lmvt Publicado Março 10, 2004 Publicado Março 10, 2004 Comecei ha pouco a por CO2 com um sistema DIY num aquario de 62L. Comprei o kit para medir [CO2] da Tetra. Medi a [CO2] de agua areada deu 6ppm (muito perto dos 4-5ppm esperados - o kit mede [] em incrementos de 2ppm). Quando medi a [CO2] num tanque com CO2 DIY libertado com uma pedra difusora deu 30ppm. Parece-me um pouco exagerado porque a pedra difusora nao deveria ser assim tao eficaz. Quando comparei o pH da agua areada e agua com mais CO2 deu respectivamente 8.4 e 7 (num medidor de pH electronico). A diferenca destes valores e compativel com os valores de [CO2]. O meu problema e que o kH da agua e 7 o que torna um pouco dificil conseguir relacionar todos estes valores (pH kH e [CO2]). Suspeito que ou algum kit da valores esquisitos ou a minha agua e anormalmente alcalina para a dureza que tem. Alguem tem uma boa explicacao para estes valores? Luis P.S. - nao tenho nada de calcario no aquario Citar
Pedro Borges Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 Qual é o problema? parecem-me perfeitamente dentro da tabela: Abraço, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
lmvt Publicado: Março 10, 2004 Autor Publicado: Março 10, 2004 se calhar sou eu que estou a ser esquisito mas com kH=7 e [CO2]=6ppm devia ter um pH de 7.6 e tenho de 8.4. Ainda sao 0.8 graus de diferenca, gostava de perceber que outros factores na agua alem da dureza afectam a alcalinidade. Abraco Luis Citar
Visitante Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 Viva, The test method for carbon dioxide is an acid/base titration: meaning thata base (sodium hydroxide) is added to the sample until it neutralizes all of the acid in the sample and brings the pH of the sample up to 8.3 (shown by the color change of phenolphthalein). Carbon dioxide in water is an acid, so it is titrated by the base. But, any other acid in the sample will also be titrated by the base, including the humic acid in your sample. Also, any bases already in the sample will affect the titration. Unfortunately, there is no way to accurately calculate out these interferences. For this reason the carbon dioxide titration test is considered to be a quick field test method, only. The nomographic method is more accurate, if the pH and alkalinity are measured accurately. Retirado de http://www.thekrib.com/Plants/CO2/test-kits.html Citar
lmvt Publicado: Março 10, 2004 Autor Publicado: Março 10, 2004 obrigado pelo link. Para ser sincero estou ainda mais confuso e nao sei como controlar o CO2. O teste directo pelos vistos nao e o mais apropriado e a relacao entre kh e PH no meu aquario nao e perfeita, o que pode induzir em erro. Acho que vou tentar manter o pH em 7 assim tenho de certeza entre 20 e 30ppm. Um pouco alto mas logo se ve como o aquario aguenta. abraco Luis Citar
Pedro Borges Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 se calhar sou eu que estou a ser esquisito mas com kH=7 e [CO2]=6ppm devia ter um pH de 7.6 e tenho de 8.4. Não estás a ler o gráfico com atenção... se notares, estás numa zona do gráfico onde seria necessário medição de alta precisão para obter resultados fiáveis. Imagina antes que falhou o teste de CO2 e o de KH por um ligeiro bocadinho e tens na verdade CO2 quase 6 e KH pouco acima de 7, repara que já daria pH's à volta dos oito e tais... Ainda sao 0.8 graus de diferenca, gostava de perceber que outros factores na agua alem da dureza afectam a alcalinidade. Não são graus, o pH não tem unidade. Como te disse atrás, estás a querer tirar conclusões numa área que necessita de precisão que os testes não oferecem. Para além do mais a tabela relaciona parâmetros em equilibrio, uma vez que num dos casos até estás a fazer injecção de CO2 é natural que não te encontres dentro dos parâmetros da tabela. Espero ter ajudado a esclarecer, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 ... a relacao entre kh e PH no meu aquario nao e perfeita, o que pode induzir em erro. Não percebi. Explica porque não é perfeita. Citar
lmvt Publicado: Março 10, 2004 Autor Publicado: Março 10, 2004 Explica porque não é perfeita com kH=7 e [CO2]=6ppm devia ter um pH de 7.6 e tenho de 8.4 Não são graus, o pH não tem unidadee verdade, lapso meu. estás a querer tirar conclusões numa área que necessita de precisão que os testes não oferecem Toda a tabela necessita de valores precisos e claro que os kits que se usam nao sao assim tao precisos (o medidor de pH que usei e). Mas assim justifica-se qualquer coisa. O meu kH deve ser 7 ou menor que 7 (a cor da solucao durante o teste com o kit Sera quase que muda a sexta gota). O pH da agua areada (sem adiccao de CO2) deveria ser bastante menor do que 8.4 Eu agradeco as vossas respostas, so estou a tentar explicar a minha duvida. E ja percebi que estou a ser perfeccionista. Como e que voces controlam a concentracao de CO2? que testes e que kits? Luis Citar
Visitante Publicado: Março 10, 2004 Publicado: Março 10, 2004 Viva, Pelo que percebi o valor de CO2 que nos dás foi obtido através de um teste de CO2. Segundo o texto que coloquei na resposta anterior, os testes de CO2 não são precisos porque medem outros ácidos existentes na agua. Segundo o mesmo texto, utilizando a tabela Ph, Kh os valores são mais precisos. Conclusão: Larga o teste e utiliza a tabela. Deixarás de ter valores imperfeitos. Citar
Recommended Posts