MoreiraMan Publicado Março 10, 2004 Publicado Março 10, 2004 Sabendo que não há receitas mágicas nem universais, alguém ajuda a estabelecer algumas regras quanto ao CO2? 1. CO2 é só para plantados? 2. CO2 é para todos os aquas que tenham plantas mais exigentes (independentemente do número)? 3. Plantas em que o CO2 é (quase) obrigatório? 4. CO2 em aquas a partir de quantas plantas (ou seja, o número também conta)? 5. CO2 apenas se as plantas apresentarem alguns sintomas da sua falta? 5.1 Que sintomas são determinantes? João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
sergioveterano Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 Viva, acho que o co2 tb é usado nos aquários salgados mas isso já não sei. O Co2 é mais usado quando a planta necessita de elevados níveis de luz, e por conseguinte tb vai necessitar de muito CO2 e água pouco dura. Isto independentemente do número, mas é preferivel usar muitas plantas para que se encontre um equilíbrio estável no apareceimento de algas, as algas tb gostam de CO2. Todas as plantas utilizam CO2, umas mais outras menos, talvez as mais pequenas as glossostigma, Micranthemum umbrosum, eusteralis stellata, Didiplis diandra, as de tons avermelhado, mas sobretudo as de primeiro plano as usadas para fazer “tapete”. O CO2 está relacionado com outros factores, e não com o número de plantas, podes ter o aquário cheio de valisnérias, fetos de java ou de anubias, e passar sem CO2. Eu considero que o CO2 está relacionado com a luz, tens pouca luz não precisas. Tens muita luz, a assimilação das plantas vai ser diferente por isso tens que dar uma ajuda com CO2, mesmo falando de plantas que se aguentam em pouca luz, tipo anubia. As plantas precisam de CO2 para sintetizam, qualquer carência que a folha apresente pode significar a falta do uso de CO2, mas tb podes ter CO2 em quantidades razoaveis e faltarem-te micronutrientes mas sobretudo os macro. Os sintomas são, a planta perante boa luz, nutrientes em quantidade certas, mas sem CO2 não cresce, ou cresce pouco, podes ter tb o aparecimento de algas como o aspecto visível. Para concluir o uso de CO2 é tão importante como o uso de boa iluminação, partido do pressuposto que existe boa iluminação 1w/litro, o aquário está bem plantado, é indespensável o uso de co2 e fertilização periódica. Mas como disseste e muito bem não há formulas que se possam seguir como se fosse mágia, as plantas são seres vivos, sujeitas a vários factores razão pela qual, tem tb comportamento diferentes em aquários diferentes. A dificuldade não é ter CO2 ou ter muitas plantas ou ter muita luz. A dificuldade é chegar ao equilibrio, e sobretudo mantê-lo.
MoreiraMan Publicado: Março 11, 2004 Autor Publicado: Março 11, 2004 Obrigado, Sérgio. Como fiz algumas mudanças recentemente, vou deixar passar 2-3 semanas e ver como evolui. Acho que a actual combinação de plantas/luz deve dispensar CO2, mas é como dizes: encontrar o equilíbrio. Não há mais ninguém a contribuir? João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
Recommended Posts