Guinpin Publicado Novembro 17, 2006 Publicado Novembro 17, 2006 Boas!! Hoje fiz a manutenção normal ao meu aquário, equilibrei o pH da água, etc, deixando tudo em condições. O que aconteceu é k há bocado fui ver o aquário e verifiquei que a temperatura estava acima dos 30ºC !!!A temp normal do meu aquário é a rondar os 26/27ºC!Assim que reparei desliguei logo o termostato, tirei água do aqua e adicionei água fria até a temp descer para os 28º, não vou mexer mais e esperar um pouco para voltar a descer a T! Já aconteceu isto a alguém? verifiquei o termostáto e está tudo normal! não percebo Agora tenho receio de voltar a ligá-lo e de me escaldar os peixes Será que se estragou? Preciso de ajuda ! Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
kyuss Publicado: Novembro 17, 2006 Publicado: Novembro 17, 2006 Já verificaste o termometro? Se está bom, talvez seja o fusivel do termostáto. Citar Aqua MountFlying Over Dystopia
Guinpin Publicado: Novembro 18, 2006 Autor Publicado: Novembro 18, 2006 Já. O termómetro é daqueles de colar no vidro, por isso acho que não se estraga.Além disso a água estava realmente quente porque os meus tetras fantasma negro passaram de preto para prateado do stress que estavam a sofrer :D Agora não sei se ligue o termostato ou não. A temp agora está em 26ºC o que seria o desejável mas se deixar o termostato desligado daqui a amanha descerá mais uns 2 ou 3 graus, mas se o ligar e sa for realmente o fusível aumenta-me a T que é um disparate ! Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Carlos Leitão Publicado: Novembro 18, 2006 Publicado: Novembro 18, 2006 Boas Guinpin Esses termómetros de colar não são muito fiáveis, podem ser induzidos por temperaturas exteriores. Mas se dizes que a água está quentinha é sem dúvida o termóstato não o fusível, se tiver? Pois este serve num circuito eléctrico para proteger ou seja se estoirar desliga logo não aquece. Testa o termóstato num recipiente onde ele caiba (não é preciso muita agua) regula para uma temperatura de vinte e poucos graus e vais medindo a temperatura da água se ela subir muito devem ser as palhetas do termóstato que colarão e não desliga. Cumps Carlos Leitão Citar
Guinpin Publicado: Novembro 18, 2006 Autor Publicado: Novembro 18, 2006 Boas Carlos Leitão! Ontem arrisquei e decidi ligar o termostáto. A T regularizou e os peixes estão fixes ! Neste momento está a aquecer a água e tenho andado a vigiar com atenção a sua T. Suponho que tens razão em relação ao termómetro, vou ver se compro hoje um de jeito. Tens alguma sugestão? Sendo assim deve ter colado quando estava a limpar o aqua e descolado quando verifiquei que a T subiu e o tirei para ver se estava partido ou mal regulado. Mas é comum isso acontecer? é que tenho termostátos da mesma marca há 6 ou 7 anos e nunca me tinha acontecido isto. Será melhor trocar pelo sim pelo não? Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Carlos Leitão Publicado: Novembro 18, 2006 Publicado: Novembro 18, 2006 Boas Pois nesse caso ficamos no campo da hipótese, se a avaria foi essa, até pode ter descolado quando mexeste nele. Não sei qual a relação Lt / W que tens. Começou o frio a aparecer os termóstatos tiveram o verão a descansar e agora não querem "bombar" Quanto a marcas dizes que tens essa marca a 6 ou 7 anos tens muito mais experiência na fiabilidade de marcas que eu que ando nisto a um ano. Para mim este género de equipamentos que pela sua responsabilidade podem trazer graves prejuízos, vou por marcas de referencia onde teoricamente a probalidade de avarias será menor.. Cumps Carlos Leitão Citar
Guinpin Publicado: Novembro 18, 2006 Autor Publicado: Novembro 18, 2006 Pois por acaso, no verão retirei-o porque não era necessário estar ligado, mas também já o tinha lá colocado há algum tempo. Tenho um de 25Watt para um aqua de 35L mais ou menos. A marca que uso é a VISI-THERM, deve ter alguma fiabilidade porque como disse nunca tive problemas, mas sempre ha uma primeira vez para tudo. Vou agora tira-lo do aqua e experimenta-lo ca fora. Também já comprei um novo termómetro. De qualquer das maneiras obrigado pela ajuda. Se realmente detectar alguma falha depois digo. Cumprimentos! Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Guinpin Publicado: Novembro 19, 2006 Autor Publicado: Novembro 19, 2006 Boas! Ontem testei o aparelho e já está tudo fixe! O que quer que se tenha passado já está arranjado e a funcionar normalmente Os peixes estão porreiros e eu também :D De qualquer das formas obrigado pela ajuda! Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Recommended Posts