Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Tem sido falado aqui no fórum em muitos posts, a produção de macros caseiros, nomeadamente de nitrato e potássio, tomei a iniciativa de fazer também para mim e aí a grande dificuldade foi em arranjar a matéria prima.

Já consegui arranjar tudo e foi bem mais simples do que pensava por isso pensei em dizer-vos aqui para quem precisar.

Eu encontrei tudo numa farmácia, apesar de nem todas venderem, encontra-se em farmácias basta que para isso procurem em uma ou duas, no meu caso foi á 2ª tentativa e segundo o que me explicaram, se não tiverem mandam vir e de um dia para o outro têm o produto disponivel, em embalagens de 100g produzidos pela José M. Vaz Pereira, S.A. e cada embalagem de 100g me custou 2,20E, tanto de KNO3 como de KCl...

Espero ajudar, abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

Só não dizes o grau de pureza que a farmacia te arranjou...de resto é interessante como ja foi dito aqui varias vezes.

Preocupações são mesmo:

1-grau de pureza

2-como pesar

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Just_me.

Só não dizes o grau de pureza que a farmacia te arranjou

99,6% no caso do nitrato de potássio

99,8% no caso do cloreto de potássio

Penso que sejam valores muito razoáveis :lol:

2-como pesar

Não sei se percebi bem a tua questão, mas penso que estás a falar da precisão que a balança terá de ter para pesar valores pequenos com exactidão... Certo?

Eu jogo antes com a água destilada, é mais fácil de medir, uma vez que os frascos vêm com 100g pesados no fabricante, é de certeza "melhor" pesado que em casa... Acho eu :wink:

Em vez de utilizar 1000ml e X gramas de cristais utilizo 100g de cristais e Y mililitros de água...

Espero que ajude, Abraços aquáticos.

PS- Quem quiser o relatório da análise feita no laboratório mande-me uma mensagem privada com a vossa morada que eu envio por e-mail.

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

ve la se é esse o relatorio:

http://www.esnips.com/doc/7a1cdbd1-d2e9-4b...c8-bcf431639a65

ponham no formato original size para poderem ver bem.

eu tambem tenho duvidas a cerca de quanto devo usar de agua destilada para as 100 gramas e quanto devo adicionar por semana num aquario de 600 litros em que faço tpas de 100 litors por semana. tambem se é necessario mais alguma coisa para fazer o adubo.

venho em paz!

comprimentos...

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Publicado:

Paz!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=51025&start=0

não é para chatear, mas tens lá indicação de exactamente quanto KCl tens que meter num aquário de quantos litros para aumentares a concentração em quantos ppm.

à parte isso, também tens sites onde fazerm essas contas (há links aqui algures, de repente não me lembro, por ex. há um calculador)

cumprimentos

Nuno Barradas

Publicado:

Olá a todos:)

ve la se é esse o relatorio:  

http://www.esnips.com/doc/7a1cdbd1-d2e9-4b...c8-bcf431639a65  

ponham no formato original size para poderem ver bem.  

eu tambem tenho duvidas a cerca de quanto devo usar de agua destilada para as 100 gramas e quanto devo adicionar por semana num aquario de 600 litros em que faço tpas de 100 litors por semana. tambem se é necessario mais alguma coisa para fazer o adubo.  

venho em paz!  

comprimentos...

O relatório é semelhante a este que tenho aqui com as devidas diferenças relativas aos lotes... Mas é a mesma coisa:)

Quanto ás contas, são muito fáceis de fazer mas há por aí sites que simplificam ainda mais...

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

Eu vou fazendo as minhas misturas por aqui, foi o melhor sitio que encontrei. Mas com 600 litros cheira-me que essa fertilização vai mesmo ter de ser em grande...

vê só, se diluíres 100g de Kcl em 1000ml, para um tanque de 600l, cada ml de solução vai-te aumentar 0.0645 de potássio... Olha o que vais ter de adicionar por dia... No meu caso utilizo 20ppm por...dia :shock:

ESpero ter ajudado, mais qualquer coisa posta aí que eu tento ajudar.

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...