Recommended Posts

Publicado

Estou a ficar deseperada: em 3 semanas morreram-me 4 corys sem razão nenhuma aparente!

Nessa altura tinha 4 corys adultas com 2/3 anos no meu aq; achei melhor arranjar 2 amigos(as) e comprei + 2 ainda juvenis. Até aqui tudo bem.

Dias depois morre a primeira adulta (a boiar no aq). Ao fazer manutenção do aq, 2 dias depois descubro uma juvenil já esventrada!

Aos poucos já me apareceram + 2 adultas mortas, de lado no fundo do aq, a última descobri-a hoje!!!

Tá bem que já eram velhotas mas todas de rajada não é muito normal...

Já só sobra uma velhota e uma juvenil mas sei lá durante quanto tempo...

Já agora como peixes de fundo tenho (tinha :wink: ) as corys, 2 CAE e um botia palhaço.

Obrigadíssima a quem me der algum conselho

Publicado:

Bem, as juvenis devem ter trazido doença, aconteceu-me o mesmo este mês - tinha 4 Corydoras, comprei mais 4, das quais uma morreu e outra perdeu um olho, e duas das originais morreram também.

Onde é que compraste as juvenis, ou melhor ainda, na loja todos os animais estavam com com aspecto, incluindo os aquários ao pé daquele onde os Corys estavam?

No meu caso, outros Corys também adoeceram (popeye), e outros peixes morreram (uma Espada) mas consegui controlar o que quer que aquilo fosse com medicamentação de espectro largo (não vou dizer qual porque o teu problema pode ser completamente diferente; e como não cheguei a saber exactamente qual era a doença, também não cheguei a diagnóstico nenhum)

Boa sorte, espero que não morra mais ninguém!

Nuno Barradas

Publicado:

Estavam todas bem na loja, super enérgicas, tipicamente corys!

As que me têm aparecido mortas não têm nenhum sintoma visivel, nem popeye nem nada disso, simplesmente aparecem de lado no fundo do aq!

Publicado:

Viva,

As corys normalmente sofrem um bocado com o stress da apanha do aquario para o saco, onde libertão quantidades incriveis de amonia e derivados. De maneira que a aclimatização ao aquario novo deve ser feita ao longo de muito tempo e nunca se deve misturar a agua dos sacos com a do aqua.

As tuas pode ter sito um choque desse tipo.

Uma cory vive em media 12 a 15 anos, portanto, velhice, não deve ser.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

As corys normalmente sofrem um bocado com o stress da apanha do aquario para o saco, onde libertão quantidades incriveis de amonia e derivados. De maneira que a aclimatização ao aquario novo deve ser feita ao longo de muito tempo e nunca se deve misturar a agua dos sacos com a do aqua.

As tuas pode ter sito um choque desse tipo.

É bem capaz de ter sido isso! cerca de 20 a 30 mins é aconselhável para peixes não demasiado sensíveis (para Otocinclus, 1 hora no mínimo): primeiro equalizar a temperatura, depois meter chavenas de café de água do aquário no saco, com intervalos de 5 minutos. Assim evitas o choque osmótico. E de preferência, desligar as luzes (sobretudo se forem muito intensas) para terem menos stress.

No entanto, isso não explica os que já lá estavam terem morrido...

Cumprimentos

Nuno Barradas

Publicado:

Nop, nada disso.

Fiz o que faço sempre, 30 a 40 min o saco da loja a boiar no aq, devidamente fechado para aclimatização da temp; ao fim desse tempo retiro os peixes comprados para aq sem misturas nenhumas de água, utilizando a rede!!

Não pode ser daí nem do stress de adaptação pois uma das corys adquiridas ainda está viva e as "velhas" é que estão a morrer!

Publicado:

Já a passar-me com isto, telefonei para a loja onde adquiri as corys novas e expus a situação.

Após várias sugestões tipo:

"TPA radical, pH elevado, introdução planta ou outra espécie de fauna, temperatura elevada,...,", as quais fui excluíndo uma a uma, acabou por o veridicto ser: "provavelmente foi um vírus que as novas levaram"!!!!! :D

"então e as outras espécies no aq, nomeadamente o botia que estão normalíssimos?"

"pode ser um vírus que atacou só a espécie!"

Resultado: nada a fazer, aconselharam-me TPA,....e quanto ao resto aguenta-te á bronca!!!

Comentem lá isto......

Publicado:

Boa noite, uma pergunta e um comentário!

1. Ao atirares os peixes da água da loja para a tua água, corres o risco de, se forem muito diferentes, os peixes terem um choque capaz de os matar!

2. Qual foi a loja sff?!

Cumprimentos

Nuno

Publicado:

Boas.

Quanto ao comentário já referi que tenho muito cuidado com as transferências de peixes loja-aq; ficam pelo menos meia hora a adaptar temperatura dentro do saco a boiar sem trocas nenhumas e depois apenas transfiro os animais, NUNCA água. Também o problema não pode ser o choque pois quem me morreu foram as "velhotas".

Quanto á loja não vou referir, sorry, porque até ter 100% certeza e falar com responsável para apurar factos, não acho muito correcto.

Cabe a cada um fazer os seus julgamentos, mas sempre apoiado em factos e apuramento de verdades.

Publicado:

Olá, eu perguntei porque um user aqui comprou uns peixes numa certa loja, e vinham com doença e mataram-lhe o aquário quase todo; eu comprei, na mesma semana e na mesma loja, 4 Corydoras, morreu uma, uma perdeu um olho, outra ia perdendo, morreram outros peixes que já tinha e alguns camarões. Estou curioso se será a mesma loja, os sintomas parecem ser semelhantes! Cumprimentos NB

Publicado:

Assim sendo se foi na margem sul, almada, a confirmar digo qual a loja.

Tenho que admitir que é muito suspeito......

Se várias pessoas se queixam do mesmo sítio....