Recommended Posts

Publicado

Boas!!

Ja utilizo co2 à algum tempo com recarregamentos efectuados e não tinha tido qualquer problema.

Agora a garrafa levou uma nova recarga, pois tinha acabado o co2, e na passada semana coloquei-a novamente em funcionamento e como sempre 1b/1seg e ia matando os peixes todos!!!

O que pode ter originado isto??

tenho: aqua 270L, garrafa co2 2kg com redutor e electrovalvula

agradeço desde já a vossa ajuda

abraço

rocha

Publicado:

Olá Rocha, Não terá sido do tipo de co2 que puseram? já vi aqui no forum que existem diferentes tipos de co2 (uso industrial, uso médico,etc) e que alguns não são indicados para plantas. Vamos aguardar pelas respostas dos entendidos. Uma vez que tb sou do Ribatejo e estou a espera do meu sistema de co2 que encomendei, aproveito para perguntar onde costumas encher a garrafa.

O meu plantado actual de 240L

Tópico iniciado em:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479

Publicado:

pois eu acho que tem mesmo a haver com o tipo de co2. so uma duvida: pediste co2 para produtos alimentares? é que nao pediste devias ter pedido. talvez seja este o o problema.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Publicado:

O dióxido de carbono, c02 é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.

Os animais ao respirarem tomam oxigênio da atmosfera e o devolvem na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, as plantas retiram este gás do ar e o utilizam na fotossíntese. Este processo denominado ciclo do carbono é vital para a manutenção dos seres vivos.

Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico.

O CO2 , mantido em determinadas quantidades no ar atmosférico, é um dos gases responsáveis pela manutenção da temperatura terrestre. Sem este gás a Terra seria um bloco de gelo. Por outro lado, um excesso de CO2 impede a saída de calor da atmosfera, provocando um aquecimento do planeta denominado efeito estufa.

isto tudo é muito bonito mas o que quero dizer é que o co2 é co2 aqui ou na china. não existem varios tipos de co2.

por isso ou tens co2 ou tens ouro gas na botija.

Publicado:

não é verdade, o conseguir ter um produto 100% puro na fabricação é quase impossivel. existem vários graus de pureza de acordo com os contaminantes que possam estar associados ao produto que se quer e á quantidade de contaminantes.

por exemplo a Linde tem vários escalões de pureza os mais caros dos quais são 99.9% de pureza 99.99% de pureza, 99.999%de pureza, só que cada nove que acrescentes, pode significar novo tipo de botija e representa aumentos no preço nada convidativos.

Não sei quais os contaminantes mais comuns na obtenção de CO2, mas penso que o principal poderia ser o azoto, que é completamente inocuo para o aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Sim, mas o que a pessoa pretende saber é se aquilo que está dentro da garrafa é CO2 ou não e se pode fazer mal aos peixes ou não. É obvio que quando carregam a botija, estão a meter(ou a tentar meter) CO2, agora que outras impurezas vão misturadas...(leia-se outros gases) é que pode tornar o Co2 proprio ou não para aquarios. E foi isso que tentei responder, continuo a dizer que não concordo com :

"por isso ou tens co2 ou tens ouro gas na botija." pode ter CO2 e mais outras coisas... e o mais provavel é que tenha e ainda uma boa percentagem....agora do que e se pode ser prejudicial... não dá para saber sem testar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

eu acho que ha ppl que quer mostrar que sabe muito e depois acaba por nao responder as duvidas! acho que o ppl nao deve complicar tanto. co2 pq faz mal aos peixes? simples, nao é pra fins alimentares, so isso, nada mais. claro que co2 puro é co2, o problema é que nunca é puro.

Publicado:

Boas a todos.

Vamos esclarecer estas dúvidas sobre o co2. co2 só a um! Quanto a sua pureza temos no mercado português 4 tipos; o normal (99.5%) o 4.5 (99.995%), o 4.8 (99.998%) e o 5.3 (99.9993%). Ora retiramos estes três últimos tipos de pureza pois a não ser que os peixes tenham sofrido uma mutação e tenham lazeres nos olhos, este nível de pureza só interessa para funções muitos especifica (calibração, operação de lazeres, industria metalomecânica, química e electrónica)

Resta-nos um nível de pureza, o 99,5% e ai encontramos dois tipos: o de uso geral e o medicinal. Pelo que me foi transmitido por um dos fabricantes/fornecedor de portugal,(e já agora expresso o meu agradecimento pela resposta obtida) a constituição dos outros 0.5 do gás é igual nos dois casos o que difere é o seu transporte/embalagem devido as normas europeias, as embalagens tem de ter uma certificação rigorosa e obedecer a regras de utilização no caso do medicinal.

Mas o que interessa saber é se o de uso geral nos convém para o nossa utilização, como resposta deles recebi a seguinte informação aonde é aplicado este co2; Embalagem de alimentos, carbonização de bebidas, mineralização de agua, como agente extintor de fogo, e a mais importante desenvolvimento de plantas em estufas , entre outras.

Agora cada um tire as suas conclusões

rp.

Publicado:

Boas,

É certo que não entendo muito de co2, mas o que eu tenho utilizado é a botija do meu marcador de paintball. Encho a botija de 2 em 2 meses por 2€ nas casas da especialidade e serve perfeitamente. Agora uma coisa é certa, tenho de ter muito cuidado e não abrir em demasia, senão é extinção total dos meus peixes.

abraço

Publicado:

desculpem fugir um pouco ao topico.... quanto custa essa garrafa do paintball e a sua quantidade? é preciso algum manometro e onde se vende?

Publicado:

oi,

A garrafa pode custar 28 a 40€, depende do tamanho dela, com tudo compra sempre com válvula on/off. Depois é só encontrar numa loja de ar comprimido ou outras idênticas e comprar o adaptador que vai ligar a garrafa ao tubo!

Podes ver aqui: http://www.pai.pt/advanced/paintball.html

Abraço,

• 2 semanas depois...
Publicado:

eu uso CO2 alimentar ( cilindro usado para a cerveja )

o grau de pureza só aumenta o veneno na melhor da expressão

exemplo parvo: se tiveres CO2 com 50% de pureza é óbvio que 2 a 3 bolhas por segundo não mata os peixes... mas se tiveres 100% uma bolha por segundo é uma bomba...

no CO2 alimentar não podem misturar outro tipo de gás por algumas razões

porque é para alimentação e porque existe um critério de protecção da garrafa

por exemplo: se tiveres O2 numa garrafa de CO2 a corruzão do metal vai diminuir a vitalidade do cilindro

por isso existe diferentes tipos de garrafas para diferentes tipos de gazes

na fabrica não pode haver misturas... as misturas são feitas depois pelo utilizador...

no mergulho a grandes profundidades não pode haver grafas com misturas estanhas, a mistura é feita pelo mergulhador com as devidas precauções

as garrafas dos ARICAS ( equipamento dos bombeiros ) é ar puro... tem todos os constituintes que respiras... apenas é filtrado para tirar poeiras humidade... eu já vi o processo...