Recommended Posts

Publicado

Bom, a muito tempo que este assunto me deixa um pouco perdido...

eu tenho neste momento um 100x40x40 com 30 kg de akadama....

e toh com Elocharis acicullaris, H cuba, Blyxa, e virá as Ludwigia inclinata var. verticillata "cuba.,....

e queria saber como vou fazer a fertilização... se introduzo algo no akadama... e na coluna de agua como fazer a fertilização!!! queria ajuda, opinioes e os sitios onde arranjar o material!!! abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Publicado:

Olá Daniel.

Apesar da Akadama conter na sua composição alguns micro elementos necessários às plantas, a sua utilização não dispensa a fertilização de micros.

Quanto ao colocares algo por baixo ou não, vai sempre depender da massa vegetal, e mais importante, o seu tipo...

Eu pessoalmente, não coloco mais nada. Faço fertilização exclusivamente líquida. O meu regime de fertilização, em plantas como HC, Riccia's, Eleocharis acicularis, Echinodorus tenellus, Pogostemon helferi, e outras de baixa manutenção/crescimento; tem sido com NPK DIY separados, TMG e há coisa de uma semana comecei a fertilizar também com Ferro da Horizonte Aquático (o que ganhei na PETFIL).

Óbvio que não vou estar a dizer que fertilizo com x ppm por dia de cada 1... isso depende de aquário para aquário. Por exemplo, quando montei o aquário tinha sempre os nitratos acima de 5 ppm. No entanto, dando tanta ou mais comida, ao fim de um mês os níveis de nitrato estão sempre perto do nulo.

Qualquer dúvida que tenhas, pergunta.

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Onde posso arranjar essas coisas porque aqui em baixo nunca vi tal coisa a venda!

ou entao se me podias arranjar ou enviar por ctt...

obrigado mais uma vez pela a ajuda

Publicado:

Olá Daniel.

NPK's tens algumas lojas a vender. TMG encontras em quase todas as lojas de aquariofilia, se bem que também podes encomendar a lojas nacionais e internacionais.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

POis é amigo!! isto aqui em baixo não existe disso!!! pelo menos na loja onde vou... e claro todo o mundo ja deve saber qual é!:..lolol mas onde consigo esses macroelementos??? o TMG aki em baixo não se vende... eles nã gostam da tropica(sabe-se la porque)

abraço

Publicado:
"Azoto ( N), Fósforo ( P), Potássio ( K) - Macronutrientes primários"

TMG (tropica master growth) fertilizante de micros da tropica

Nem mais...

Só uma picuíce :lol: TMG = Tropica Master Grow

Quanto ao tópico do André, ele permite saber quais os sinais que apresentam as plantas quando sofrem carências... mas não diz mais nada.

A parte II, que o André ainda não teve tempo de concluir, essa sim dirá como e quando utilizar quais produtos.

Mas como a vida de todos nós não é só o Fórum, muitas vezes se torna complicado terminar o que nos propusemos a fazer.

Quanto aos Macro Nutrientes, tal como já escrevi em cima, várias lojas vendem os sais ou já diluídos. Também podes comprar numa farmácia (nem todas vendem) que te sai muito mais barato. Se precisares de ajuda com as contas diz. O TMG (agora já não se chama assim) podes comprá-lo no estrangeiro que até te sai muito mais barato do que cá. Óbvio que depende de loja para loja, mas já me pediram por metade do volume cá, do que na aquaristic.net (isto já com portes)...

Qualquer dúvida, apita.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

a referência ao artigo do andre vem do facto de que, pessoalmente, esse artigo ajudou-me a compreender o conceito de NPK e micros...