ao mínimo indispensável. Dado que a temperatura do ar deverá descer de noite, será conveniente (quando possível) inverter o ciclo de luz mantendo os aquários em total obscuridade durante o dia, funcionando a luz apenas durante a noite, fornecendo-se então a alimentação aos peixes durante esse período. 2 – filtragem – evitar filtragem motorizada dado que o aquecimento provocado pelas bombas centrífugas é suficiente para fazer a temperatura da água subir. 3 – tampas – deverão ser criadas condições para os aquários permanecerem destapados. Tampas de vidro provocam um autêntico efeito de estufa. Caso os peixes mantidos apresentem riscos de saltar poderá aplicar-se uma rede de plástico semi-rígido. 4 – ventilação auxiliar – uma ventoinha (das que são utilizadas para arrefecer componentes electrónicos) incidindo sobre a superfície da água permite baixar ligeiramente a temperatura desta principalmente porque estimula a evaporação, fenómeno que por si só consome energia. 5 – temperatura da sala – é fortemente aconselhável o uso de um termómetro de máxima e mínima de modo a serem conhecidos os limites de variação térmica típicos. Idealmente a sala deverá ser mantida sem luz e de janelas fechadas durante o dia abrindo-se estas com o cair da noite, provocando correntes de ar. Um aparelho de ar condicionado pode constituir-se como uma solução eficiente mas o custo de funcionamento pode ser proibitivo. 6 - mudas de água - deverão ser feitas com maior frequência e à hora de maior calor para capitalizar o seu efeito de redução da temperatura. Obviamente que a água de muda deverá ser condicionada no local mais fresco possível. Utilizando todos ou apenas alguns dos métodos expostos a temperatura deverá baixar alguns graus o que poderá já ser suficiente para evitar problemas graves. Uma advertência final para o cuidado especial que devem ter com os termoestatos (não deixem de testar o seu funcionamento) que por ficarem sem "disparar" durante muito tempo poderão vir a ter problemas (com consequências catastróficas) quando as temperaturas atmosféricas voltarem a baixar. Espero que ajude. Abraços Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Penedo Publicado: Agosto 6, 2003 Autor Publicado: Agosto 6, 2003 Bem Luis Queiroga, o teu comentario é mto bom e esclarecedor!De certeza k me vai ajudar e a mtos outros k tentam combater a temperatura do aqua.Eu felizmente n tenho tido mortes nem doenças aparentes com a subida de temperatura, apesar de ela rondar os 29/30º.A unica coisa k faço é abrir a tampa(apesar de ter danios :D ,mas eles até agora teem-se portado bem )e se notar k a temperatura tá acima dos 30º mudo logo a água.Por vezes la veem os cubitos de gelo,mas so em casos de emergencia. Muito obrigado a todos, creio k este topico é util a todos os menos inexperientes. Citar Bué da Fish's!
Luis Queiroga Publicado: Agosto 6, 2003 Publicado: Agosto 6, 2003 Olá, Penedo. Só para realçar que o comentário não é meu. Apenas citei Nuno Prazeres. O seu a seu dono. Abraços Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Fernando Leite Publicado: Agosto 7, 2003 Publicado: Agosto 7, 2003 Tb tenho o mesmo problema. a agua do meu aquario ( de peixes de agua fria ) esta 30 graus!!!! Vou ter de usar os cubos de gelo pondo-os à frente da saida do filtro pois se sobe mais vou ficar sem o meu Oranda e o meu cometa. abraços ! Citar
Recommended Posts